quarta-feira, 12 de junho de 2024

Custo do preconceito contra o cabelo branco

O artigo “Quebrando barreiras etárias” do Edson S. Moraes que é conselheiro empresarial (https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/06/quebrando-barreiras-etarias.shtml, acessado em 12/06/2024) revelou as perdas empresariais causadas pela falta de inclusão de pessoas idosas no processo de desenvolvimento de aplicativos para celular.

 

Em diversos momento este blog alertou sobre as perdas corporativas causadas pelo etarismo na contratação de profissionais de engenharia de desenvolvimento.

 

O resultado de tais práticas foi o crescimento exponencial da rejeição pelos membros do grupo da terceira idade de aplicativos nos celulares, computadores etc.

 

Os problemas de usabilidade dos aplicativos aumentaram sobremaneira o tempo e o dinheiro gastos no seu desenvolvimento e inibiram a fidelização dos clientes que estão decepcionados com os serviços entregues.

 

Os problemas de usabilidade dos aplicativos bancários que são uma barreira para a sua utilização estão relacionados com o tamanho da letra, com a lentidão da resposta, com a complexidade da navegação, com o acionamento involuntário de serviços e produto, com as opções de customização etc.

 

Não é difícil entender que os profissionais mais experientes são capazes de identificar rapidamente os problemas que estão sendo negligenciados pelos desenvolvedores menos experientes.

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