Já vi muita coisa na vida, mas é a primeira vez que vejo uma conversa virtual em que uma parte pergunta e responde pela outra parte.
Muitas ainda
confundem o “eu não sei fazer” com o “é impossível de ser feito”. É um processo
de soberba em que a falta de capacidade e habilidade é justificada pela
impossibilidade.
Varias
empresas prestadoras de serviços morreram diante da competição das empresas que
sabem fazer. Estamos vendo tal processo em andamento no setor de TV à cabo em
que as operadoras mais qualificadas estão conquistando uma fatia cada vez maior
do mercado brasileiro.
Achar que
a maioria dos clientes não sabem o que querem é uma falácia sem precedentes. Os
clientes sabem perfeitamente o que querem. Eles apenas não encontram o que eles
querem no mercado.
Este é o
motivo da elevada rotatividade dos fornecedores de serviços de TI no Brasil. Quando
é dito que falta maturidade aos compradores, o que realmente está sendo dito é quando
a minha empresa tiver que competir com gente que realmente sabe fazer o
trabalho eu vou quebrar.
Podemos
facilmente perceber o resultado de tal linha de pensamento analisando o mercado
brasileiro nos últimos 30 anos. Empresas dominantes quebraram, firmas
brasileiras foram compradas e organizações incompetentes quebraram.
Confundir
a distorção das informações com fatores concorrenciais é uma forma de criar uma
realidade paralela inexistente. Uma grande parte dos escritórios de advocacia, arquitetura,
lojas, supermercados etc. já desistiram de fornecedores de serviços
desqualificados e migraram para a nuvem da Amazon.
Ironias e auto entrevistas são engraçadas, mas não geram dinheiro. Basta consultar a
internet para perceber a enorme quantidade de empresas nacionais de serviços
que fecham anualmente.
Tanto a
afirmação sobre a falta de maturidade do mercado, quanto a afirmação que a
maioria dos clientes não sabem o que querem são verdadeiras apenas na realidade
paralela criada pelos mercadores.
A riqueza
brasileira é formada pelos geradores de PIB, estamos falando de entidades e
organizações que geram dinheiro para o país e criam condições para reduzir a
pobreza.
Estas
entidades sabem o que querem e formam a maioria do mercado.
Atualmente,
a maioria dos brasileiros já experimentou serviços de comunicações de todos os
fornecedores. Muitos dos geradores do PIB trabalham com fornecedores internacionais
porque eles fornecem previsibilidade.
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