terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Inteligência artificial - inteligência aumentada - lucro maximizado

Depois de muitas décadas, uma série de acontecimentos e coincidências me trouxeram de volta para a área de inteligência artificial. Em 2017 eu participei de uma empreitada fora do comum do contexto brasileiro.

Uma usina de cana de açúcar estava muito pressionada pelos juros do sistema financeiro e baixo retorno de investimento resolveu buscar um caminho estável de longo prazo para sanear as suas finanças e conquistar lucros maiores. Nas conversas ficou claro que existiam perdas no processo de colheita da cana. Ela é realizada em cinco partes: (i) corte dos colmos na base, (ii) corte dos ponteiros, (iii) transporte dos colmos para a colhedora, (iv) retirada das folhas e (v) picagem (operação opcional). Para maiores detalhes Colheita da cana para produção de açúcar e etanol (https://www.novacana.com/cana/colheita-da-cana-producao-acucar-etanol/, acessado em 06/02/2018)

A usina era bastante automatizada e operava com colhedoras e caminhões de transbordo. As fotos aqui e ali ilustram bem como era realizada a colheita da cana. O caminhão de transbordo trabalha em sincronismo com a colhedora e deve trafegar em cima da linha da cana para que os brotos não sejam destruídos. Quando o caminhão ultrapassa a linha da cana ele destrói os brotos e impacta negativamente o lucro futuro da usina.

No período noturno ou dias de baixa iluminação e visibilidade o problema de perda da produção futura é agravado, pois é muito difícil para o motorista do caminhão de transbordo dirigir em sincronismo com a colhedora e não pisar e ultrapassar a linha da cana. É muito comum existirem batidas do caminhão de transbordo com a colhedora. Não estamos falando de um percurso em linha reta sem obstáculos. Existem nas plantações aclives e declives. Não é tarefa fácil dirigir tendo de controlar dinamicamente tantas várias variáveis. Com baixa visibilidade é uma atividade praticamente impossível.

Para enfrentar o desafio, o proprietário da usina escolheu a solução de usar caminhão de transbordo autônomo. O veículo opera via GPS, câmeras de vídeo e sensores e consegue trabalhar com uma margem de erro de 2,5 cm em relação a linha da cana. Como ele trabalha em condições de baixa visibilidade extrema existiram ganhos gigantescos em termos de redução das perdas e aumento da produtividade. A usina conquistou um forte ganho de produtividade com a inteligência artificial do caminhão de transbordo autônomo.


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