terça-feira, 25 de julho de 2023

Não se usa smoking em uma praia de nudismo

Em 2015, o livro “Sociedade com custo marginal zero” do premiado autor Jeremy Rifkin foi publicado em português pela editora M. Books.

 

O autor afirmou que os bens comuns colaborativos estão transformando o modo de vida da sociedade pela aceleração da produtividade e pela redução para praticamente zero do custo marginal para produzir e distribuir unidades adicionais de bens e serviços.

 

O preço de venda de um produto ou serviço está intimamente relacionado com o seu custo de produção e com o mercado, ou em outras palavras com a qualidade da entrega e com o preço da concorrência.

 

As ofertas do helpdesk não fogem desta regra, ou seja, o preço de venda é determinado pelo preço da concorrência e pela qualidade da entrega (custos).

 

Na era do conhecimento, o custo marginal para uma nova entrega é praticamente zero, porque é possível capturar as informações e conhecimentos que estão disponíveis na internet com custo praticamente zero.

 

Em outras palavras, é possível melhorar a qualidade das entregas sem pressionar os custos e entregar produtos e serviços melhores para os clientes.

 

Uma empresa de helpdesk pode explorar as oportunidades do custo marginal zero para aumentar a sua participação no mercado, para derrotar os concorrentes nas licitações etc.

 

A melhoria da qualidade não implica nem em aumento no uso de recursos (por exemplo, mão de obra e espaço físico do escritório) nem no aumento dos custos.

 

Os ganhos de produtividade permitem que a mesma estrutura de custos e recursos melhore os produtos, serviços e nível de satisfação dos clientes.

 

Na era dos bens comuns colaborativos, os ganhos de produtividade advêm tanto das melhorias na gestão do conhecimento, quanto da evolução do gerenciamento administrativo do helpdesk.

terça-feira, 18 de julho de 2023

Somos manipulados?

Algumas pessoas afirmam categoricamente que a imprensa, televisão etc. manipulam a sociedade brasileira, ou em outras palavras, que todos mentem e as pessoas acreditam em mentiras.

 

O que causa espécie é que quando perguntados se fazem parte dos manipulados, a resposta sempre é “Eu não. Eu sou esclarecido”. É uma situação surreal em que milhões de pessoas são manipuladas e umas poucas não são porque tem acesso à realidade.

 

Em geral, as afirmações dos “esclarecidos” carecem de lógica, ou apresentam uma lógica invertida em que os fatos desfavoráveis simplesmente são desconsiderados.

 

Um dos “esclarecidos” afirma que a China só conseguiu produzir respiradores, máscaras etc. em larga escala durante a pandemia do novo coronavírus porque ela estava previamente preparada para os eventos futuros.

 

O “esclarecido” ignorou por completo fatos como o preço destes insumos terem disparado e cargas com estes insumos terem sido confiscadas em países ricos.

 

Ora, se existiu preparação prévia dos eventos futuros e as empresas chinesas estavam estocadas então era só desovar os estoques e lucrar nas vendas.

 

O mercado não é bobo. Ele sabe com precisão onde estão os estoques dos insumos e qual é a quantidade de produtos estocados.

 

O mercado formado pelos países ricos não vai pagar dez vezes o preço de respirador só porque a sua demanda interna aumentou. Estamos falando de países em que a força do comprador no mercado é muito forte.

 

Este mesmo “esclarecido” fala sobre o desempenho da economia do governo anterior cita uma empresa que acabou de anunciar o fechamento da sua fábrica em São Bernardo do Campo.

 

De uma forma intencional os “esclarecidos” fingem que determinados fatos não existem para difundir a ideia de que a sociedade é manipulada pela imprensa, televisão etc.

É muito triste ver a falência intelectual e ética de algumas pessoas no Brasil.

 

  

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Impacto da Reforma Tributária na indústria de serviços

As pequenas e médias empresas de serviços de helpdesk serão fortemente afetadas pela reforma tributária.

 

Em geral estas empresas contratam pejotinhas para a sua força de trabalho e vendem seus serviços para empresas de maior porte.

 

Os impactos ocorreram na entrada e saída do fluxo do dinheiro. No caso da saída o forte aumento de imposto proposto na reforma tributária ou será repassado para os clientes ou será absorvido pela prestadora de serviços.

 

A desigualdade do poder de mercado entre uma pequena prestadora de serviços e o seu cliente vai fazer com que não ocorra o repasse do novo imposto para o comprador do serviço.

 

Na ponta da entrada, também existe um problema grave, pois as contratações de pejotinhas serão oneradas pelo novo imposto.

 

Neste caso quem terá força de mercado para empurrar o imposto? Ou o pejotinha absorve o novo imposto e reduz significativamente a sua renda ou a prestadora de serviço absorve o imposto e praticamente zera o seu lucro operacional.

 

As pequenas e médias empresas de serviços correm o risco da reforma tributária inviabilizar o seu negócio por falta de lucro.

 

Para os mais pragmáticos a solução para o impasse tributário está na cara. A contratação remota de pejotinhas no exterior está fora do alcance da reforma tributária e a entrega remota de serviços no exterior também está longe do alcance do aumento de impostos.

 

Na prática muitas empresas de helpdesk já entregam os seus serviços de forma remota e contratam pejotinhas remotos.

 

A luta pela sobrevivência pode dar um estímulo inesperado para o trabalho remoto.

 

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Falha nossa

Como é possível para um sistema digital bloquear 40 mil cartões sem que o administrador tenha dado um comando para tal? Fonte: Quem teve Bilhete Único bloqueado poderá andar de graça em ônibus, metrô e CPTM (Orientação é da SPTrans, da prefeitura, e do Governo de SP, após falha que bloqueou 40 mil cartões), https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/07/quem-teve-bilhete-unico-bloqueado-podera-andar-de-graca-em-onibus-metro-e-cptm.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 04/07/2023.

 

Este fenômeno está longe de ser uma falha simples. Mesmo que tenha sido um erro acidental é preciso ser transparente sobre o que realmente ocorreu.

 

É um nível de falha de grande proporção. Uma falha no software do sistema que gere uma consequência de tal envergadura deve ser cuidadosamente avaliada, pois o ar ficou com cheiro de defeito grave.

 

Se o bloqueio for consequência de um erro operacional humano é preciso estabelecer uma política de gestão do sistema que impeça uma consequência tão ampla.

 

Qualquer que seja a origem da falha é preciso ter transparência na comunicação da falha e das providências para que inexista repetição futura.

 

O tempo das pessoas é valioso e por isto não pode ser desperdiçado em filas de 4 horas para mitigar um erro da gestão do sistema.

 

Em 2023, a máxima tempo é dinheiro representa uma das verdades da era do conhecimento.

 

O tempo perdido pelas pessoas para trocar o seu cartão do Bilhete Único impactou diversas empresas que ficaram com a sua mão de obra indisponível porque estavam em uma fila de 4 horas.

 

Muitas cadeias produtivas foram afetadas negativamente. No frigir dos ovos o PIB do país foi impactado por uma falha operacional em um sistema.