quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Valor é incompreendido?

Já vi muita coisa na vida, mas é a primeira vez que vejo uma conversa virtual em que uma parte pergunta e responde pela outra parte.

 

Muitas ainda confundem o “eu não sei fazer” com o “é impossível de ser feito”. É um processo de soberba em que a falta de capacidade e habilidade é justificada pela impossibilidade.

 

Varias empresas prestadoras de serviços morreram diante da competição das empresas que sabem fazer. Estamos vendo tal processo em andamento no setor de TV à cabo em que as operadoras mais qualificadas estão conquistando uma fatia cada vez maior do mercado brasileiro.

 

Achar que a maioria dos clientes não sabem o que querem é uma falácia sem precedentes. Os clientes sabem perfeitamente o que querem. Eles apenas não encontram o que eles querem no mercado.

 

Este é o motivo da elevada rotatividade dos fornecedores de serviços de TI no Brasil. Quando é dito que falta maturidade aos compradores, o que realmente está sendo dito é quando a minha empresa tiver que competir com gente que realmente sabe fazer o trabalho eu vou quebrar.

 

Podemos facilmente perceber o resultado de tal linha de pensamento analisando o mercado brasileiro nos últimos 30 anos. Empresas dominantes quebraram, firmas brasileiras foram compradas e organizações incompetentes quebraram.

 

Confundir a distorção das informações com fatores concorrenciais é uma forma de criar uma realidade paralela inexistente. Uma grande parte dos escritórios de advocacia, arquitetura, lojas, supermercados etc. já desistiram de fornecedores de serviços desqualificados e migraram para a nuvem da Amazon.

 

Ironias e auto entrevistas são engraçadas, mas não geram dinheiro. Basta consultar a internet para perceber a enorme quantidade de empresas nacionais de serviços que fecham anualmente.

 

Tanto a afirmação sobre a falta de maturidade do mercado, quanto a afirmação que a maioria dos clientes não sabem o que querem são verdadeiras apenas na realidade paralela criada pelos mercadores.

 

A riqueza brasileira é formada pelos geradores de PIB, estamos falando de entidades e organizações que geram dinheiro para o país e criam condições para reduzir a pobreza.

 

Estas entidades sabem o que querem e formam a maioria do mercado.

 

Atualmente, a maioria dos brasileiros já experimentou serviços de comunicações de todos os fornecedores. Muitos dos geradores do PIB trabalham com fornecedores internacionais porque eles fornecem previsibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário