terça-feira, 8 de novembro de 2022

Valor agregado de TI

Ainda existe muita controvérsia sobre como calcular o valor agregado gerado pela organização de Tecnologia de Informações e Comunicações (TI ou TIC).

 

Muitos fornecedores de serviços de TI usam parâmetros técnicos imponderáveis na demonstração dos resultados que eles entregaram para os clientes.

 

Um provedor de serviços de segurança digital que usa a quantidade de atualizações ou parâmetros do firewall para demonstrar o valor agregado ao negócio está enganando a si próprio e ao cliente.

 

Os parâmetros técnicos como os citados anteriormente não têm a capacidade de revelar o valor gerado para o cliente, porque eles estão fracamente conectados com a sua estratégia empresarial.

 

O valor gerado por TI está diretamente relacionado com o retorno do investimento, ou seja, a contribuição do provedor de serviços para a geração de lucro do negócio.

 

É impossível associar quantidade de atualizações ou parâmetros do firewall com o resultado do negócio do cliente.

 

Infelizmente ainda existem os que acham que as informações sobre o desempenho futuro dos computadores do cliente são um valor agregado do serviço oferecido.

 

Por mais importante que a informação seja, ela é incapaz de oferecer um valor concreto do retorno do investimento da modernização dos equipamentos.

 

Fornecedores de serviços que realmente querem tratar de valor agregado de TI tratam da disponibilidade e da previsibilidade do serviço oferecido.

 

Uma entrega de disponibilidade e previsibilidade Six Sigma significa elevada capacidade de previsibilidade do fornecedor, ou em outras palavras, elevada confiabilidade.

 

Apenas neste momento é possível calcular o retorno do investimento, porque a previsibilidade permite a associação da disponibilidade com o negócio do cliente.

 

Achar que entregar uma papelada enorme de parâmetros técnicos para os clientes é adicionar valor é enganar a si mesmo e aos clientes.

 

Os mercadores das falácias usam e abusam de táticas diversionistas para tirar o foco de atenção dos clientes.

 

Na prática, a maioria dos provedores de serviços fracassam nesta empreitada e viram empresas moribundas de resultados medíocres.

 

O que os clientes querem e precisam dos fornecedores de serviços é previsibilidade nas entregas.

 

Um bom fornecedor não fica enchendo linguiça com ar para evitar falar do seu desempenho passado e futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário