terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Consequências do ransomware

As pesquisas estão revelando os  efeitos dos ataques de ransomware nas empresas, funcionários, consumidores, fornecedores, sociedade e economia.

 

Atualmente diversas organizações e seus funcionários estão enfrentando os danos diretos de médio e longo prazo da perda de dados e reputação.

 

Na dimensão dos danos indiretos as empresas, clientes e fornecedores estão sofrendo graves prejuízos com as perdas de dados e reputação.

 

Existem diversos casos de tratamentos de saúde interrompidos por causa da perda de dados e reputação.

 

Na dimensão da sociedade e economia, a perda de dados e reputação está minando a confiança das pessoas na capacidade do estado em fornecer os serviços básicos.

 

Na dimensão da infraestrutura da arquitetura de TI, as empresas vítimas um ataque de ransomware sofreram danos físicos e digitais em termos dos dados e sistemas.

 

A criptografia de dados pelo ransomware causou perdas devastadoras (milhões de dólares) nos casos em que o sistema de backup foi atacado.

 

Nestes casos, a operação da organização voltou para o lápis e o papel, pois o ataque de ransomware impediu o correto funcionamento dos sistemas de controle de incêndio, das portas etc.

 

Em geral, a resposta contra um ransomware afeta o negócio da empresa porque é preciso isolar por dias ou semanas uma parte da infraestrutura de tecnologia executar as ações de correção e recuperação.

 

Na dimensão financeira, um ataque de ransomware custa o pagamento do resgate, a perda financeira da indisponibilidade causada pelo incidente, o custo para recuperar os sistemas e o custo das oportunidades.

 

A maior parte dos danos financeiros causados por um ataque de ransomware que não são cobertos pelas apólices de seguro, pois em diversos casos é preciso contratar especialistas externos caros para ajudar na resposta ao incidente.

 

Em vários casos, o custo do especialista externo foi maior que o valor do pagamento do resgate, pois o custo de advogados e relações públicas é bastante elevado em incidentes complexos.

 

A dimensão reputacional é uma preocupação para as organizações que são vítimas de um ataque de ransomware, pois a divulgação do incidente na mídia pode fazer com que os clientes ou fornecedores entendam que a empresa é incapaz de fornecer os seus produtos e serviços.

 

Diversos especialistas em comunicação e advogados afirmam que o dano reputacional é grave quando o atendimento ao cliente é interrompido ou quando ocorre vazamento de dados.

 

Na dimensão dos recursos humanos, um ataque de ransomware causa um dano intenso na equipe de profissionais, por causa das preocupações financeiras, aumento da jornada diária de trabalho extremamente longas e negociação com os malfeitores.

 

A equipe de tecnologia sofre um dano psicológico intenso, pois ela compreende com mais detalhe a gravidade do incidente.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Transformação Digital

A transformação digital é uma grande oportunidade para que as empresas alcancem um patamar elevado de sucesso, pois as tecnologias habilitam ganhos expressivos de produtividade, de eficiência, de inovação, de nível de satisfação dos clientes e colaboradores, de sustentabilidade e de responsabilidade social.

 

A empresa XOK Arquitetos & Associados que é uma firma de arquitetura que atua há mais de vinte anos no mercado brasileiro está investindo na transformação digital para desenvolver projetos inovadores, sustentáveis e personalizados capazes de endereçar as necessidades e expectativas dos clientes.

 

A empresa utiliza softwares de modelagem 3D, realidade aumentada, inteligência artificial e big data para desenvolver projetos mais precisos, criativos e eficientes.

 

O principal objetivo da XOK Arquitetos & Associados em relação as tecnologias digitais é o desenvolvimento de uma plataforma que permita a visualização, simulação e testes dos projetos antes da sua execução.

 

A plataforma digital também é usada no processo de comunicação com os clientes, fornecedores e parceiros, ou seja, o acompanhamento da execução dos projetos, o envio de feedbacks e a resolução de problemas é catapultada para um outro nível de velocidade e qualidade.

 

A firma também está investindo fortemente na capacitação dos colaboradores, através de cursos e treinamentos sobre as tecnologias e as melhores práticas do mercado.

 

A transformação digital habilitou o aumento da competitividade, o nível de satisfação dos clientes e o grau de reconhecimento da XOK Arquitetos & Associados no mercado.

 

A transformação digital possibilitou ganhos de produtividade quase de 70% pela eliminação dos retrabalhos e automatização dos processos. Fonte: Jornada de Transformação Digital: XOK Arquitetos & Associados, https://www.youtube.com/watch?v=q7XM9ZzpBjw, acessado em 23/01/2024.

 

A XOK Arquitetos & Associados usa a tecnologia big data para analisar tanto as tendências do mercado, quanto as preferências dos clientes, quanto as iniciativas dos concorrentes.

 

A tecnologia big data permite que a empresa identifique as oportunidades, os desafios, as soluções de cada projeto com otimização dos recursos, do custo, do prazo e com aumento da rentabilidade e qualidade.

 

Exemplos de transformação digital no Brasil

 

A transformação digital é um processo de uso de tecnologias digitais para melhorar o resultado do negócio, para aumentar a eficiência operacional, para produzir inovações e para criar uma experiência diferenciada para os clientes.

No Brasil, as empresas enfrentam diariamente grandes desafios econômicos, políticos e sociais e por isto, as firmas estão desenvolvendo iniciativas de transformação digital para acelerar a jornada para o lucro superior.

 

O Banco Original foi um dos primeiros bancos que ofereceram serviços totalmente digitais. Desde 2016, o banco permite que os clientes abram contas, realizem transações, solicitem cartões, empréstimos, investimentos etc. pelo aplicativo ou site.

 

O banco usa a inteligência artificial, a biometria facial e a análise analítica de dados para oferecer soluções personalizadas, seguras e ágeis aos seus milhões de clientes.

 

Diversas redes de farmácias criaram um programa de benefícios que utiliza um sistema de inteligência artificial para analisar o perfil de compra dos clientes e oferecer descontos customizados.

 

O aplicativo disponibilizado permite que os clientes consultem os preços dos medicamentos, localizem as farmácias mais próximas e acumulem pontos para descontos posteriores.

 

O Banco Votorantim que atua no atacado e varejo nacional e internacional criou uma plataforma digital para endereçar as necessidades dos clientes e para oferecer crédito pessoal, financiamento de veículos, cartões de crédito e investimentos. A plataforma usa as tecnologias de chatbot, assistente virtual, biometria, reconhecimento facial, inteligência artificial etc.

 

As centrais de atendimento estão usando as soluções de relacionamento com os clientes para proporcionar um atendimento mais rápido, eficiente e satisfatório dos consumidores.

 

As centrais utilizam as tecnologias de inteligência artificial, chatbot, voz sobre IP, omni-channel e analytics para entender o comportamento e as preferências dos clientes e para melhorar as estratégias de negócio.

 

A Intelligenti criou um ecossistema de soluções para a área jurídica baseado na inteligência artificial. A empresa desenvolveu robôs que automatizam a elaboração de peças processuais, que verificam a qualidade e a coerência dos documentos jurídicos e buscam informações nas bases de dados jurídicas.

 

As empresas de gestão de frotas (caminhões, ônibus, aviões etc.) estão usando as soluções de internet das coisas para coletar dados em tempo real sobre o desempenho, consumo, localização e a manutenção dos veículos.

 

A firmas de gestão de frotas estão utilizando as tecnologias de inteligência artificial para analisar os dados capturados e gerar relatórios e alertas para a tomada de decisão dos gestores.

 

As empresas estão usando as plataformas de recrutamento digital para atrair, selecionar e contratar os talentos de forma mais ágil, eficaz e econômica. A inteligência artificial está sendo utilizada para fazer o “casamento” entre os candidatos e as vagas.

 

A Magazine Luiza é um excelente exemplo de transformação digital no varejo, ela investiu pesadamente na integração entre os canais online e off-line, na criação de um “marketplace”, na oferta de serviços financeiros digitais e na utilização de inteligência artificial e chatbot para atender os clientes.