terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Inteligência Artificial transformando a gestão de projetos – parte 3

Atualmente muitas horas e dias de trabalho na execução de um projeto são perdidas por causa dos atrasos na detecção, identificação e solução de um incidente ocorrido em uma obra.

 

A Inteligente Artificial é capaz de endereçar em poucos minutos este tipo de situação. Como todas as informações sobre o incidente são capturadas e registradas no sistema, o processamento do aprendizado de máquina consegue identificar e prever as situações futuras em que o mesmo incidente poderá ocorrer novamente. Todas as ferramentas para criar esta visão auspiciosa estão disponíveis na tecnologia de computação em nuvem:

 

        Solução em tempo real de gerenciamento do portfólio de projetos e de projetos.

 

        Solução de plataforma que permite a criação e ajuste fino de agentes inteligentes (através de APIs e ferramentas amigáveis) para vários tipos de aplicativos e canais de comunicação.

 

        Solução de plataforma de Internet of Things (IoT) que disponibiliza uma infraestrutura que endereça rapidamente as necessidades de processamento e comunicação dos dispositivos IoT.

 

        Caixa de ferramentas do tipo arrastar e soltar para de criar, treinar e publicar os algoritmos de aprendizado de máquina.

 

        Serviço de análise e visualização dos dados.

 

Todas estas tecnologias podem ser utilizadas para aumentar o nível de inteligência da disciplina de gerenciamento de projetos. As facilidades criadas pelas soluções disponíveis no mercado tornam o Escritório de Gerenciamento de Projetos mais acessível para todos os que tem interesse no assunto.

 

As tecnologias de Inteligência Artificial estão transformando as atividades diárias do trabalho realizado pelos Gerentes de Projetos. Em outras palavras, estamos falando de ferramentas colaborativas e humanizadas para a execução dos projetos que promovem o engajamento de todos no projeto através das soluções de chatbots inteligentes, reconhecimento de voz e apps móveis.

 

O aprendizado profundo e a automatização dos processos da Inteligência Artificial mudaram profundamente os estratagemas de gestão de projetos. As funções executadas nas atividades de gerenciamento de projetos estão sendo profundamente alteradas.

 

A IA é a ferramenta que as corporações adotaram para alcançar o sucesso dos projetos. É nítida a evolução do sucesso. Na dimensão operacional dos projetos, a inteligência artificial está contribuindo tanto para um forte aumento da produtividade dos processos, como para a melhoria da qualidade das entregas. Com a Inteligência Artificial, os gerentes de projetos não mais precisam gastar o seu tempo na execução das atividades de monitoração do progresso do projeto e de gerenciamento da documentação.

 

A Inteligência Artificial realiza com maior performance e menor custo as tarefas administrativas. O tempo do gerente de projetos é gasto neste contexto com as tarefas mais estratégicas e criativas e com o planejamento do projeto.

 

Antes da IA, os gerentes de projetos gastavam muito tempo monitorando o progresso do projeto e gerenciando a documentação.

 

Eles também perdiam muito tempo procurando por padrões, ineficiências e redundâncias nos planos. Todas estas atividades podem ser realizadas com maior velocidade pelos sistemas inteligentes.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Inteligência Artificial transformando a gestão de projetos – parte 2

Os seres humanos do escritório de projetos (EP) já estão trabalhando em regime de colaboração com a Inteligência Artificial. A maior parte das disciplinas, práticas e atividades atualmente realizadas pelas pessoas será feita pelas máquinas. Alguns estimam que apenas 20 porcento das funções executadas nos atuais EPs continuarão sendo realizadas pelos seres humanos em 2026.

 

Tanto o comportamento dos profissionais, como as melhores práticas serão adaptadas para uma realidade onde o trabalho realizado pelos seres humanos será mais intelectual e menos braçal.

 

IA é o presente e futuro do EP

 

Todos os dias as organizações enfrentam os desafios da elevada complexidade dos projetos (orçamento dos custos, cronograma do prazo das atividades, prazos, novas visões dos projetos e entrega das descobertas para os influenciadores).

 

As novas tecnologias como o aprendizado de máquina e a Internet of Things (IoT) estão mudando a forma operacional de todos os componentes de um negócio. O EP não uma exceção ao fenômeno.

 

O futuro do EP não melhorará apenas por causa dos novos softwares de gerenciamento de projetos. A filosofia sucesso do cliente está envolvendo todos os membros do ecossistema no desenvolvimento dos caminhos para a entrega de resultados.

 

O uso das ferramentas de Inteligência Artificial fará com que todos os membros trabalhem juntos para entregar os resultados dos projetos de forma natural. Imagine o seguinte cenário:

 

O sensor de um dispositivo conectado na Internet de uma obra da construção civil detectou algo fora do previsto e uma ação crítica de suporte foi automaticamente e autonomamente iniciada para mitigar os impactos da mudança inesperada.

 

Imediatamente o gerente do projeto recebe um alarme informando que alguma coisa está errada. Através do celular ele interage em linguagem natural (texto ou voz) com a IA para criar uma atividade nova para que um membro da equipe investigue o alarme.

