quarta-feira, 24 de março de 2021

Os atrasos dos sem lógica

Os seguidores dos mercadores do atraso sempre encontram desculpas para os fracassos. Eles alegam em todos os casos que fatores externos impediram o sucesso dos seus brilhantes planos.

 

Infelizmente estes mercadores são incapazes de enxergar o óbvio, ou seja, que o seu plano é de uma pobreza extrema. O artigo “Unicamp confirma caso de hepatite medicamentosa relacionada ao 'kit Covid'” (https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/03/24/unicamp-confirma-caso-de-hepatite-medicamentosa-relacionada-ao-kit-covid.htm, acessado em 24/03/2021) revelou o custo de seguir as orientações do mercadores das falácias.

 

O resultado medíocre alcançado em diversos segmentos da sociedade brasileira fez com que o PIB per capita do Brasil caísse em média 0,6% ao ano na década entre 2011 e 2020.

 

A comparação do Brasil com o resto do planeta revela que o mundo dos mercadores da capacidade da competência e da honestidade foi para frente e ficou mais rico enquanto o brasileiro ficou mais pobre ano após ano.

 

Seguir os mercadores das falácias dá nisto. Pobreza, pobreza e mais pobreza. Uma grande parte das perdas brasileiras e do chamado custo Brasil está diretamente relacionada com as perdas provocadas pelo gerenciamento do ambiente de tecnologia de informações e comunicações.

 

O Brasil é recordista mundial em vazamentos de dados e em vulnerabilidades de segurança digital. Também é recordista em fraudes por engenharia social em que os criminosos convencem as pessoas para fazer depósitos nas contas deles.

 

Um estimado amigo afirmou que o Service Level Management (SLA) é um estratagema que existe, mas que não pode ser visto. Basta olhar o mundo dos mercadores da competência, capacidade e honestidade que vamos ver os SLAs.

 

O amigo sulista não consegue ver o SLA nos locais em que frequenta porque são raros os casos em que os serviços de TI são definidos corretamente e de forma consistente e lógica.

É fácil encontrar centrais de serviços que definiram o acesso à rede ou desenvolvimento de uma página de internet como um serviço de TI.

 

O mundo do crescimento do PIB per capita definiu, por exemplo, como serviço de TI a emissão de uma nota fiscal. É evidente que neste caso é possível estabelecer um SLA para o serviço. Existe um custo e um benefício claramente definido.

 

Nenhum cliente vai ficar mais feliz ou satisfeito com o produto ou serviço recebido porque recebeu a nota fiscal da sua compra. No entanto, se o consumidor tiver que esperar uma hora para receber a sua nota fiscal ele provavelmente vai desistir da compra.

 

É para isto que o SLA serve. Ele determina as condições para a entrega dos serviços de valor agregado de TI. Pensar em estabelecer um acordo para a experiencia do usuário sem definir corretamente os serviços de TI gera o resultado do PIB per capita brasileiro. Aumento da pobreza de forma consistente e permanente.

 

Os conceitos relacionados com o SLA estão presentes no Brasil desde o começo do século XXI, no entanto as idiossincrasias nacionais impediram que as organizações os adotassem corretamente. São mais de vinte anos jogando no lixo tempo e dinheiro. Não é coincidência que as perdas do PIB ocorram em paralelo com a miséria da central de serviços.

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