quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Alfabetização em inteligência artificial: Conceito, Importância e Benefícios

A era contemporânea é marcada por uma presença crescente e determinante da tecnologia em todos os setores da vida humana. A inteligência artificial tornou-se um componente essencial em múltiplas atividades, interferindo desde decisões cotidianas até operações estratégicas em corporações, governos e instituições de ensino.

 

Nesse contexto, destaca-se a necessidade premente de compreender, utilizar e interagir de maneira crítica e ética com as tecnologias inteligentes. É neste cenário que emerge o conceito de “AI literacy” ou alfabetização em inteligência artificial (conjunto de competências indispensáveis para navegar com segurança, responsabilidade e discernimento no mundo digital).

 

Definição de “AI Literacy”

 

A alfabetização em inteligência artificial, refere-se à aptidão para compreender, utilizar e interagir de modo ético, crítico e refletido com os sistemas inteligentes.

 

A “AI literacy” significa entender os princípios fundamentais das tecnologias de IA reconhecer as suas aplicações e limitações e discernir sobre o impacto dessas ferramentas na vida contemporânea.

 

A alfabetização em IA não exige o domínio de programação ou o desenvolvimento de algoritmos avançados, pois ela fundamentalmente busca a criação de um olhar crítico tanto sobre a influência da IA nas decisões diárias, quanto sobre o potencial dos sistemas inteligentes para resolver os problemas por meio dessas tecnologias e quanto a identificação de riscos oriundos do uso inadequado da IA. É preciso desenvolver a capacidade de:

 

·        Perceber quando um aplicativo recorre à IA para recomendar produtos.

 

·        Distinguir entre um “chatbot” e um assistente virtual.

 

·        Questionar as decisões advindas de sistemas automatizados.

 

Importância da “AI Literacy”

 

A alfabetização em inteligência artificial consolidou-se como pré-requisito indispensável para a plena participação na sociedade digital. Com a disseminação da IA em setores como saúde, educação, transporte e entretenimento, torna-se fundamental compreender os princípios básicos dessas tecnologias para realizar escolhas conscientes e salvaguardar direitos essenciais.

 

No âmbito educacional, a AI literacy prepara os estudantes para um contexto em que a tecnologia é elemento permanente tanto no processo de aprendizagem quanto no mercado de trabalho.

 

No cenário profissional, os indivíduos alfabetizados em IA demonstram maior adaptabilidade às novas exigências, incrementando sua empregabilidade e potencial de inovação.

 

A “AI literacy” tem papel fundamental na promoção da cidadania digital. Em uma sociedade na qual algoritmos podem influenciar os processos eleitorais, determinar o acesso aos serviços e moldar as percepções, é imprescindível que todos estejam aptos para compreender e questionar o uso da inteligência artificial, contribuindo assim para uma convivência mais justa e ética.

 

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Produtividade e Engenharia

Existem diversos estudos sobre a evolução da produtividade do trabalhador brasileiro e todos eles revelam que a produtividade está estagnada desde o início dos anos 1980s.

 

A principal consequência da estagnação da produtividade é a desaceleração contínua do crescimento potencial do pais causada pelas fortes limitações em tecnologia, educação e eficiência.

 

Existem muitas explicações para a derrocada da produtividade, mas são raras as citações da decadência da engenharia no Brasil como uma das causas raiz da baixa competitividade empresarial e governamental no Brasil.

 

O marco da derrocada na engenharia no Brasil ocorreu no início dos anos 1980s, quando o engenheiro Odil Garcez Filho perdeu o emprego e abriu uma lanchonete na avenida Paulista chamada "O Engenheiro que Virou Suco".

 

As pesquisas mais atuais revelam que menos de 10% dos formandos no país são engenheiros, enquanto na China ultrapassam 30% e a média mundial é mais de 20%.

 

Recentemente, o ministério da educação divulgou a lista de ofertas de bolsas de estudo do Prouni e 13,8 mil são para os cursos de administração, 13,2 mil para direito, 11,3 mil para pedagogia e 8,6 mil para engenharia civil.

 

O censo de 2022 revelou que o Brasil tinha 2,5 milhões de advogados e apenas 518 mil engenheiros. Como uma grande parte destes engenheiros trabalham no mercado financeiro e assemelhados por conta do salário melhor é fácil perceber que o Brasil vive muito mais de litígios do que de inovações.