 

Após um ou dois segundos, o engenheiro ou capataz responsável pela obra recebe o aviso sobre a criação de tarefa nova e usa um simples app móvel para tirar uma foto de uma viga de suporte danificada. O responsável adiciona a foto na nova tarefa e atualiza o sistema com as novas informações.

 

O EP analisa a atividade atualizada para entender o incidente e o seu respectivo impacto na obra. Com base nas informações registradas no sistema, o gerente do projeto (GP) pode tomar imediatamente as ações apropriadas para resolver o problema.

 

Posteriormente quando o Gerente do Projeto estiver planejamento o seu próximo projeto, o algoritmo do aprendizado de máquina alertará ele que um incidente similar provavelmente ocorrerá no novo projeto. Desta forma, ele poderá endereçar proativamente este tipo de situação.

 

É este tipo de Inteligência Artificial que os EPs estão tentando desenvolver atualmente. Todos os envolvidos com a entrega de resultados estão aguardando ansiosamente por soluções inteligentes que gerem uma forte redução no prazo dos entregáveis de um projeto.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Home office, comercio eletrônico e atendimento remoto

Durante a pandemia do novo coronavírus, o blog alertou em diversas postagens que o trabalho remoto, compras online e teleatendimento vieram para ficar na sociedade brasileira.

 

O artigo “Morador da Grande SP sai menos de casa, e mobilidade urbana nunca foi tão baixa” (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/02/morador-da-grande-sp-sai-menos-de-casa-e-mobilidade-urbana-nunca-foi-tao-baixa.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 11/02/2025) revelou que em 2017, o índice de mobilidade era de 2,02 viagens por pessoa e em 2023, caiu para 1,68.

 

O índice de 2023 é o menor da série histórica da pesquisa origem e destino que começou em 1967, ou seja, 7,7 milhões de pessoas não fizeram viagens em outubro de 2023.

 

As explicações para o fenômeno estão relacionadas com as modalidades de trabalho, com o estudo a distância, com as compras online e com o envelhecimento da população.

 

As soluções digitais que entraram no cotidiano das pessoas durante a pandemia do novo coronavírus estão se consolidando como opções reais para milhões de pessoas no Brasil.

 

 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Inteligência Artificial transformando a gestão de projetos – parte 1

A integração da Inteligência Artificial (IA) no escritório de projetos, melhorou a eficiência, a precisão e a tomada de decisões, ou sejam melhores resultados e maior sucesso dos projetos.

 

A IA automatizou as tarefas repetitivas e demoradas, como a atualização de cronogramas, o cálculo dos orçamentos e a geração de relatórios (os gerentes de projetos concentraram tempo e recursos em atividades estratégicas e de maior valor).

 

Os algoritmos de aprendizagem automática estão sendo usados para analisar os dados históricos e identificar padrões que indicam possíveis riscos (gestores de projetos podem antecipar problemas e implementar medidas preventivas antes que os riscos se tornem problemas reais).

 

Otimização de Recursos

 

A inteligência artificial está sendo utilizada para otimizar a alocação de recursos, para garantir que as pessoas certas estejam a trabalhando nas tarefas certas no momento certo (aumento da produtividade e redução do desperdício de recursos).

 

Tomada de decisões com base nas informações e dados

 

A análise analítica de grandes volumes de dados em tempo real, permite que a IA ofereça recomendações precisas e oportunas para os gestores dos projetos (melhoria da qualidade das decisões).

 

Gestão do cronograma

 

A IA é capaz de prever prazos realistas com base nos dados históricos e nas variáveis atuais e de ajustar automaticamente os cronogramas à medida que ocorrem mudanças e imprevistos.

 

Monitoramento

 

Os sistemas inteligentes podem monitorar o progresso do projeto em tempo real, identificar desvios e gerar relatórios detalhados sem intervenção manual (maior precisão e transparência na comunicação do progresso aos influenciadores).

 

Aprendizado contínuo

 

A IA é capaz de coletar de forma contínua o “feedback” dos membros da equipe e influenciadores e de analisar as informações para melhorar continuamente os processos e práticas de gestão de projetos.

 

O uso da IA no escritório de projetos exige uma estratégia clara para garantir que a equipa esteja capacitada para utilizar as novas ferramentas. Além disso, a ética e a privacidade dos dados devem ser consideradas ao implementar soluções de IA.

 

Capacitação da equipe

 

Os membros da equipe de projetos devem ser treinados para utilizar as ferramentas de IA de forma eficaz, ou seja, eles devem compreender como o sistema inteligente funciona, como eles devem interpretar dados e conteúdos gerados para eliminar os casos de alucinação e como eles podem integrar as informações uteis e oportunas no processo de tomada de decisão sem gerar atrasos.

 

Ética e privacidade

 

A implementação da IA deve ser feita de forma ética, garantindo a privacidade dos dados dos indivíduos e respeitando as regulamentações aplicáveis. É importante estabelecer políticas claras sobre o uso de dados e garantir a transparência na forma como o sistema inteligente é utilizado.

 

Conclusão

 

A inteligência artificial tem o potencial de transformar a gestão de projetos, oferecendo ganhos significativos em eficiência, precisão e tomada de decisões. Ao superar os desafios e implementar as melhores práticas, o escritório de projeto pode aproveitar ao máximo os benefícios dos sistemas inteligentes alcançando novos níveis de sucesso e inovação.