Ainda existe muita controvérsia sobre como calcular o valor agregado gerado pela organização de Tecnologia de Informações e Comunicações (TI ou TIC).
Muitos
fornecedores de serviços de TI usam parâmetros técnicos imponderáveis na
demonstração dos resultados que eles entregaram para os clientes.
Um
provedor de serviços de segurança digital que usa a quantidade de atualizações
ou parâmetros do firewall para demonstrar o valor agregado ao
negócio está enganando a si próprio e ao cliente.
Os
parâmetros técnicos como os citados anteriormente não têm a capacidade de
revelar o valor gerado para o cliente, porque eles estão fracamente conectados
com a sua estratégia empresarial.
O valor gerado
por TI está diretamente relacionado com o retorno do investimento, ou seja, a
contribuição do provedor de serviços para a geração de lucro do negócio.
É
impossível associar quantidade de atualizações ou parâmetros do firewall com o resultado do negócio do cliente.
Infelizmente
ainda existem os que acham que as informações sobre o desempenho futuro dos
computadores do cliente são um valor agregado do serviço oferecido.
Por mais
importante que a informação seja, ela é incapaz de oferecer um valor concreto
do retorno do investimento da modernização dos equipamentos.
Fornecedores
de serviços que realmente querem tratar de valor agregado de TI tratam da
disponibilidade e da previsibilidade do serviço oferecido.
Uma entrega
de disponibilidade e previsibilidade Six Sigma significa elevada capacidade de
previsibilidade do fornecedor, ou em outras palavras, elevada confiabilidade.
Apenas neste
momento é possível calcular o retorno do investimento, porque a previsibilidade
permite a associação da disponibilidade com o negócio do cliente.
Achar que
entregar uma papelada enorme de parâmetros técnicos para os clientes é
adicionar valor é enganar a si mesmo e aos clientes.
Os
mercadores das falácias usam e abusam de táticas diversionistas para tirar o
foco de atenção dos clientes.
Na
prática, a maioria dos provedores de serviços fracassam nesta empreitada e
viram empresas moribundas de resultados medíocres.
O que os
clientes querem e precisam dos fornecedores de serviços é previsibilidade nas
entregas.
Um bom
fornecedor não fica enchendo linguiça com ar para evitar falar do seu
desempenho passado e futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário