O Brasil virou um país esquisito, de um lado aparecem notícias de elevado valor ético e do outro lado aparecem notícias de postura moral bastante duvidosas.
Do lado das
notícias de elevado valor ético temos um caso de um desempregado que devolveu
dinheiro recebido por engano (Desempregado recebe Pix de R$ 50 mil e devolve:
'Mudaria a minha vida', https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/10/28/desempregado-recebe-pix-de-r-50-mil-e-devolve-mudaria-a-minha-vida.htm,
acessado em 31/10/2023).
Do outro
lado temos “Policiais civis do RJ roubaram fuzis de facção e venderam a grupo
rival, aponta PF” (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/10/policiais-civis-do-rj-roubaram-fuzis-de-faccao-e-venderam-a-grupo-rival-aponta-pf.shtml).
E do lado
da conveniência pela ignorância temos “Clientes contra Crefisa: 'Empréstimo de
R$ 5 mil virou dívida de R$ 36 mil', https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/10/30/juros-abusivos-faz-clientes-irem-a-justica-contra-crefisa-vendi-um-carro.htm).
O contato assinado fala a taxa de juros com clareza. Quem não concorda é só não
assinar. É bastante conveniente falar que estava em um momento de fragilidade e
como podia arcar com o pagamento das parcelas a pessoa aceitou o empréstimo sem
olhar a taxa de juros cobrada. No Brasil é possível corrigir o problema de
juros exorbitantes fazendo a portabilidade de um empréstimo.
No entanto,
a notícia que me impactou mais foi “Influencers de finanças têm 176 milhões de
seguidores e serão obrigados a seguir regras” (https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/10/influencers-de-financas-tem-176-milhoes-de-seguidores-e-serao-obrigados-a-seguir-regras.shtml).
Estamos falando
de “influenciadores” com centenas de milhões de seguidores que promovem
produtos financeiros sem declarar que são patrocinados por eles.
Temos casos
semelhantes no segmento da moda, dos eventos, das reportagens etc.
Causa espécie
ler um texto sobre as maravilhas de um evento sendo que o comentarista foi
patrocinado pelo produtor do evento. É mais do que evidente que os comentários
positivos são influenciados pelo patrocinador.
Os valores
éticos exigem que patrocinados declarem tal situação com transparência e
clareza e busquem validadores externos e confiáveis para os comentários
emitidos.
Espero
que os valores éticos do desempregado que devolveu dinheiro enviado
incorretamente virem o padrão de comportamento da nossa sociedade.