De que adianta ter o melhor e mais moderno canal de comunicação com os seus clientes e usuários se o seu sistema operacional é falho?
Por causa
da pandemia muitas pessoas passaram a fazer compras, pagamentos e transações
pela internet.
Em alguns
casos, existem vantagens óbvias. A experiência do usuário na compra presencial
nos supermercados é bastante prejudicada por causa do pagamento no caixa.
Os
supermercados trabalham com poucos caixas e os clientes precisam perder seu
tempo em uma longa espera na fila.
Como
tempo é dinheiro, a espera é um gasto inútil para os clientes presenciais de
supermercado.
O mesmo
fenômeno ocorre nas farmácias.
Muitas
pessoas migraram para o comércio eletrônico por causa da longa espera para o
pagamento nas filas.
Praticamente
todos os portais têm um assistente virtual, canais de comunicação com
atendentes, inteligência virtual etc. etc. etc.
Quando
buscamos um produto no portal, recebemos de volta uma lista com várias opções
de preços, tamanhos, fabricantes etc.
É
surpreendente constatar que na lista aparecem diversos produtos que estão
indisponíveis.
Se não
está disponível então porque apresentar para o cliente?
Toda a
modernidade é perdida por causa de uma falha operacional da empresa. Foram várias
vezes em que eu escolhi um produto e na hora de fechar o carrinho aparece
mensagem produto indisponível.
Uma outra
experiência frustrante ocorreu quando troquei de computador e fui usar o
internet banking do banco.
A
primeira frustração foi que era preciso fazer novamente todo o processo de
validação porque o sistema faz a validação do computador e não do correntista.
São
várias etapas no computador e no caixa eletrônico para fazer a validação e
poder usar o internet banking.
Eu fui
derrubado logo na primeira etapa. Depois de solicitar a habilitação do
computador recebi por SMS um código.
Entrei
com o código no computador e recebo de volta a mensagem operação não realizado
favor ir para um terminal de autoatendimento.
A
mensagem não dizia mais nada, ou seja, vou ao terminal e faço o que?
Não
adianta comprar o mais moderno sistema de comunicação com o cliente se o sistema
operacional da empresa tem falhas elementares.
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