 

As inovações que vieram para o Brasil após os anos 1980s foram projetadas e desenvolvidas em outros países, e por isto chegaram ao nosso território com problemas de adaptação aos nossos usuários.

 

A derrocada da engenharia nacional que levou para o mercado financeiro o melhor da nossa engenharia impediu e está ainda impedido a solução dos problemas de adaptação dos usuários com as tecnologias.

Este é um dos principais motivos do porquê a produtividade do trabalhador brasileiro pouco ou nada avançou desde o início da década de 1980.

 

Sempre que uma tecnologia precisa ser adaptada para o nível cultural dos trabalhadores brasileiros, o processo não anda, pois os melhores engenheiros abandonaram a engenharia em busca de melhores oportunidades de emprego em outros setores da economia e não foram encontrados no mercado nacional engenheiros capacitados para adaptar a tecnologia.

 

Existem milhares de exemplos das consequências para a produtividade do trabalhador brasileiro causadas pela escassez de mão de obra qualificada de engenharia disponível no mercado.

 

Um dos casos mais gritantes do mercado privado, ocorre no comercio eletrônico em que o cliente é bombardeado com mensagens tipo a encomenda saiu do centro de distribuição A e foi entregue para a transportadora, ou a sua entrega será feita amanhã até as 21 horas, ou a entrega será feita amanhã entre 16 e 21 horas, ou estamos atrasados para entregar as 21 horas e vamos fazer a sua entrega até as 23 horas, ou mensagens semelhantes.

 

Todas estas mensagens são absolutamente inúteis para os clientes, pois não informam o que o comprador quer saber que é quando a encomenda será entrega.

 

Informações sobre o fluxo ou sobre horários amplos em nada ajudam o consumidor que fica “preso” durante um dia todo para receber a sua compra.

 

Este tipo de processo sem o devido tratamento da sua efetividade pela engenharia alavanca fortemente a perda de produtividade do mercado nacional.

 

No setor público, as perdas são materiais e de tempo das pessoas. Eu presenciei um caso de solicitação da carteira nacional de identidade em que o cidadão passou pelos vários estágios.

 

O último foi a captura das digitais e da assinatura. Para capturar as digitais foram feitas várias tentativas sem sucesso, mas depois de muito tempo uma funcionou. O tablet que capturava a assinatura falhava sem que o cidadão visualizasse o que foi digitalizado.

O resultado foi a produção de uma carteira com assinatura ilegível após quase um mês de espera e necessidade de um novo agendamento para fazer a segunda via.

 

Tanto a escolha de equipamentos inadequado, quanto o processo de validação pelo funcionário humano seriam revistos por engenheiros qualificados que facilmente perceberiam que em caso de falha o funcionário do governo deveria alertar o cidadão e fazer uma nova captura de informações.

 

O processo como um todo para receber após quase dois meses a carteira nacional de identidade foi marcado por seleção pobre de equipamento ou de manutenção do mesmo e da falta de atuação do funcionário ao ver uma falha visível na captura da assinatura.

 

Importantes recursos financeiros foram gastos em tecnologias inadequadas e uma significativa perda de tempo do cidadão e sociedade ocorreu pela falta de um processo de atuação do funcionário público.  

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Investidores estão usando a IA para ajustar a sua carteira de investimentos

A plataforma de negociação eToro realizou uma pesquisa com 11.000 investidores em 13 países e descobriu que cerca de 20% deles usam uma ferramenta de Inteligência Artificial para selecionar os investimentos.

 

A inteligência artificial mudou a estrutura operacional do setor financeiro, desde o atendimento ao cliente, passando pela identificação de fraudes e chegando até a gestão de carteiras e ao aconselhamento financeiro.

 

Os modelos de IA analisam as tendências de mercado, os preços históricos e as notícias para prever os movimentos do mercado e identificar as oportunidades de investimento.

 

A capacidade de processamento de dados não estruturados da IA (relatórios financeiros e as consultas realizadas pelos usuários) torna os sistemas inteligentes eficazes nas tarefas de planeamento financeiro e a análise de risco.

 

No entanto, é preciso ter em mente que dados tendenciosos ou imprecisos geram resultados enganadores.

 

Perguntas sobre empresas desconhecidas, podem gerar alucinações na inteligência artificial, ou seja, um investidor que pergunta para a IA se deve investir na empresa X, provavelmente está investindo no fruto de uma alucinação.

 

A inteligência artificial deve ser entendida como uma ferramenta de apoio à decisão, não como uma entidade que toma decisões pelos seus clientes.

 

É muito importante destacar neste momento, que se a IA evoluir para ser capaz de tomar decisões pelos investidores, milhares de pessoas farão a mesma movimento e o ativo provavelmente entrará em um ciclo de bolha que mais cedo ou mais tarde estourará. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

A derrocada da produtividade

Foi revelado que as grandes editoras estimam que aproximadamente 70% da sua produção é vendida no comercio eletrônico da Amazon. Fonte: O livro, o plástico e as 700 toneladas no lixo, https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/11/o-livro-o-plastico-e-as-700-toneladas-no-lixo.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 17/11/2025.

 

Em 2012, a loja online amazon.com.br foi lançada com foco em livros digitais e Kindle, ou seja, em menos de 13 anos a Amazon saiu da condição de novo entrante e virou quase monopolista do mercado de livros.

 

Neste meio tempo, grandes livrarias centenárias e com enorme participação no mercado de livros entraram em recuperação judicial e encolheram enormemente.

 

A derrocada das grandes livrarias centenárias diante de um competidor padrão de qualidade Estados Unidos, foi causada principalmente pela baixa produtividade empresarial.

 

Nos últimos cinco anos, a produtividade por hora trabalhada cresceu apenas 0,3% ao ano. Entre 1981 e 2023, a produtividade por hora trabalhada cresceu apenas 0,5%. No setor de serviços, que é responsável por cerca de 70% das horas trabalhadas no Brasil, a produtividade ficou estagnada.

 

Nós vemos exemplos de produtividade negativa todos os dias em todos os setores da economia brasileira. Neste momento, existe uma legião de especialistas que bradam que a baixa evolução da produtividade do trabalhador brasileiro é causada pela educação pobre.

 

O trabalhador americano produz em uma hora o que um brasileiro faz em quatro horas. Será que o americano é quatro vezes mais inteligente que o Brasileiro?

 

Não é difícil que não é, uma vez que existem em larga escala empresas brasileiras com elevada produtividade. Diversas empresas do agronegócio nacional estão no topo da produtividade por hora do trabalhador.

Processos ruins, redundantes e inúteis estão sendo automatizados com a inteligência artificial e geram resultado agregado nulo. Qualquer um que entrar em contanto com o aplicativo das operadoras de telefonia e televisão à cabo verá que estamos realizando atividades sem valor agregado algum e que no final geram uma visita técnica inútil.

 

Um enorme desconforto é gerado para o cliente que fica com a sua assinatura indisponível por dias ou meses e somente quando um dos raros iluminados aparece o problema é resolvido em poucos minutos.

 

A falta de visão da alta administração para os problemas recorrentes e frequentes da sua empresa está levando as empresas nacionais para um ciclo de ostracismo e de falência.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Treinamento pontual não funciona

Foi afirmado no artigo “Study concludes cybersecurity training doesn’t work” (https://www.kpbs.org/news/science-technology/2025/10/31/study-concludes-cybersecurity-training-doesnt-work, acessado em 10/11;2025) que pessoas com treinamento em segurança eram ligeiramente menos propensas a clicar em um link recebido do que as não treinadas. Pessoas treinadas e não treinadas em segurança clicaram em links nas mensagens falsas de recursos humanos.

 

Muitos acreditam que treinamentos pontuais em segurança digital são capazes de mudar o comportamento das pessoas. A pesquisa revela que os treinamentos pontuais não são capazes de impedir decisões pobres.

 

Para que um treinamento de segurança seja bem-sucedido, ele precisa ser realizado no formato de um processo contínuo em que as pessoas vão aprendendo passo a passo ao longo do tempo a tomar decisões mais seguras.

 

Atualmente é possível usar a inteligência artificial para simular uma ligação do presidente da empresa e solicitar a troca de uma senha. Não é exatamente fácil para a central de atendimento identificar que é um golpe tendo por base apenas a voz do solicitante.

 

É preciso dotar toda a equipe de ferramentas que avaliam em várias dimensões a ligação (origem da chamada, conhecimento do código secreto etc.) para impedir a perpetuação de um golpe.

 

Em outras palavras, apenas um processo contínuo é capaz de oferecer os recursos necessários para que as pessoas não cliquem em links de mensagens falsas e com isto comprometam toda a atividade operacional da empresa.

 

O uso de tecnologias de autenticação multifator ou de detecção de spam ou etc. não é capaz de impedir que um usuário final coloque em risco o sistema digital e a empresa.

 

O ambiente de segurança digital é neste momento extremamente volátil com novidades todos os dias e por isto é preciso tanto o treinamento teórico, quanto as ações práticas para que o conhecimento de segurança seja incorporado à rotina operacional das pessoas.

 

O uso de simulações para identificar as falhas humanas permite tanto o ajuste para corrigir a rota dos treinamentos, quanto a eliminação dos pontos fracos da segurança da organização, quanto o reforço positivo aos pontos fortes.

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Inteligência Artificial e o analista júnior

Empresas de consultoria, de advocacia, de engenharia, do setor financeiro, do segmento de publicidade e marketing, de desenvolvimento de software etc. estão substituindo os seus analistas menos experientes pela Inteligência Artificial (IA).

 

Em diversos casos, a substituição ocorre pela pressão dos clientes que acreditam que a IA é capaz de entregar resultados melhores e mais baratos nas tarefas simples, repetitivas e de baixo valor agregado intelectual.

 

Os analistas juniores são responsáveis pelas tarefas operacionais, pelas análises de dados básicos, pela produção de relatórios, pelo acompanhamento de indicadores e pelo suporte à tomada de decisões.

 

São atividades que exigem atenção aos detalhes, organização e domínio de ferramentas digitais, mas, que são repetitivas e padronizadas.

 

Os sistemas inteligentes são capazes de processar volumes gigantescos de dados, de gerar relatórios e de identificar padrões em tempo real sem a necessidade de intervenção humana.

 

Os algoritmos de inteligência artificial minimizam os erros e aumentam o nível de produtividade na análise de dados, pois eles não são sujeitos as limitações relacionadas com a fadiga e distração, podem trabalhar ininterruptamente, entregam resultados rapidamente e não tem restrições de horário.

 

As atividades que exigem o julgamento contextual, a criatividade, a empatia e a comunicação interpessoal devem ser realizadas com a supervisão humana para garantir a integridade dos dados e correta interpretação dos resultados.

 

No mundo pós IA, as escolas precisam focar no desenvolvimento das competências de resolução de problemas, do pensamento crítico, da comunicação e do aprendizado de como trabalhar em parceria com sistemas inteligentes.

 

Nas empresas, o tempo economizado nas tarefas operacionais deve ser utilizado nas atividades estratégicas da corporação, no crescimento do nível de produtividade e no negócio principal da organização.

 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Benefícios da tecnologia Blockchain para a indústria de bebidas alcoólicas

Rastreabilidade. A tecnologia habilita o rastreamento de toda a jornada da bebida, gerando informações precisas e imutáveis sobre a origem dos ingredientes e sobre os métodos de produção.

 

Prevenção de falsificação. Cada produto ou lote recebe um identificador digital ou token exclusivo para habilitar o combate contra a presença de produtos falsificados.

 

Confiança do consumidor. Os consumidores podem verificar a autenticidade do produto através do código QR (informações detalhadas do produto tornam o processo de compra mais seguro).

 

Eficiência da cadeia de suprimentos. A tecnologia habilita a melhoria do nível de colaboração entre os produtores, os distribuidores e os órgãos reguladores (endereçamento do objetivo estratégico de melhorar o nível de conformidade e o controle de qualidade).

 

Segurança de dados. A natureza descentralizada da tecnologia protege os dados contra a adulteração (endereçamento do objetivo estratégico de aumento do nível de integridade da produção).

 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

YouTube. Nova TV

Foi revelado que o YouTube, que é o “streaming” mais visto nos EUA, é mais acessado nos aparelhos de televisão e está mudando a publicidade nos Estados Unidos, pois as marcas investindo a maior parte do seu orçamento em anúncios veiculados quando o usuário está assistindo a vídeos na TV. Fonte: O YouTube está virando a nova televisão, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2025/10/o-youtube-esta-virando-a-nova-televisao.shtml, acessado em 20/10/2025.

 

Foi revelado que no Brasil 53,5% das pessoas acessaram a internet por meio da televisão. Fonte: O YouTube está virando a nova televisão, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2025/10/o-youtube-esta-virando-a-nova-televisao.shtml.

