O
artigo "Why diversity matters" (http://www.mckinsey.com/business-functions/organization/our-insights/why-diversity-matters,
acessado em 18/08/2016) afirmou que as pesquisas mais recentes da McKinsey
revelaram que as empresas com maior diversidade na força de trabalho apresentam
resultados financeiros melhores. Eu pessoalmente entendo que as vantagens
financeiras da diversidade da forca de trabalho são percebidas de forma
intuitiva pelas pessoas. No entanto, as minhas últimas conversas com executivos
e profissionais de recursos humanos mostraram que são poucos os brasileiros que
conseguem explicar este fenômeno com robustez intelectual.
O
primeiro passo para entender porque a diversidade está relacionada com melhor
resultado financeiro passa pelo entendimento da mudança da natureza dos
negócios. Todas as empresas, não importa a sua natureza ou setor de atuação
viraram empresas de projetos em 2016. Campanhas de marketing, planejamento,
realização de eventos, contratações de pessoas, compras, vendas, produção e etc.
são consequência de um projeto. Até mesmo o planejamento da agenda diária dos
profissionais é o resultado de um projeto. As empresas estão envolvidas em
projetos o dia todo. Por causa desta mudança é que o estratagema Design Thinking
ganhou tanto valor no mercado corporativo.
Muito dinheiro é jogado no lixo por
causa de projetos fracassados. Por isto, é preciso melhorar e evoluir. Toda vez
que uma força de trabalho monolítica desenvolve e executa um projeto, ela o faz
conforme o seu modelo mental individual e coletivo. Mesmo quando existem
pesquisas de mercado sobre o comportamento do consumidor, as pessoas vão
esquecer (ou não enxergarão) diversos detalhes por conta da crença natural
no modelo mental. É um comportamento absolutamente normal. Em geral as micro
decisões de um projeto são tomadas conforme o modelo mental de quem está
executando a atividade.
Uma força de trabalho monolítica tem
grande convergência de pensamento, mas é incapaz de captar a diversidade de uma
sociedade ou comunidade. Quanto maior for a distância entre o modelo mental da
força de trabalho monolítica e o público alvo do produto ou serviço maior será o
nível de insatisfação do consumidor. Isto acontece porque os produtos e
serviços são projetados e entregues conforme o modelo mental da força de
trabalho da empresa. Por mais que existam pesquisas de mercado e preferencias
do público alvo, existem muitos detalhes nos projetos que são decididos
conforme a preferência do executor da atividade.
Um exemplo bem simples deste fenômeno é
a pintura da casa de um casal. Em geral, todos os detalhes são discutidos antes
do início dos trabalhos e os pintores executam as atividades conforme um plano previamente
acordado. Normalmente, o casal está trabalhando fora da residência durante a
sua pintura. Em praticamente todos os casos existem reclamações sobre o
trabalho de um dos cônjuges. Isto ocorre porque no casal uma pessoa é mais
detalhista que a outra e o pintor tomou decisões sobre situações que não estão presente
no projeto acordado. Por exemplo, a pintura ao redor do espelho das tomadas elétricas.
Cada um dos pintores tomou a decisão sobre o contorno conforme o seu gosto
pessoal. O gosto dos pintores é diferente do casal. É o caso de um detalhe minúsculo
que gera brigas e insatisfações. Este é o motivo porque a diversidade da força de
trabalho produz um resultado financeiro melhor para as empresas. Diversas pessoas
com gostos e modelos mentais diferentes estabelecem uma solução para o contorno
da pintura do espelho que reflete o gosto médio do público alvo da empresa de
pintura.
Muitos imaginam que a diversidade da
força de trabalho está restrita apenas a questão do gênero (igualdade entre
homens e mulheres). No entanto, a questão é muito mais profunda. A diversidade está
relacionada com aspectos como a idade, etnia, orientação sexual e religiosa, experiência
de vida, cultura geral, fluência em outras línguas, Quociente Intelectual (QI)
etc. Muitas empresas buscam profissionais com QI acima de um patamar. Isto
também gera uma força de trabalho monolítica, porque estas pessoas têm
interesses parecidos e vão gerar projetos que atendam um grupo especifico do público
alvo da empresa.
O preconceito contra o cabelo branco
praticado por muitas empresas impede que estas organizações ofereçam soluções
para um enorme segmento do mercado consumidor. Impede em muitos casos que ofertas
de elevado lucro sejam oferecidas. É gerado o custo da apresentação de soluções
para um perfil de pessoas não está interessado naquelas soluções (o segmento não
tem o problema e nem o desejo). Em resumo, vendas são perdidas porque as
ofertas não atendem os interesses e necessidades do segmento de mercado e
custos são gerados porque são desenvolvidos e ofertados produtos e serviços que
não endereçam as expectativas dos clientes. Enquanto todas as empresas têm problemas
com a diversidade, o resultado não é tão negativo. No entanto, no momento em que
empresas do mundo inteiro estão resolvendo a questão e estão surgindo ofertas
para os cabelos brancos, as empresas que não se atualizarem vão perder mercado
e clientes. É desta forma que a diversidade da força de trabalho é transformada
em resultado financeiro melhor.
Leitura
recomendada