Os seres humanos do escritório de projetos (EP) já estão trabalhando em regime de colaboração com a Inteligência Artificial. A maior parte das disciplinas, práticas e atividades atualmente realizadas pelas pessoas será feita pelas máquinas. Alguns estimam que apenas 20 porcento das funções executadas nos atuais EPs continuarão sendo realizadas pelos seres humanos em 2026.
Tanto o
comportamento dos profissionais, como as melhores práticas serão adaptadas para
uma realidade onde o trabalho realizado pelos seres humanos será mais
intelectual e menos braçal.
IA é o
presente e futuro do EP
Todos os
dias as organizações enfrentam os desafios da elevada complexidade dos projetos
(orçamento dos custos, cronograma do prazo das atividades, prazos, novas visões
dos projetos e entrega das descobertas para os influenciadores).
As novas
tecnologias como o aprendizado de máquina e a Internet of Things (IoT) estão
mudando a forma operacional de todos os componentes de um negócio. O EP não uma
exceção ao fenômeno.
O futuro
do EP não melhorará apenas por causa dos novos softwares de gerenciamento de
projetos. A filosofia sucesso do cliente está envolvendo todos os membros do
ecossistema no desenvolvimento dos caminhos para a entrega de resultados.
O uso das
ferramentas de Inteligência Artificial fará com que todos os membros trabalhem
juntos para entregar os resultados dos projetos de forma natural. Imagine o
seguinte cenário:
O sensor
de um dispositivo conectado na Internet de uma obra da construção civil
detectou algo fora do previsto e uma ação crítica de suporte foi
automaticamente e autonomamente iniciada para mitigar os impactos da mudança
inesperada.
Imediatamente
o gerente do projeto recebe um alarme informando que alguma coisa está errada.
Através do celular ele interage em linguagem natural (texto ou voz) com a IA
para criar uma atividade nova para que um membro da equipe investigue o alarme.
Após um
ou dois segundos, o engenheiro ou capataz responsável pela obra recebe o aviso
sobre a criação de tarefa nova e usa um simples app móvel para tirar uma foto
de uma viga de suporte danificada. O responsável adiciona a foto na nova tarefa
e atualiza o sistema com as novas informações.
O EP
analisa a atividade atualizada para entender o incidente e o seu respectivo
impacto na obra. Com base nas informações registradas no sistema, o gerente do
projeto (GP) pode tomar imediatamente as ações apropriadas para resolver o
problema.
Posteriormente
quando o Gerente do Projeto estiver planejamento o seu próximo projeto, o
algoritmo do aprendizado de máquina alertará ele que um incidente similar
provavelmente ocorrerá no novo projeto. Desta forma, ele poderá endereçar
proativamente este tipo de situação.
É este
tipo de Inteligência Artificial que os EPs estão tentando desenvolver
atualmente. Todos os envolvidos com a entrega de resultados estão aguardando
ansiosamente por soluções inteligentes que gerem uma forte redução no prazo dos
entregáveis de um projeto.
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