Depois
de muitas décadas, uma série de acontecimentos e coincidências me trouxeram de
volta para a área de inteligência artificial. Em 2017 eu participei de uma
empreitada fora do comum do contexto brasileiro.
Uma
usina de cana de açúcar estava muito pressionada pelos juros do sistema
financeiro e baixo retorno de investimento resolveu buscar um caminho estável
de longo prazo para sanear as suas finanças e conquistar lucros maiores. Nas
conversas ficou claro que existiam perdas no processo de colheita da cana. Ela
é realizada em cinco partes: (i) corte dos colmos na base, (ii) corte dos
ponteiros, (iii) transporte dos colmos para a colhedora, (iv) retirada das
folhas e (v) picagem (operação opcional). Para maiores detalhes Colheita da
cana para produção de açúcar e etanol (https://www.novacana.com/cana/colheita-da-cana-producao-acucar-etanol/,
acessado em 06/02/2018)
A
usina era bastante automatizada e operava com colhedoras e caminhões de
transbordo. As fotos aqui
e ali
ilustram bem como era realizada a colheita da cana. O caminhão de transbordo
trabalha em sincronismo com a colhedora e deve trafegar em cima da linha da
cana para que os brotos não sejam destruídos. Quando o caminhão ultrapassa a
linha da cana ele destrói os brotos e impacta negativamente o lucro futuro da
usina.
No
período noturno ou dias de baixa iluminação e visibilidade o problema de perda
da produção futura é agravado, pois é muito difícil para o motorista do caminhão
de transbordo dirigir em sincronismo com a colhedora e não pisar e ultrapassar
a linha da cana. É muito comum existirem batidas do caminhão de transbordo com
a colhedora. Não estamos falando de um percurso em linha reta sem obstáculos.
Existem nas plantações aclives e declives. Não é tarefa fácil dirigir tendo de
controlar dinamicamente tantas várias variáveis. Com baixa visibilidade é uma
atividade praticamente impossível.
Para
enfrentar o desafio, o proprietário da usina escolheu a solução de usar
caminhão de transbordo autônomo. O veículo opera via GPS, câmeras de vídeo e
sensores e consegue trabalhar com uma margem de erro de 2,5 cm em relação a
linha da cana. Como ele trabalha em condições de baixa visibilidade extrema
existiram ganhos gigantescos em termos de redução das perdas e aumento da
produtividade. A usina conquistou um forte ganho de produtividade com a
inteligência artificial do caminhão de transbordo autônomo.
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