quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Industria dos golpes digitais no Brasil

A indústria dos golpes digitais no Brasil tem crescido significativamente. Em 2024, os estelionatos bateram um novo recorde, com 2,16 milhões de casos registrados, o que equivale a 247 golpes por hora. Em 2018, ocorreram 430 mil casos de estelionato.

 

A pesquisa Datafolha (Brasil tem 2,2 milhões de golpes e bate recorde, mesmo com queda de roubos de celular, https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/07/brasil-tem-21-milhoes-de-golpes-e-bate-recorde-mesmo-com-queda-de-roubos-de-celular.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 13/08/2025), revelou prejuízo para brasileiros de até 186 bilhões de reais entre julho de 2023 e junho de 2024 (lucro dos fraudadores e gastos das vítimas com os golpes digitais).

 

De acordo com a pesquisa DataSenado (Golpes virtuais aumentam e não fazem distinção de idade, https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2025/04/golpes-virtuais-aumentam-e-nao-fazem-distincao-de-idade), 27% das vítimas têm entre 16 e 29 anos, 23% entre 30 e 39 anos, 20% entre 40 e 49 anos, 14% entre 50 e 59 anos e 16% acima de 60 anos.

 

A assimetria das informações ocorre quando uma das partes possui melhores informações do que a outra e ela é explorada pelos golpistas para enganar suas vítimas.

 

A assimetria das informações facilita o “trabalho” dos malfeitores através da falta de conhecimento, do uso de informações pessoais (os painéis da darkweb vendem números de CPF, endereços, dados bancários etc.), da urgência e pressão (criação de senso de urgência, para tomar decisões rápidas sem verificar a veracidade das informações), da falsificação de identidade (golpistas fingem ser autoridades, funcionários de bancos ou empresas conhecidas etc. para ganhar a confiança das vítimas), da desinformação (vítimas acreditam no impossível como investimento com retorno extraordinário ou prêmios inexistentes),

 

Na era dos golpes digitais é essencial que as pessoas e sociedade estejam bem-informadas e tenham enorme cuidado com as solicitações de informações pessoais ou financeiras.

 

Para reduzir a assimetria das informações e a viabilidade dos golpes digitais é preciso: (i) promover campanhas educativas para informar o público sobre os diferentes tipos de golpes e como identificá-los (adoção das boas práticas de segurança digital pelos governos, empresas e pessoas), (ii) utilizar tecnologias avançadas de segurança como autenticação de dois fatores, criptografia, sistemas inteligentes de detecção de fraudes etc., (iii) aumentar enormemente o nível de transparência das empresas sobre a coleta, armazenamento e utilização dos dados dos clientes, (iv) implementar leis e regulamentações que protejam os consumidores contra fraudes digitais (penalidades severas para os golpistas e vazamentos de dados e introdução de mecanismos de compensação dos prejuízos das vítimas), (v) incentivar a colaboração entre empresas, governos, organizações e pessoas para desenvolver estratégias de combate aos golpes digitais e (vi) estabelecimento de sistemas de monitoramento contínuo para detectar atividades suspeitas e introdução de mecanismo inteligente de resposta rápida as ameaças.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Fator humano

Foi revelado pela Febraban que em 2023, os bancos investiram aproximadamente 4,5 bilhões de reais em cibersegurança para impedir os golpes e as fraudes bancárias.

 

Estamos falando de investimentos bilhões de reais que crescem ano após ano e não estão sendo efetivos contra os ataques mais óbvios ao sistema financeiro nacional.

 

O artigo “Homem é preso após desviar R$ 106 milhões com dados de gerentes de banco” (https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/ma/homem-e-preso-apos-desviar-r-106-milhoes-com-dados-de-gerentes-de-banco/, acessado em 06/08/2025) revelou mais um caso em que os malfeitores usaram as credenciais de um funcionário (neste caso dois gerentes de uma agência bancária) para fazer transferências fraudulentas.

 

No começo de julho de 2025, um golpista transferiu mais de 500 milhões de reais dos bancos usando a senha de um funcionário da empresa C&M Software.

 

Na Febraban Tech de 2025 um painel discutiu a importância da força de trabalho para a cibersegurança.

 

Infelizmente ainda não foi percebido pelo mercado que a força de trabalho que deve estar envolvida com a cibersegurança não é apenas os colaboradores da organização de tecnologia.

