quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Gerenciamento de projetos pós inteligência artificial


As tecnologias de Inteligência Artificial estão transformando as atividades diárias do trabalho realizado pelos Gerentes de Projetos. Em outras palavras, estamos falando de ferramentas colaborativas e humanizadas para a execução dos projetos que promovem o engajamento de todos no projeto através das soluções de chatbots inteligentes, reconhecimento de voz e apps móveis.

O aprendizado profundo e a automatização dos processos da Inteligência Artificial mudaram profundamente os estratagemas de gestão de projetos. As funções executadas nas atividades de gerenciamento de projetos estão sendo profundamente alteradas.

A IA é a ferramenta que as corporações adotaram para alcançar o sucesso dos projetos. É nítida a evolução do sucesso. Na dimensão operacional dos projetos, a IA está contribuindo tanto para um forte aumento da produtividade dos processos, como para a melhoria da qualidade das entregas. Com a Inteligência Artificial, os gerentes de projetos não mais precisam gastar o seu tempo na execução das atividades de monitoração do progresso do projeto e de gerenciamento da documentação.

A Inteligência Artificial realiza com maior performance e menor custo as tarefas administrativas. O tempo do gerente de projetos é gasto neste contexto com as tarefas mais estratégicas e criativas e com o planejamento do projeto.

Antes da IA, os gerentes de projetos gastavam muito tempo monitorando o progresso do projeto e gerenciando a documentação. Eles também perdiam muito tempo procurando por padrões, ineficiências e redundâncias nos planos. Todas estas atividades podem ser realizadas com maior velocidade pelos sistemas inteligentes.

Os sistemas baseados no conhecimento usam o aprendizado de máquina e a linguagem natural para criar a documentação. A atualização da documentação consumia mais de trinta por cento do tempo da equipe. O impacto dos sistemas inteligentes na produtividade é muito grande (crescimento entre 30% e 45%).

O processamento em linguagem natural e o aprendizado de máquina são ferramentas que ajudam o gerente de projetos no desenvolvimento de um plano de projeto preciso.

O aprendizado de máquina é realizado após o treinamento da IA usando bases de dados com grande quantidade de informações sobre as atividades executadas nos projetos realizados. Os artefatos associados com o gerenciamento de projetos também são utilizados durante o ciclo de treinamento.

A IA é capaz de ajudar eficazmente o gerente em diversos momentos do gerenciamento de projetos (desenvolvimento do termo de abertura, estimativa de prazos e recursos, acompanhamento da execução do plano de comunicações e identificação e gerenciamento dos riscos).

A maioria das organizações de gerenciamento de projetos será impactada pela aprendizagem de máquina. O principal benefício desta ferramenta é a sua elevada capacidade de encontrar padrões. A IA pode analisar o cronograma das atividades realizadas no passado, identificar padrões de comportamento e avaliar a estimativa de prazos do plano do projeto para encontrar as atividades que podem ser aceleradas.

Os sistemas inteligentes de apoio para a tomada de decisões, exercerão um papel de elevada relevância nas decisões tomadas pelos gerentes. Mais de 70% das organizações de gerenciamento de projetos serão impactadas pelos sistemas inteligentes e autônomos de tomada de decisões.

Como a maioria das decisões são tomadas durante a execução do projeto, os gerentes usarão os modelos preditivos para avaliar as opções e selecionar a alternativa de maior probabilidade de gerar um resultado positivo.

Os algoritmos de aprendizagem máquina são utilizados em conjunto com os sistemas de apoio para a tomada de decisões para encontrar padrões de comportamento e identificar, por exemplo, os recursos das entregas que são ou que não são usados pelos consumidores. Neste caso, a IA ajuda os gerentes a tomada de decisão oferecendo fatos e tendências de comportamento futuro de curto, médio e longo prazo.

Durante o processo de tomada de uma decisão, os sistemas especialistas são usados para oferecer um aconselhamento especializado para os gerentes. Mais de 70% das atividades das organizações de gerenciamento de projetos serão impactadas pelos sistemas especialistas. Estes sistemas inteligentes vão criar automaticamente as árvores de decisão para ajudar os gerentes nas suas escolhas.

Basicamente, estamos falando de um processo onde as ideias dos especialistas sobre um determinado assunto são a entrada da aprendizagem de máquina. A IA encontra os padrões das decisões tomadas pelos especialistas e cria um discernimento baseado nelas, ou seja, ela fornece ao gerente um aconselhamento fundamentado em resultados concretos.

A aprendizagem profunda é uma técnica da aprendizagem de máquina baseada em camadas de aprendizado que impactará mais de 80% das atividades realizadas pela organização de gerenciamento de projetos.

Os algoritmos de previsões avançadas e os modelos de aprendizagem profunda ajudarão os gerentes tanto nos trabalhos de previsão dos esforços necessários para a realização de uma determinada atividade, como no rastreamento do progresso, como no processo de atualização da previsão do progresso. A aprendizagem profunda é usada no processo de evolução do reconhecimento de voz e processamento em linguagem natural.

Os modelos da aprendizagem profunda trabalham com um gigantesco volume de dados, ou seja, quanto maior for o volume de dados disponibilizado pelo gerente do projeto maior será a precisão da resposta do sistema de aprendizagem profunda.

A Robotic Process Automation (RPA) é uma das principais tecnologias usadas nas tarefas administrativas dos gerentes. Praticamente todas as atividades administrativas realizadas pela organização de gerenciamento de projetos serão impactadas pela RPA.

A RPA abre o universo da IA para a organização de gerenciamento de projetos. Ela catapulta o nível de uso dos sistemas inteligentes porque é muito fácil automatizar os sistemas administrativos do escritório de gerenciamento de projetos. Eles não foram automatizados até agora por causa de limitações humanas e da burocracia.

A Robotic Process Automation pode ser usada no processo de pagamento das faturas. Em geral, o processo de pagamento exige a aprovação da fatura e o registro dela no sistema de pagamentos. Todas estas etapas são automatizadas com o uso desta tecnologia.

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