A transformação digital e a economia dos
aplicativos estão presentes em definitivo no dia-a-dia dos brasileiros. A
pergunta que todos deveriam estar fazendo é qual impacto os fenômenos
tecnológicos estão causando no bolso dos brasileiros?
Dentre as milhares de iniciativas em curso eu
vou destacar apenas duas. Elas são genéricas o suficiente para causar impactos
relevantes e são completas para descrever grandes setores da economia.
Carrefour quer
democratizar alimentação saudável, https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/07/01/carrefour-quer-democratizar-alimentacao-saudavel.html,
acessado em 30/10/2019.
Sem gente, sem chaves:
me hospedei no hotel inteligente do Alibaba, https://copyfromchina.blogosfera.uol.com.br/2019/10/23/o-dia-em-que-me-hospedei-no-hotel-de-ai-do-alibaba/
O Carrefour criou uma importante oportunidade
de negócio com a transformação digital da sua operação. A criação da plataforma
Act for Food tem foco empresarial bem direcionado. A empresa está usando o
conhecimento do MasterChef Raul Lemos para criar um mercado de alimentação
saudável.
A inteligência artificial da plataforma vai
acompanhar individualmente cada um dos membros do ecossistema. A assistente virtual
Carina vai entender e analisar os interesses e necessidades individuais para
que os clientes da plataforma e do Carrefour alcancem o sucesso.
Se no primeiro momento a plataforma está focada
em alimentos saudáveis, receitas de dez Reais e comportamentos individuais e
coletivos, no segundo momento da transformação digital a meta será a criação de
um ecossistema focado em hábitos e comportamentos saudáveis. É uma releitura da
geração saúde.
No ecossistema serão agregados produtos e
serviços que habilitam o sucesso do cliente de ter uma vida mais saudável. O
aprendizado das técnicas para o melhor aproveitamento dos alimentos vai
estimular a eliminação das perdas e desperdícios da cadeia alimentar. O bolso
das pessoas será mais saudável. A eliminação das perdas monetárias permitirá
que a plataforma incorpore ofertas complementares. Por exemplo:
·
Descontos
coletivos nos planos de saúde por causa de hábitos saudáveis
·
Uso
de pulseiras inteligentes para controle de pressão ou para evitar determinados
alimentos ou para estimular o consumo de outros tipos de alimentos ou para
escolher receitas mais adequadas
·
Ofertas
de alimentos orgânicos e sustentáveis
·
Receitas
para os pets
·
Descontos
coletivos para usar clubes e academias fora do horário de pico
Enfim, a Inteligência Artificial vai permitir
que o ecossistema venda assinaturas recorrentes de pacotes personalizados de
alimentos conforme as necessidades e objetivos diários de cada um dos moradores
da residência. É uma gigantesca revolução da forma de entregar alimentos no
Brasil. A economia gerada será de dezenas de bilhões de reais.
O caso do robô no hotel é uma outra forma de
transformação digital revolucionária. O uso do reconhecimento facial para a
abertura da porta do quarto, faz com que apenas o hóspede e o robô tenham
acesso ao recinto. Furtos e roubos dentro das dependências do hotel são
eliminados com tal prática, pois o robô é monitorado e gravado em 100% do
tempo. A única variável sem controle neste sistema é o hóspede.
O robô leva todos os pedidos para o quarto e
apenas o hóspede pode abrir o seu compartimento usando o reconhecimento facial.
Todo o atendimento das necessidades dos hóspedes é feito por uma inteligência
artificial e existe desta forma controle fim-a-fim de cada um dos chamados.
Apenas o hóspede finaliza um chamado. Ele sempre usa reconhecimento facial para
validar, aprovar e assinar um atendimento.
É evidente que o banco de dados do
reconhecimento facial estará interligado com o das autoridades públicas.
Criminosos procurados não mais poderão usar motéis e hotéis. O reconhecimento
facial enviará alertas para as autoridades competentes. Esta sistemática favorece
tanto o hotel como as autoridades. Ao assegurar que apenas pessoas honestas tem
acesso ao seu estabelecimento, o hotel aumentará a sua confiabilidade.
