quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Comunicação

De que adianta ter o melhor e mais moderno canal de comunicação com os seus clientes e usuários se o seu sistema operacional é falho?

 

Por causa da pandemia muitas pessoas passaram a fazer compras, pagamentos e transações pela internet.

 

Em alguns casos, existem vantagens óbvias. A experiência do usuário na compra presencial nos supermercados é bastante prejudicada por causa do pagamento no caixa.

 

Os supermercados trabalham com poucos caixas e os clientes precisam perder seu tempo em uma longa espera na fila.

 

Como tempo é dinheiro, a espera é um gasto inútil para os clientes presenciais de supermercado.

 

O mesmo fenômeno ocorre nas farmácias.

 

Muitas pessoas migraram para o comércio eletrônico por causa da longa espera para o pagamento nas filas.

 

Praticamente todos os portais têm um assistente virtual, canais de comunicação com atendentes, inteligência virtual etc. etc. etc.

 

Quando buscamos um produto no portal, recebemos de volta uma lista com várias opções de preços, tamanhos, fabricantes etc.

 

É surpreendente constatar que na lista aparecem diversos produtos que estão indisponíveis.

 

Se não está disponível então porque apresentar para o cliente?

 

Toda a modernidade é perdida por causa de uma falha operacional da empresa. Foram várias vezes em que eu escolhi um produto e na hora de fechar o carrinho aparece mensagem produto indisponível.

 

Uma outra experiência frustrante ocorreu quando troquei de computador e fui usar o internet banking do banco.

 

A primeira frustração foi que era preciso fazer novamente todo o processo de validação porque o sistema faz a validação do computador e não do correntista.

 

São várias etapas no computador e no caixa eletrônico para fazer a validação e poder usar o internet banking.

 

Eu fui derrubado logo na primeira etapa. Depois de solicitar a habilitação do computador recebi por SMS um código.

 

Entrei com o código no computador e recebo de volta a mensagem operação não realizado favor ir para um terminal de autoatendimento.

 

A mensagem não dizia mais nada, ou seja, vou ao terminal e faço o que?

 

Não adianta comprar o mais moderno sistema de comunicação com o cliente se o sistema operacional da empresa tem falhas elementares.

 

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