 

Na página 491 do livro “Governança da Nova TI: a Revolução” publicado em 2013 pela editora Ciência Moderno, o autor revelou com bastante antecedência que as televisões com acesso à internet, criariam uma experiência nova de interação do usuário com a televisão, ou seja, um novo jogo de poder entre membros do ecossistema, pois o telespectador pode escolher o que assistir com independência de horário e de grade de programação.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Perguntas melhores, respostas melhores

Muita gente ainda não entendeu o real significado de perguntas melhores para a inteligência artificial e porque as respostas dependem diretamente do nível de qualificação intelectual do usuário.

 

O artigo “Mandei a IA fazer aplicativos só para mim, e quase todos foram inúteis” (https://www1.folha.uol.com.br/tec/2025/10/mandei-a-ia-fazer-aplicativos-so-para-mim-e-quase-todos-foram-inuteis.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 17/10/2025) é um exemplo extraordinário do resultado da IA depender do nível de qualificação intelectual do usuário e das perguntas (entradas) realizadas.

 

A afirmação da Laura Intrieri “Não demorou para eu perceber que o maior problema não era técnico, mas de concepção. Não resta dúvida sobre o potencial das ferramentas de IA. Nós é que ainda não temos ideia de qual problema vale a pena resolver com elas” revela com clareza a questão da qualificação intelectual.

 

A Intrieri é uma profissional com solida formação e capacitação acima da média, no entanto, a formação dela não foi focada na logica do desenvolvimento de software (por isto ela usou uma ferramenta para criar o aplicativo).

 

A falta de experiencia em desenvolvimento impediu o registro de perguntas melhores. É bastante claro que ela abriu demais o escopo do aplicativo e não focou em resolver um problema específico.

 

Bons desenvolvedores sabem que devem focar na solução de um problema específico e depois ir aumentando o escopo do aplicativo problema a problema.

 

Esta abordagem permite um desenvolvimento rápido e a entrega do aplicativo para o usuário em tempo recorde. Conforme os usuários utilizam o aplicativo vão surgindo as oportunidades de evoluções do software e as soluções de outros problemas.

 

A logica progressiva das perguntas permite que o usuário receba respostas melhores para as suas necessidades e explore os recursos da inteligência artificial com elevado nível de produtividade.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Efeito da Inteligência artificial na micro e macro economia brasileira

O artigo “Ela teve rosto 'roubado' em falsa entrevista e virou vítima de golpe” (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/10/14/golpe-biometria-facial.htm, acessado em 14/10/2025) revelou de forma clara e transparente um dos efeitos negativos do uso da inteligência artificial na microeconomia.

 

O uso das tecnologias de reconhecimento facial para a liberação de financiamentos, empréstimos etc. está criando um ambiente de negócios altamente contestável e extremamente favorável aos malfeitores.

 

A declaração da Francielli Kretchmer no artigo “Ela teve rosto 'roubado' em falsa entrevista e virou vítima de golpe” revelou que em uma entrevista de emprego fotos e documentos foram capturados e foram usados para aprovar um financiamento de um carro de R$ 180 mil e que ela não foi a única vítima deste golpe.

 

Ou seja, uso extremamente pobre das tecnologias de reconhecimento facial da inteligência artificial pelos agentes econômicos.

 

Se tal situação for sistematizada pelos golpistas, em breve o nível de credibilidade do sistema financeiro nacional cairá por terra e teremos problemas sistêmicos de contestações.

 

Não é um caso isolado. O problema da indústria de bebidas alcoólicas em relação à adulteração do produto está jogando por terra a credibilidade do segmento econômico e poderá levar para uma onda de quebradeiras de bares, restaurantes, supermercados de pequeno e médio porte, distribuidores, importadores e fabricantes.

 

Foi revelado prejuízo na venda de bebidas (vodca, uísque, cachaça e gin) de até 50% (Crise do metanol derruba entre 30% e 50% do faturamento de bares, https://www.gazetadopovo.com.br/sao-paulo/crise-do-metanol-derruba-faturamento-bares-bebidas-alcoolicas/).

 

As soluções de Blockchain e inteligência artificial poderiam estar sendo utilizadas pelo ecossistema produtivo para retirar do mercado as bebidas adulteradas e resgatar a credibilidade da rastreabilidade do segmento econômico.

Foi revelado que as vendas de gin, vodca e uísque caíram 34% em supermercados e atacarejos da região metropolitana de São Paulo. Fonte: Intoxicação por metanol derruba em 29% venda de destilados em supermercados, https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/intoxicacao-por-metanol-derruba-em-29-venda-de-destilados-em-supermercados/.

 

O artigo “IA: forte disrupção do trabalho, pequeno incremento macroeconômico” (https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/10/ia-forte-disrupcao-do-trabalho-pequeno-incremento-macroeconomico.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo) revela o efeito da inteligência artificial na macroeconomia brasileira.

 

O autor Álvaro Machado Dias, apresenta no texto diversos gráficos, projeções e equações sobre o impacto da IA no crescimento do PIB. O blog concorda com algumas premissas apontadas, mas não com todas, e em particular uma delas muda radicalmente os números.

 

O Dias, afirmou que setores como o financeiro que tem infraestrutura moderna, capital humano qualificado e margens elevadas farão uma passagem mais suave do que setores que não tem estes atributos.

 

Aparentemente não é claro para todos que melhores perguntas obterão melhores respostas da inteligência artificial. O capital intelectual qualificado citado não necessariamente gera melhores perguntas. Existem casos que foram geradas piores perguntas.

 

No artigo “Médicos vs. ChatGPT O que importa é saber usar a experiência” (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanaherculanohouzel/2024/11/medicos-vs-chatgpt.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo) a Suzana Herculano-Houzel afirmou que “Se o ChatGPT na mão dos autores dá conta do recado, mas na mão dos médicos não faz diferença, é porque os médicos que fizeram o teste não sabem usar a ferramenta à sua disposição”, ou em outras palavras não é regra geral dizer que capital intelectual qualificado gera melhores perguntas.

 

Recentemente eu presenciei uma situação em que a escolha de atuação dos profissionais foi a pior possível. Em uma respeitável e famosa loja de doces e café a conexão dos caixas com a internet parou de funcionar.

 

O profissional responsável pelo caixa (era muito bem qualificado para a função) resolveu ficar apertando uns botões no tablet para resolver o problema e deixar os clientes esperando em uma fila que só crescia.

 

Após algum tempo (afinal tempo é dinheiro), os clientes desistiam das compras e foram embora. Como era loja de shopping, muitos fizeram as suas compras em lojas da concorrência.

 

Eu já vi este filme em lojas que faliram ou em outras lojas de café que perderam sua freguesia.

 

É um caso típico de profissional que faz a pergunta errada. Na mente dele, a pergunta era atender as pessoas usando pagamento manual ou deixar as pessoas esperando enquanto ele apertava botões. Ele escolheu apertar botões.

 

Claramente estamos falando de perguntas erradas para a inteligência artificial que geram efeito cascata na economia e que inibem a geração de valor agregado para o PIB.

 

É muito importante destacar neste momento que a resposta da inteligência artificial nem sempre é verdadeira. Foi revelado que a IA afirmou que sou autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Cavaquinho e fui biógrafo de Nelson Rodrigues, não Cavaquinho. (Besteiróis da IA, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/10/besteirois-da-ia.shtml).

 

Em outras palavras, o usuário precisa conhecer o assunto em pauta com a inteligência artificial bem o suficiente para reconhecer os erros e inconsistências das respostas.

 

Infelizmente, o processo de treinamento da inteligência artificial não é divulgado com a devida transparência e por isto o usuário não sabe se ela foi treinada com informações erradas ou falsas.

 

 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Usando a IA: Melhores perguntas, respostas melhores

Ainda existem pessoas no Brasil que não entenderam que a qualidade da resposta gerada pela Inteligência Artificial (IA) está diretamente relacionada com a qualificação intelectual do usuário.

 

Ou em outras palavras, melhores perguntas geram respostas melhores. Perguntas tipo “como aumentar a lucratividade do meu produto” ou “como aumentar a participação de mercado da minha empresa” ou “como posicionar a minha marca” etc. geram respostas genéricas e iguais para as perguntas de vários usuários.

 

O grau de utilidade empresarial destas respostas é praticamente zero, pois não existe geração de diferenciação em relação aos competidores do mercado.

 

É fácil perceber que os usuários com bom entendimento do mercado, da operação da empresa, de português, matemática, logica etc. são capazes de formular perguntas detalhadas e aprofundadas e de verificar se a resposta da IA tem informações relevantes para o empreendimento.

