Em 2015, o livro “Sociedade com custo marginal zero” do premiado autor Jeremy Rifkin foi publicado em português pela editora M. Books.
O autor
afirmou que os bens comuns colaborativos estão transformando o modo de vida da
sociedade pela aceleração da produtividade e pela redução para praticamente
zero do custo marginal para produzir e distribuir unidades adicionais de bens e
serviços.
O preço
de venda de um produto ou serviço está intimamente relacionado com o seu custo
de produção e com o mercado, ou em outras palavras com a qualidade da entrega e
com o preço da concorrência.
As
ofertas do helpdesk não fogem desta regra, ou seja, o preço de venda é
determinado pelo preço da concorrência e pela qualidade da entrega (custos).
Na era do
conhecimento, o custo marginal para uma nova entrega é praticamente zero,
porque é possível capturar as informações e conhecimentos que estão disponíveis
na internet com custo praticamente zero.
Em outras
palavras, é possível melhorar a qualidade das entregas sem pressionar os custos
e entregar produtos e serviços melhores para os clientes.
Uma
empresa de helpdesk pode explorar as oportunidades do custo marginal zero para
aumentar a sua participação no mercado, para derrotar os concorrentes nas
licitações etc.
A
melhoria da qualidade não implica nem em aumento no uso de recursos (por
exemplo, mão de obra e espaço físico do escritório) nem no aumento dos custos.
Os ganhos
de produtividade permitem que a mesma estrutura de custos e recursos melhore os
produtos, serviços e nível de satisfação dos clientes.
Na era
dos bens comuns colaborativos, os ganhos de produtividade advêm tanto das
melhorias na gestão do conhecimento, quanto da evolução do gerenciamento
administrativo do helpdesk.
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