sexta-feira, 30 de junho de 2017

Livro Gamification em Help Desk e Service Desk

Um dia antes do congresso onde seria o evento de autógrafos do autor eu ganhei um exemplar da obra “Gamification em Help Desk e Service Desk” O livro aborda as várias facetas do tema. Eu achei muito interessante o autor sair dos aspectos técnicos de TI dos livros anteriores e passar a abordar um tema abrangente e geral do ensino. Certamente é uma evolução profunda.

Muitos aspectos importantes da gamificação formam abordados no livro com profundidade pelo Cohen que é o mais destacado evangelizador (ou nas palavras dele “Barão”) do Service Desk do Brasil. É evidente que ele não trata de soluções totais, pois o assunto é muito abrangente. O Roberto resumiu o conhecimento que ele entendeu ser mais relevante em 216 páginas (http://www.gamificationhelpdesk.com.br/, acessado em 30/06/2017).

Espero que o autor continue avançando o tema nos próximos livros, pois muitas perguntas ainda estão em aberto e novas perguntas surgem todos os dias. O leitor não deve imaginar que o livro é um texto que explicita as soluções. O autor escolheu a estratégia de ser formativo, ou seja, é preciso ler, refletir e continuar a leitura para entender como o propósito proposto é capaz de endereçar diversos desafios do ensino. É uma obra destinada para educadores e pessoas interessadas no ensino.

Cada releitura do livro vai levar a uma nova conscientização do fenômeno gamificação no ensino. Hoje em dia existem uma enorme gama de ferramentas à disposição dos professores, educadores e instrutores. No livro são apresentadas várias delas. É preciso interpretar o conteúdo para escolher aquela que endereça o desafio daquele momento específico. Vamos aguardar ansiosamente pelas novas incursões do autor no tema.

Uma grande supressa que autor oferece aos seus seguidores

Para os que acompanham o blog do autor (http://www.4hd.com.br/blog/, acessado em 30/06/2017) o texto da capa do livro “PROMOVENDO ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO NO SÉCULO 21 EM CENTROS DE SUPORTE, HELP DESK E SERVICE DESK” é uma contradição ao que ele escreveu na postagem “Curso ITIL Foundations ainda é válido?” (“Empresas no Brazil vivem no ano 2000. Seu suporte técnico (minha praia) ainda é daquele tempo: via e-mail e telefone (sorry se você está nessa). Mecanismos talvez até de 1980. Não têm ferramentas de registro de chamados – pra início de conversa – e assim por diante.”, http://www.4hd.com.br/blog/2016/11/09/curso-itil-foundations-ainda-e-valido/, acessado em 30/06/2017). A proposta do autor no livro mostra que os desafios do ano de 2017 foram abraçados em definitivo.

Outra grande surpresa do autor

O Cohen, mostrou que abraçou nos seus trabalhos o estilo de vida do ano de 2017 e no capítulo Epílogo na página 206 do livro, o autor recomenda que os leitores assistam um vídeo muito bom sobre como poderá ser a nossa vida no futuro. Extraordinária escolha de conteúdo. No entanto, o que acontece se o proprietário do vídeo resolver tirar do ar este conteúdo? Qual será o impacto da sua ausência para os leitores do livro?

Apesar de não ser citado, eu gostaria de oferecer ao autor uma pequena sugestão para os casos onde são feitas citações para conteúdo de terceiros disponibilizados na internet. É conveniente publicar no livro uma nota do autor como a seguir:

“É importante alertar ao leitor que todas as URLs (Uniform Resource Locator) citadas no livro são de propriedade de terceiros e servem apenas como ilustração e fonte de consulta. Elas podem ser retiradas pelo criador sem aviso prévio. O autor reconhece que o risco de descontinuidade é real. No entanto, o autor e a editora enfatizam a finalidade meramente citatória das fontes de consulta. O leitor não perde nenhum dos conceitos e ideias apresentados na obra, caso as páginas da Internet citadas no livro sejam descontinuadas e por causa disto, tanto o autor como a editora estão sob todas as formas legais isentos de qualquer responsabilidade em relação à descontinuidade das URLs citadas. O entendimento do livro não exige a navegação nas URLs.”

Conclusão


O livro é leitura obrigatória para os educadores, professores, instrutores, mentores, gurus e outros facilitadores do aprendizado. Seria muito interessante que os alunos também leiam a obra. Eu estive lá e fui premiado.