 

A IA é uma ferramenta de automação, que é capaz de eliminar postos de trabalho de baixo valor agregado, que é capaz de reduzir custos e burocracia dos processos.

 

No entanto, a falta de qualidade no treinamento da inteligência artificial gera alucinações, inconsistências e por isto a IA precisa de supervisão humana corretamente qualificada intelectualmente para gerar ganhos de produtividade.

 

Graças as promessas dos falsos profetas o nível de desemprego nos Estados Unidos para os mais novos está na casa dos 10,5%, ou seja, é muito claro que o mercado de trabalho está priorizando nas suas contratações profissionais mais experientes com maior bagagem cultural e intelectual.

 

No ano de 1987, o brilhante economista Robert Solow comentou: "É possível ver computadores em todos os lugares, exceto nas estatísticas de produtividade".

 

O crescimento da produtividade do trabalho nos Estados Unidos era de 1% no começo dos anos 1990 e subiu para 3% no final da década, quando o capital intelectual dos usuários de computadores avançou na direção de evolução. Ainda em 2025, o Brasil não experimentou tal fenômeno.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

O que é Workslop?

É o conteúdo gerado por uma inteligência artificial que parece ser bom, mas não tem substância para agregar valor para a tarefa ou para o leitor, ou seja, é um conteúdo formatado, longo ou resumido bem estruturados que é inútil para a realização da atividade ou para o leitor (os mais antigos vão perceber que é a volta do gerador de blá blá blá - Fabuloso Gerador de Lero-Lero, https://lerolero.bgnweb.com.br/, acessado em 01/10/2025).

 

A inteligência artificial é uma das raras tecnologias em que a qualidade da resposta depende do usuário, ou em outras palavras, melhores perguntas melhores respostas.

 

No universo corporativo alguns funcionários estão usando a inteligência artificial para aprimorar a qualidade do seu trabalho e outros funcionários estão usando para criar conteúdo inútil, incompleto ou desconectado do assunto em questão.

 

É por isto que empresas como a Accenture estão demitindo os funcionários que não conseguem trabalhar de forma produtiva com a inteligência artificial (Accenture vai dispensar funcionários que não puderem ser requalificados para IA, https://www1.folha.uol.com.br/tec/2025/09/accenture-vai-dispensar-funcionarios-que-nao-puderem-ser-requalificados-para-ia.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo).

 

As corporações querem que o esforço do criador do conteúdo seja relevante e útil para o seu respectivo receptor, pois o conteúdo “Workslop” gera perda de produtividade para a organização.

 

O caso relatado no artigo “Mortes e bares fechados: o que se sabe da intoxicação por metanol em SP” (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/10/01/mortes-e-bares-fechados-o-que-se-sabe-da-intoxicacao-por-metanol-em-sp.htm) trouxe à tona o grave problema de produtos falsificados no mercado brasileiro.

 

Por ser um caso de grave impacto na saúde das pessoas muitos consumidores deixaram de frequentar bares ou de comprar bebidas e como consequência toda a indústria de bebidas sofrerá um forte impacto por causa da destruição da confiança dos clientes na qualidade dos produtos alcoólicos.

 

Já passou da hora, da indústria adotar a tecnologia Blockchain para acabar com a presença de produtos adulterados ou falsificados no mercado.

 

A falta de mecanismos de rastreabilidade da origem e jornada das bebidas alcoólicas quebrou a corrente de confiança que os consumidores depositaram nos fornecedores.

 

As consequências de encalhe do estoque pode levar para a falência diversos membros do ecossistema empresarial da indústria de bebidas alcoólicas.  

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Fator humano na segurança

Foi revelado que o Wanderley Abreu Júnior afirmou que se o ser humano é corrompido ou falha, todo o sistema de segurança da organização cai ladeira abaixo. Fonte: Toalha na cabeça, peruca e rosto pintado: quadrilha usava disfarces para desviar benefícios sociais dos cidadãos, https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/09/21/toalha-na-cabeca-peruca-e-rosto-pintados-como-quadrilha-usava-disfarces-para-desviar-beneficios-sociais-dos-cidadaos.ghtml, acessado em 23/09/2015.

 

No Brasil, a quantidade de falhas de segurança no sistema financeiro nos últimos meses é vergonhosa. Foram desviados centenas de milhões de reais.

