Na
postagem “Espinhos do big data” (“O big data oferece a vantagem da
individualização dos clientes. No entanto, este benefício deveria ser utilizado
pelos gestores para aumentar vendas e não para subir preços conforme o perfil”,
http://itgovrm.blogspot.com.br/2013/10/espinhos-do-big-data.html?showComment=1383171875466&m=1#c631931005
9414619959) publicada em 28 de outubro de 2013 eu afirmei que a
personalização do atendimento seria uma poderosa ferramenta para o varejo.
O
artigo "MP pede indenização do Decolar.com por cobrar mais caro de
brasileiros" (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/02/06/mp-pede-indenizacao-do-decolarcom-por-cobrar-mais-caro-de-brasileiros.htm)
revelou que a agência de turismo decolar.com usava o perfil do consumidor para
cobrar valores diferentes nos hotéis de São Paulo e Rio de janeiro de
brasileiros e estrangeiros. A agência
também bloqueava ofertas conforme a localização do cliente.
A
personalização do atendimento proporcionada pelo big data permite a criação
deste tipo de espinho. No entanto, é preciso destacar que existe um outro lado
desta moeda. Na postagem “Espinhos do big data” eu afirmei que a diferenciação
de preços conforme o perfil do consumidor cria oportunidades de negócios. Por
exemplo, o bloqueio de ofertas por localização é facilmente anulado pelo uso de
filtros de VPN que permitem originar o acesso de um local diferente da
localização física do cliente.
Caso
as denúncias contra a agência sejam verdadeiras, ela criou na realidade um
incentivo para que os consumidores busquem apresentar no ecommerce um perfil
que lhes assegure o menor preço. Não será surpresa se no futuro existir a
comercialização de perfis para o ecommerce caso fiquem comprovadas práticas de
preço conforme o perfil no ecommerce. Da mesma forma que tivemos o escândalo
dos seguidores citar nota em 2018 (Após fraude, famosos perdem 1 mi de
seguidores no Twitter, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/02/1954904-apos-fraude-famosos-perdem-1-mi-de-seguidores-no-twitter.shtml)
teremos em breve no futuro um escândalo sobre perfis de ecommerce.
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