A tecnologia Blockchain está sendo utilizada como uma força transformadora na indústria da moda por causa da transparência e rastreabilidade aprimorada da cadeia de suprimentos.
A
tecnologia está sendo usada no enfrentamento dos desafios do setor da moda
relacionados com a falsificação, com o fornecimento ético e com o impacto
ambiental.
O
livro-razão descentralizado e imutável permite o rastreamento em tempo real dos
produtos (matérias-primas até os produtos acabados), ou seja, os consumidores
são informados sobre as origens dos produtos e as condições em que eles foram
fabricados.
O
ecossistema empresarial da indústria da moda está usando a visibilidade aprimorada
da sua cadeia de suprimentos para melhorar a monitoração das suas práticas de
sustentabilidade ambiental.
Os
registros digitais à prova de adulteração, estão sendo usados para verificar a
autenticidade dos produtos e para reduzir o risco da presença de falsificações
no mercado.
O
registro inalterável das origens dos materiais permitiu a verificação do fornecimento
ético, ou seja, aumento do grau de confiança do consumidor na marca e incentivo
para a adoção de práticas de fornecimento mais responsáveis.
A
rede Blockchain agilizou as operações da cadeia de suprimentos, pela redução da
burocracia redundante e ineficiente e pela facilitação do processo de auditoria
(os certificados de transações tradicionais manuais foram substituídos por um
sistema mais eficiente que conecta os produtos físicos com os registros
digitais em tempo real).
A
tecnologia Blockchain está sendo utilizada nas iniciativas de sustentabilidade,
pois elas permitem que o ecossistema empresarial rastreie o impacto ambiental
em toda a cadeia de suprimentos, ou seja, aumento do grau de conformidade com as
práticas de redução dos desperdícios e incentivo para a economia circular.
O
futuro do Blockchain na indústria da moda é bastante promissor, pois as
empresas estão enxergando o valor agregado da transparência e responsabilidade
aprimorada.
Os
consumidores estão demandando cada vez mais por produtos produzidos de forma
ética e sustentável e as marcas já perceberam a vantagem competitiva gerada
pelo aumento do grau de confiança dos consumidores em relação a autenticidade
dos produtos e as práticas de sustentabilidade ambiental.
Referências:
https://www.frontiersin.org/journals/blockchain/articles/10.3389/fbloc.2023.1044723/full, Exploring the potential of blockchain technology within the fashion
and textile supply chain with a focus on traceability, transparency, and
product authenticity: A systematic review, acessado em xx/xx/2024
https://supplychainstrategy.media/blog/2024/05/09/can-blockchain-help-clean-up-fast-fashion-supply-chains/, Can blockchain help clean up fast fashion supply chains?, acessado em
xx/xx/2024