O artigo “Quebrando barreiras etárias” do Edson S. Moraes que é conselheiro empresarial (https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/06/quebrando-barreiras-etarias.shtml, acessado em 12/06/2024) revelou as perdas empresariais causadas pela falta de inclusão de pessoas idosas no processo de desenvolvimento de aplicativos para celular.
Em diversos
momento este blog alertou sobre as perdas corporativas causadas pelo etarismo
na contratação de profissionais de engenharia de desenvolvimento.
O
resultado de tais práticas foi o crescimento exponencial da rejeição pelos
membros do grupo da terceira idade de aplicativos nos celulares, computadores
etc.
Os problemas
de usabilidade dos aplicativos aumentaram sobremaneira o tempo e o dinheiro gastos
no seu desenvolvimento e inibiram a fidelização dos clientes que estão decepcionados
com os serviços entregues.
Os problemas
de usabilidade dos aplicativos bancários que são uma barreira para a sua
utilização estão relacionados com o tamanho da letra, com a lentidão da
resposta, com a complexidade da navegação, com o acionamento involuntário de serviços
e produto, com as opções de customização etc.
Não é difícil
entender que os profissionais mais experientes são capazes de identificar rapidamente
os problemas que estão sendo negligenciados pelos desenvolvedores menos
experientes.
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