 

Até as barbas dos profetas sabem que o elo mais fraco de uma corrente é o ponto focal dos ataques dos malfeitores, ou seja, não adianta em nada as declarações de bilhões de reais de investimento em segurança digital pelos bancos se os fornecedores apresentam falhas básicas na gestão de recursos humanos.

 

Os funcionários com senha poderosa e com baixo salário são os alvos dos malfeitores. Alguns foram facilmente corrompidos e abriram as porteiras para os golpistas.

 

No mesmo plano dos fornecedores estão as organizações governamentais que vira e mexe tem casos de funcionários que foram corrompidos e facilitaram a vida dos malfeitores.

 

Baixos salários para os funcionários com senhas poderosas viabilizaram as propostas de baixo valor dos golpistas.

 

As perdas não estão relacionadas apenas com os valores desviados, elas estão relacionadas com a perda de credibilidade de todas as organizações da cadeia produtiva do sistema financeiro.

 

A avaliação da proposta de um fornecedor não pode ser pautada apenas no menor valor, ela deve ser pautada no menor risco sistêmico que o fornecedor gera para o ecossistema empresarial.

 

As organizações governamentais não podem ser tiradas da cadeia produtiva, por isto todos os atores devem pressionar estas entidades para que elas tenham políticas de recursos humanos que inviabilizem as propostas de corrupção dos funcionários pelos malfeitores.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Importância da comunicação na central de atendimento

A postagem “O impacto GRANDE da Geração Z no suporte técnico” (https://www.4hd.com.br/blog/2025/09/10/o-impacto-grande-da-geracao-z-no-suporte-tecnico/, acessado em 16/09/2025) trouxe para o topo da agenda dos profissionais da organização de tecnologia a importância da correta comunicação.

 

A observação “Aulinha de português: a URL não é “acessável” como colegas escrevem, mas “acessível”” na postagem “O impacto GRANDE da Geração Z no suporte técnico” revelou que as palavras devem ser bem escolhidas na comunicação e que elas precisam ter o mesmo significado para todos os envolvidos.

 

Quando o mestre do Service Desk escreveu que uma URL é acessível isto significa que ele está disponível naquele endereço. No entanto, não significa que o conteúdo foi lido.

 

Foi revelado que a forma correta é acessível conforme o dicionário da Língua Portuguesa, no entanto acessável tem a sua razão de existir. Fonte: Acessível ou acessável?, https://portuguesaletra.com/duvidas/acessivel-ou-acessavel/.

 

Quando um blogueiro escreve que uma URL foi acessada em 16/09/2025, isto significa que o conteúdo foi lido em 16/09/2025, ou seja, significa na linguagem de informática em obter ou utilizar informações e dados.

 

Não existem dúvidas que acessado está na mesma categoria de captura de palavras em inglês como “printou”, “setou”, “resetou”, “backpeou”, faxeou etc. Na língua portuguesa são palavras inexistentes, mas que são amplamente utilizadas pela comunidade da organização de tecnologia.

 

O problema é que o publico em geral conhece as palavras do dicionário da língua portuguesa e não conhece os jargões usados pela informática.

 

Recentemente, ocorreu comigo um caso típico da comunicação incorreta que muitas pessoas já experimentaram ao longo da sua vida.

 

Eu recebi uma mensagem para atualizar os dados cadastrais em uma determinada plataforma. Realizei todos os procedimentos de atualização, mas a operação não foi concluída com sucesso.

 

Entrei em contato com a plataforma, explicando o ocorrido e solicitando esclarecimentos sobre como resolver o problema. Em um determinado momento eu falei para a atendente que estava atualizando a minha conta na plataforma (as palavras que usei foram exatamente “minha conta na plataforma”) e a atualização não era realizada.

 

A atendente perguntou se eu queria introduzir as informações da minha CONTA bancária no cadastro e eu falei que não. Depois de algum tempo de conversação eu percebi que o que eu entendia por conta era usuário e senha e o que ela entendia como conta era conta bancária.

 

Apesar da palavra ser a mesma (CONTA), o significado dela era completamente diferente para mim e ela. Imagine um usuário pedindo auxílio para uma máquina de fax para um analista da geração Z que nunca viu um fax? Ou qualquer outra tecnologia que sumiu do mercado, mas que ainda é utilizada por diversos usuários (Blu-ray, CD-ROM, DVD etc.).

 

É muito importante que a organização do Service Desk tenha diversidade etária para que as mesmas palavras tenham o mesmo sentido para todos os envolvidos.