O acesso via reconhecimento facial para as
áreas públicas de piscinas, academias, restaurantes e bares garante uma forma
de cobrança justa e de fácil comprovação. Os robôs usados na limpeza das áreas
públicas do hotel e atendimento nos seus restaurantes e bares garantem níveis
elevados de qualidade e repetibilidade.
A economia gerada pelos robôs em termos de
eliminação de perdas, desprecio, roubos, furtos, seguros e mão de obra permite
a recuperação do investimento em aproximadamente oito anos. Como a robotização
inteligente é um atrativo comercial, então é possível que a taxa de ocupação
dos quartos aumente reduzindo mais ainda o tempo de retorno do investimento.
A transformação digital do atendimento não está
relacionada com o uso da tecnologia de bots, agentes inteligentes etc. Ela está
diretamente relacionada com a inteligência do sistema. Em outras palavras o
treinamento da inteligência artificial é o fator crítico de sucesso desta
emocionante empreitada de entregar resultado para o sucesso do cliente.
Conclusões
A transformação digital está viabilizando a
cobrança por uso efetivo. Em outras palavras, ela esticou ao máximo os benefícios
da economia do compartilhamento. Agora não estamos mais falando de diversas
pessoas compartilhando o uso de um determinado ativo, estamos falando das
pessoas pagando apenas pelo que efetivamente usaram do ativo. O custo marginal
unitário caí abruptamente neste modelo de negócio.
As empresas maximizam o seu lucro porque passam
à contar com uma renda recorrente que viabiliza o negócio no médio e longo
prazo. A inflação dos brasileiros também cai com muita força conforme este
formato ganha corpo na sociedade (Alimentos mais baratos contribuem para
deflação de 0,04% em setembro, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/10/queda-no-preco-dos-alimentos-contribui-para-deflacao-de-004-em-setembro.shtml).
Produtos da cesta básica dos brasileiros como, por exemplo, caem de preço pela
eliminação das perdas e desperdícios nos supermercados, feiras etc.
Os Apps e plataformas como Act for Food do Carrefour
demandaram pela criação de um novo sistema de logística e controle de estoque
que elimina as perdas dos alimentos de milhões de reais no Brasil por causa do prazo
vencido. A inteligência artificial automaticamente colocará em oferta os
produtos cujo vencimento está próximo fazendo com que as empresas não registrem
mais estas perdas operacionais. O custo da manipulação e transporte do dinheiro
físico nos caixas dos supermercados é eliminado com a transformação digital. O custo
do seguro do empreendimento também cai fortemente com a digitalização. Como os
ativos estão em alguns poucos armazéns centrais bem protegidos, então não
existem ativos de elevado valor nas lojas físicas e nem nas plataformas
digitais.
Em muitos casos os produtos em armazenados nas
instalações do produtor rural e apenas quando ele é vendido é que o supermercado
é faturado. Todos estes componentes e diversos outros não citados aqui permitem
uma forte redução dos custos operacionais no Brasil. O resultado disto é
redução dos preços e, portanto, é possível afirmar que a transformação digital
vai gerar o colateral de aumentar a renda real do Brasileiro.
O caso a seguir do novo formato para o seguro dos
automóveis permite ver com grande facilidade como será possível oferecer o
mesmo acesso de um produto ou serviço como um preço muito menor. A
transformação digital permite a completa eliminação das imperfeiçoes das
informações. O resultado é a eliminação das ineficiências, perdas e desperdícios.
O bolso do brasileiro agradece.
O André Gregori afirmou
que o será paga uma mensalidade mais uma taxa por rodagem. A inteligência
artificial avaliará a condução do veículo segurado conforme a prudência do
motorista. A taxa por rodagem é dinâmica e será determinada pela forma como a veículo
está sendo conduzido.
Startups eliminam
intermediários e barateiam seguros automotivos, https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2019/10/startups-eliminam-intermediarios-e-barateiam-seguros-automotivos.shtml
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