 

É o fator humano, ou seja, todos os funcionários formando um pilar robusto e coeso da estrutura da segurança digital do banco. Atualmente, temos diversos buracos na cibersegurança começando nas senhas.

 

As senhas mais usadas no Brasil são "123456", "123456789" e "brasil", ou em outras palavras, muitos funcionários das empresas não dão a mínima bola para a segurança digital e para as consequências dos ataques.

 

É comum encontrar no mercado nacional, casos de carteiradas de diretores, presidentes, gerentes etc. exigindo atendimento prioritário para assuntos banais ou para trocas de senhas impedindo assim o trabalho da central de atendimento em questões mais importantes de segurança.

 

Também é comum encontrar situações em que os clientes relataram problemas de segurança e eles foram completamente ignorados pelas organizações.

 

Não adianta nada investir anualmente e de forma crescente bilhões de reais em soluções de segurança digital e investir pouco ou nada em treinamentos e mecanismos de seleção e recrutamento de funcionários.

 

Os fatos recentes e mais antigos revelam que é o fator humano o grande responsável pelas falhas de segurança, desvios de dinheiro etc.

 

Baixos salários tornam viável  a compra de credenciais pelos criminosos por valores insignificantes em relação ao potencial de desvio de dinheiro.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Golpes digitais

Recentes pesquisas e estudos revelaram o panorama dos golpes digitais no Brasil (em seis anos, os registros de estelionatos cresceram mais de 400%, em 2024, foram mais de dois milhões de golpes, a cada oito segundos, um brasileiro sofre a tentativa de um gole digital, prejuízo de cerca de 190 bilhões de reais entre julho de 2023 e junho de 2024).

 

É muita coisa para um país como o Brasil, pois são raros os setores da economia nacional que tem faturamento anual acima de 180 bilhões de reais.

 

Artigos como “Brasil virou paraíso dos golpes digitais; saiba como se proteger” (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2025/07/brasil-virou-paraiso-dos-golpes-digitais-saiba-como-se-proteger.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 28/07/2025), “Brasil tem 2,2 milhões de golpes e bate recorde, mesmo com queda de roubos de celular” (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/07/brasil-tem-21-milhoes-de-golpes-e-bate-recorde-mesmo-com-queda-de-roubos-de-celular.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo) e “Golpe da maquininha se espalha pelo país e já causou prejuízo de R$ 4,8 bilhões” (https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/07/27/golpe-da-maquininha-se-espalha-pelo-pais-e-ja-causou-prejuizo-de-r-48-bilhoes.ghtml) estão sendo publicados diariamente.

 

Pessoas de elevado nível de conhecimento estão sendo atacadas como o descrito no artigo “No dia 1º de abril, quase caí no golpe do falso advogado” (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2025/04/no-dia-1o-de-abril-quase-cai-no-golpe-do-falso-advogado.shtml). Algumas caíram nos golpes e outras não.

 

O VII CONGRESSO DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA, PROTEÇÃO DE DADOS E GOVERNANÇA DE IA da Fiesp (https://hotsite.fiesp.com.br/segurancacibernetica/2025/) vai enfatizar a importância da educação digital como ferramenta contra os golpistas.

 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Valor da Tecnologia

Na postagem “Valor da Tecnologia” de 2 de outubro de 2023 (https://itgovrm.blogspot.com/2023/10/valor-da-tecnologia.html, acessado em 23/07/2025) foi afirmado que a tecnologia de informações e comunicações permitiu no caso de uma fazenda no Mato Grosso um ganho extra de cerca de 330 reais por hectare no agronegócio.

 

Em 2025, foi revelado que esta mesma fazenda alcançou a marca de 25% de redução no consumo de diesel (TIM investe no agro e quer chegar a 26 milhões de hectares conectados, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/07/tim-investe-no-agro-e-quer-chegar-a-26-milhoes-de-hectares-conectados.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo).

 

No artigo “A produção de soja do Brasil vai chegar a 300 sacas por hectare” (https://www1.folha.uol.com.br/colunas/vaivem/2025/07/a-producao-de-soja-do-brasil-vai-chegar-a-300-sacas-por-hectare.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo), o cientista Tuneo Sediyama afirmou que o Brasil alcançará a produtividade 300 sacas de soja por hectare se intensificar o uso de drones, robótica e inteligência artificial nas fazendas.

