segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Espinhos do big data

Até o momento muito tem sido falado sobre as vantagens do big data. No entanto, muito pouco é dito sobre as desvantagens. Com o big data duas pessoas ou até mesmo uma mesma pessoa usando dispositivos diferentes podem ter que pagar preços diferentes para os mesmos produtos nos portais de comércio eletrônico.  Isto acontece porque o preço ao consumidor está sendo influenciado pelo perfil. Usuários da Apple em geral tem na tela dos seus computadores preços mais caros do que outras plataformas.

 O consumidor precisa estar atento com esta nova característica do comércio digital para não pagar mais caro pelos produtos ou serviços apenas porque tem um perfil de maior rendimento. O big data oferece a vantagem da  individualização dos clientes. No entanto, este benefício deveria ser utilizado pelos gestores para  aumentar vendas e não para subir preços conforme o perfil. É evidente que esta distorção gerencial vai gerar no médio e longo prazo uma oportunidade de negócio.

Se um perfil de maior renda continuar a gerar um preço maior para os mesmos produtos no comércio digital,  então os perfis de menor renda serão utilizados para as compras digitais.  Estes perfis poderão ser utilizados por intermediários para oferecer descontos nas compras para as pessoas de mais renda e usuários Apple.  Eles podem viabilizar o negócio cobrando uma ínfima parcela da diferença de preços e entregar os produtos para as pessoas de maior renda.

A continuidade deste processo vai distorcer de tal forma a vantagem da individualização do big data que em vários ele vai perder à sua serventia. Os portais de comércio digital precisam urgentemente revisitar à sua estratégia antes que o mercado responda com a inviabilização do investimento no big data. Para o momento é recomendável que os consumidores consultem os preços dos produtos e serviços utilizando computadores e perfis diferentes para que não paguem preços mais caros pelos produtos e serviços adquiridos.

2 comentários:

  1. Salve.

    Não acredito que os usuários padrão Apple pesquisarão preços. E acho que os portais contam com isso mesmo.

    Algo como pesquisar na internet atrás de um epub com DDR desbloqueado ou comprar direto no site da livraria digital e receber logo.

    Acho que essa distorção (?) prevalecerá.

    Smack

    EL CO

    ResponderExcluir
  2. Usuários de Apple pesquisam preços como todos os outros. Até porque existem varios usuários corporativos de Apple. Nem sempre a pessoa que digita quer pagar oum preço maior pelo mesmo produto apenas porque trabalha com um computador Apple. Ninguém quer mais apenas porque tem renda maior. Se isto fosse verdade os ricos estariam esbanjando dinheiro. Creio que assim que as pessoas pessoas perceberem o que está ocorrendo o mercado de perfil vai nascer.

    ResponderExcluir