quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Usando a IA: Melhores perguntas, respostas melhores

Ainda existem pessoas no Brasil que não entenderam que a qualidade da resposta gerada pela Inteligência Artificial (IA) está diretamente relacionada com a qualificação intelectual do usuário.

 

Ou em outras palavras, melhores perguntas geram respostas melhores. Perguntas tipo “como aumentar a lucratividade do meu produto” ou “como aumentar a participação de mercado da minha empresa” ou “como posicionar a minha marca” etc. geram respostas genéricas e iguais para as perguntas de vários usuários.

 

O grau de utilidade empresarial destas respostas é praticamente zero, pois não existe geração de diferenciação em relação aos competidores do mercado.

 

É fácil perceber que os usuários com bom entendimento do mercado, da operação da empresa, de português, matemática, logica etc. são capazes de formular perguntas detalhadas e aprofundadas e de verificar se a resposta da IA tem informações relevantes para o empreendimento.

 

A IA é uma ferramenta de automação, que é capaz de eliminar postos de trabalho de baixo valor agregado, que é capaz de reduzir custos e burocracia dos processos.

 

No entanto, a falta de qualidade no treinamento da inteligência artificial gera alucinações, inconsistências e por isto a IA precisa de supervisão humana corretamente qualificada intelectualmente para gerar ganhos de produtividade.

 

Graças as promessas dos falsos profetas o nível de desemprego nos Estados Unidos para os mais novos está na casa dos 10,5%, ou seja, é muito claro que o mercado de trabalho está priorizando nas suas contratações profissionais mais experientes com maior bagagem cultural e intelectual.

 

No ano de 1987, o brilhante economista Robert Solow comentou: "É possível ver computadores em todos os lugares, exceto nas estatísticas de produtividade".

 

O crescimento da produtividade do trabalho nos Estados Unidos era de 1% no começo dos anos 1990 e subiu para 3% no final da década, quando o capital intelectual dos usuários de computadores avançou na direção de evolução. Ainda em 2025, o Brasil não experimentou tal fenômeno.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

O que é Workslop?

É o conteúdo gerado por uma inteligência artificial que parece ser bom, mas não tem substância para agregar valor para a tarefa ou para o leitor, ou seja, é um conteúdo formatado, longo ou resumido bem estruturados que é inútil para a realização da atividade ou para o leitor (os mais antigos vão perceber que é a volta do gerador de blá blá blá - Fabuloso Gerador de Lero-Lero, https://lerolero.bgnweb.com.br/, acessado em 01/10/2025).

 

A inteligência artificial é uma das raras tecnologias em que a qualidade da resposta depende do usuário, ou em outras palavras, melhores perguntas melhores respostas.

 

No universo corporativo alguns funcionários estão usando a inteligência artificial para aprimorar a qualidade do seu trabalho e outros funcionários estão usando para criar conteúdo inútil, incompleto ou desconectado do assunto em questão.

 

É por isto que empresas como a Accenture estão demitindo os funcionários que não conseguem trabalhar de forma produtiva com a inteligência artificial (Accenture vai dispensar funcionários que não puderem ser requalificados para IA, https://www1.folha.uol.com.br/tec/2025/09/accenture-vai-dispensar-funcionarios-que-nao-puderem-ser-requalificados-para-ia.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo).

 

As corporações querem que o esforço do criador do conteúdo seja relevante e útil para o seu respectivo receptor, pois o conteúdo “Workslop” gera perda de produtividade para a organização.

 

O caso relatado no artigo “Mortes e bares fechados: o que se sabe da intoxicação por metanol em SP” (https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/10/01/mortes-e-bares-fechados-o-que-se-sabe-da-intoxicacao-por-metanol-em-sp.htm) trouxe à tona o grave problema de produtos falsificados no mercado brasileiro.

 

Por ser um caso de grave impacto na saúde das pessoas muitos consumidores deixaram de frequentar bares ou de comprar bebidas e como consequência toda a indústria de bebidas sofrerá um forte impacto por causa da destruição da confiança dos clientes na qualidade dos produtos alcoólicos.

 

Já passou da hora, da indústria adotar a tecnologia Blockchain para acabar com a presença de produtos adulterados ou falsificados no mercado.

 

A falta de mecanismos de rastreabilidade da origem e jornada das bebidas alcoólicas quebrou a corrente de confiança que os consumidores depositaram nos fornecedores.

 

As consequências de encalhe do estoque pode levar para a falência diversos membros do ecossistema empresarial da indústria de bebidas alcoólicas.