 

É evidente, que a tecnologia física (software e hardware) precisa da tecnologia social (capital intelectual) para alavancar a geração de valor agregado pelas soluções de tecnologia de informações.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Fator humano na cibersegurança

O Hiago Kin, afirmou que a "ameaça interna" (fator humano) consegue contornar a maioria das proteções técnicas de cibersegurança e de monitoramento da segurança digital (Como aparelho permitiu ataque hacker que roubou R$ 100 milhões de banco, https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/07/12/usb-ataque-hacker-100-milhoes-banco.htm, acessado em 16/07/2025).

 

Apesar de ser amplamente conhecido o efeito do fator humano, ou seja, comportamento das pessoas, na cibersegurança, ele vem sendo desprezado há muito tempo no Brasil.

 

É comum o caso em que a central de serviços entregou uma senha “poderosa” para um golpista que fingiu ser um executivo da empresa. A falta de preparo da mão de obra nacional em relação a segurança digital é gritante.

 

Apenas recentemente tivemos os casos do Grupo Jorge Batista (Hackers dão prazo final: prejuízo do Grupo Jorge Batista já passa dos R$ 400 milhões, https://lupa1.com.br/blogs/ponto-de-ruptura/hackers-dao-prazo-final-prejuizo-do-grupo-jorge-batista-ja-passa-dos-r-400-milhoes-58040.html), da C&M Software (Hackers atacam empresa de software bancário e prejuízo passa de R$ 1 bi, https://economia.uol.com.br/colunas/mariana-barbosa/2025/07/02/hackers-atacam-empresa-de-software-bancario-e-prejuizo-passa-de-r-1-bi.htm), da biometria facial (Fraude com biometria facial atinge aposentados no Brasil, https://olhardigital.com.br/2025/07/02/seguranca/fraude-com-biometria-facial-atinge-aposentados-no-brasil/) e do Banco da Amazônia (Como aparelho permitiu ataque hacker que roubou R$ 100 milhões de banco, https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/07/12/usb-ataque-hacker-100-milhoes-banco.htm).

 

Em todos estes casos, as falhas de conhecimento e de análise do fator humano viabilizaram o sucesso dos ataques digitais. Recentemente a justiça federal alertou sobre a enorme taxa de crescimento do golpe do advogado falso.

 

Pessoas bem instruídas vão perceber que estão recebendo uma tentativa de ataque pela similaridade do modo operante do criminoso em relação aos casos conhecidos e divulgados.

O mesmo ocorrerá nas empresas quando elas perceberem que o combate a engenharia social usada pelos golpistas passa pelo treinamento constante da mão de obra em relação aos golpes conhecidos.

 

O Brasil está entregando bilhões de reais para os criminosos por falhas no gerenciamento do capital intelectual (Prejuízo com golpe financeiro subiu a mais de R$ 10 bi ano passado, diz Febraban - Perdas foram de R$ 8,6 bi em 2023; dados reúnem fraudes contra setor bancário, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/03/prejuizo-com-golpe-financeiro-subiu-a-mais-de-r-10-bi-ano-passado-diz-febraban.shtml).

 

 

terça-feira, 8 de julho de 2025

Quesito governança zero. Nota zero

Quem no juízo perfeito entrega a chave do cofre dos bilhões de reais para um funcionário terceirizado?

 

As falhas da cibersegurança no Brasil já ultrapassaram a casa de bilhão de reais e novas falhas de grande monta monetária estão acontecendo com explicações pífias.

 

Como um funcionário terceirizado tem uma credencial que permite movimentar centenas de milhões de reais?

 

A empresa C&M não usa um protocolo que exige assinaturas de pessoas diferentes para completar transações de centenas de milhões de reais?

 

É uma prática básica de governança.

 

Apenas um fator de autenticação é necessário para acessar uma credencial que movimenta centenas de milhões de reais?

 

Não existe nenhum tipo biometria para impedir que uma outra pessoa acesse a conta?

 

Não existe token de hardware ou virtual para certificar o acesso em uma conta que movimenta centenas de milhões de reais?

 

Componentes elementares e primários de cibersegurança não fazem parte do dia a dia da empresa C&M?

 

O sistema não alerta e bloqueia as ações fora do normal realizadas de madrugada?

 

Quais são os parâmetros de segurança digital adotados pelo Banco Central nas auditorias?

 

Quais são os padrões de segurança digital e de governança exigidos pelo Banco Central para empresas como a C&M?

 

Temos muitas perguntas e poucas respostas para o roubo digital histórico.

 

Pelo visto, a cibersegurança e as boas praticas de governança estão sendo ignoradas pelo sistema financeiro nacional.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Falhas do Reconhecimento Facial: Limites Tecnológicos, Éticos e sociais

O reconhecimento facial é capaz de identificar as pessoas a partir dos seus traços faciais e é uma ferramenta amplamente utilizada em segurança pública, controle de acesso, sistemas bancários etc.

 

O crescimento desordenado e desestruturado do uso da tecnologia no Brasil evidenciou as suas limitações e gerou graves impactos éticos e sociais.

 

Foi revelado que entregador ficou impedido de trabalhar causa de um erro no reconhecimento facial (Reconhecimento facial se amplia no trabalho; entenda regras, https://www1.folha.uol.com.br/tec/2025/06/reconhecimento-facial-se-amplia-no-trabalho-entenda-regras.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo, acessado em 02/07/2025).

 

No mesmo artigo, foi afirmado que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região decidiu que a plataforma deve indenizar o entregador R$ 60 mil.

 

Limitações de precisão

 

O desempenho das tecnologias de reconhecimento facial varia em função das condições ambientais, da qualidade das imagens, dos ângulos do rosto e das expressões faciais.

 

Os sistemas de reconhecimento facial em geral falham quando a iluminação é insuficiente ou excessiva, quando as mudanças na posição da cabeça ou expressões faciais reduzem a precisão do reconhecimento, quando o algoritmo é de baixa qualidade, quando são utilizadas câmeras de baixa qualidade ou resolução que distorcem as imagens, quando a pessoa usou óculos, chapéus, máscaras etc.

 

As limitações geram falsos positivos (quando uma pessoa é identificada erradamente como outra) e falsos negativos (quando o sistema falha em reconhecer alguém que deveria ser identificado).

 

Viés dos algorítmicos

As pesquisas revelaram que os sistemas são treinados com preponderância de imagens de pessoas brancas e por isto, a taxa de erro na identificação de pessoas negras, asiáticas e outras origens é elevada.

 

A falta de diversidade da base de dados utilizada no processo de treinamento do sistema, impede que o algoritmo reconheça os rostos de minorias raciais, de gênero e idade.

 

O impacto social da falta de diversidade da base de dados é a exclusão e constrangimento público de pessoas das minorias.

 

Foi revelado que uma funcionária abriu processo na justiça trabalhista afirmando que quando estava grávida ela teve problemas para registrar o seu horário por meio de reconhecimento facial em diversas ocasiões. Os registros revelam que o sistema apresentou falhas estruturais e por isto a demissão dela por faltas é incorreta.

 

Privacidade

 

O crescimento desordenado do reconhecimento facial no Brasil gerou preocupações sobre a privacidade das pessoas e sobre a possibilidade de vigilância em massa.

 

As bases de dados com rostos e informações sensíveis podem ser alvo de ataques cibernéticos, vazamentos ou uso indevido por terceiros.

 

Questões Legais

 

O reconhecimento facial precisa de uma legislação específicas para regulamentar o seu uso, para proteger os dados biométricos e para proteger os direitos das pessoas identificadas incorretamente.

 

Uma vez vazados, dados biométricos não podem ser “desvazados” ou seja, estão sendo criados limites inadequados sobre o controle das pessoas sobre as suas informações.

 

Impactos sociais

 

O reconhecimento facial pode provocar mudanças comportamentais, pois a possibilidade de ser vigiado é capaz de gerar ansiedade e falta de liberdade individual.

O conhecimento da vigilância reduz a espontaneidade das pessoas, o nível de confiança nas instituições (falhas e abusos no uso da tecnologia) e a marginalização de grupos sociais.

 

Soluções

 

O reconhecimento facial é útil quando ele implementado de forma correta, ética, transparente e responsável através de avaliações contínuas para identificar e corrigir as falhas, de leis específicas que protejam a privacidade e exijam o consentimento, de informar claramente sobre o funcionamento, riscos e limites, do uso de mecanismos que permitam as pessoas consultar, corrigir e excluir os seus dados biométricos.

 

Futuro

 

O futuro do reconhecimento facial depende de uma abordagem ética, transparente e coletiva, que coloque o fator humano no centro de todas as escolhas.