As
oportunidades de trabalho aumentam no segmento de saúde pet, que deve fechar o
ano com 13% de crescimento. Fonte: Mercado pet cresce graças a mudanças no
comportamento dos donos de animais de estimação, https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-no-comportamento-dos-donos-de-animais-de-estimacao/, acessado em
09/11/2017.
Segundo
matéria do portal financeiro “The Balance”, de fevereiro de 2017, o mercado
envolvendo produtos para Pets virou tendência em vários países e, desde os anos
2000, o setor passou a ter um crescimento exponencial, movimentando em 2010
mais de 80 bilhões de dólares em plena recessão global. Fonte: O promissor
Mercado Pet, https://www.prismajr.org/mercadopet, acessado em
09/11/2017.
“Em 2015,
o faturamento nominal cresceu 7,8%, chegando a R$ 18 bilhões. Não batemos a
inflação, mas tivemos desempenho bem acima do PIB, que encolheu 3,8% em relação
a 2014. Mesmo com todas as dificuldades atuais, o mercado pet dá sinais de
resistência”, afirma.
Fonte: Segundo dados do IBGE, País tem 132,4 milhões de animais de estimação.
em 2015 a atividade movimentou R$ 18 bilhões, http://economia.estadao.com.br/blogs/sua-oportunidade/mercado-pet-resiste-e-mostra-ser-opcao-para-empreender/, acessado em
09/11/2017.
O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de
pets. Os mercado de animais de estimação movimentou cerca de 25 bilhões de reais,
pois mais de 50 milhões de lares brasileiros possuem um bichinho (TV para
cachorros chega ao Brasil sem jazz, Metallica e cor vermelha, http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/tv-para-cachorros-chega-ao-brasil-sem-jazz-metallica-e-cor-vermelha--17457, acessado em
09/11/2017). O mercado nacional cresceu em 2016 6% em relação a 2015.
O primeiro mercado mundial é o dos Estados Unidos.
Se considerarmos a renda per capita do brasileiro é surpreendente o tamanho do
nosso mercado pet. Se olharmos para o lado da solidariedade o número não chega
a ser surpreendente. Muitos brasileiros adotam pets abandonados nas ruas. Nos
últimos cinco anos o investimento empresarial e pessoal no mercado de pets é
muito maior que o investimento médio da economia nacional. Surgiram redes
gigantescas como a Cobasi e a Petz.
Apesar da enorme fatia de mercado abocanhada
pelas grandes redes do mercado pet, existe ainda um grande vazio de mercado
derivado do processo de humanização dos pets. Este vazio dificilmente será
ocupado pelas grandes redes varejistas, pois os tutores dos pets desejam
contratar serviços personalizados (Tratam os pets como parte da família: metade
dos donos de cães diz ter relação de pai e filho com o animal, o que explica o
alto investimento em saúde animal, https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-no-comportamento-dos-donos-de-animais-de-estimacao/).
O mercado de serviços pata os bichinhos é formado
por diversos componentes. A lista é encabeçada pelos serviços de banho, tosa e
corte e tratamento de unha. O tutor quer o seu pet bem tratado e por isto
analisa a reação do seu bichinho em todos os momentos do atendimento. É
evidente que o tutor deseja ver o seu pet fazendo festa para o tratador.
O segundo componente da lista é o serviço de
passeio. Muitos tutores trabalham e contrataram profissionais para passearem
com os seus pets. Também é um caso onde os tutores querem analisar cada um dos
momentos do atendimento. A reação do pet em relação ao passeador é um fator
decisivo para a manutenção do profissional.
Nós dois casos existe um claro mercado para
produtos que permitam a monitoração de como está sendo realizado o atendimento
e das reações do pet (batimentos cardíacos por exemplo). Soluções de roupas que
combinem monitoração das reações do pet e permitam o acompanhamento do que está
sendo realizado são desejadas pelos tutores dos bichinhos.
O terceiro componente da lista de serviços são
os veterinários para cuidar de forma preventiva e corretiva da saúde dos pets.
Existe uma quase unanimidade dos tutores em preferir profissionais também
tutores de pets nestes três itens acima.
Isto significa que existe um enorme desafio
para a contratação e retenção de recursos humanos nestes pequenos
empreendimentos comerciais. O mercado real é do bom atendimento. Não é um
mercado de surpreender o cliente com brindes e assemelhados. A renda elevada
dos tutores faz com que eles valorizem mais um miado ou latido de felicidade
dos seus pets do que qualquer brinde oferecido. Mais ainda, os tutores buscam
previsibilidade do atendimento, ou seja, atendimento perfeito sempre.
Não existe espaço para falhas de comportamento
dos colaboradores e nem para desculpas. A tecnologia deve ser usada para
registrar os desejos dos tutores e para manter a equipe (inclusive os novos
funcionários) informada sobre como atender de forma personalizada cada um dos
pets e tutores. É importante destacar neste ponto que um pet pode ter mais de
um tutor. Em outras palavras, o sistema deve registrar as preferências de cada
um dos tutores em relação ao pet.
Não é difícil perceber que existe enorme espaço
no mercado nacional para produtos e serviços fora do escopo essencial para os
pets. O novo canal de televisão para os pets (TV para cachorros chega ao Brasil
sem jazz, Metallica e cor vermelha, http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/tv-para-cachorros-chega-ao-brasil-sem-jazz-metallica-e-cor-vermelha--17457) mostra que os tutores
querem que os seus protegidos tenham um nível de conforto elevado quando eles
estão sozinhos em casa. O canal oferece conteúdo agradável e calmante para os pets.
O mercado de roupas e brinquedos inteligentes é gigantesco. Já existem Apps
para os pets em tablets e computadores. Todos fazem enorme sucesso com os
bichinhos.
O mercado de roupas inteligentes com
rastreabilidade e monitoração dos sinais vitais dos pets está em vertiginoso
crescimento. São produtos que podem ser desenvolvidos e vendidos com capital
financeiro baixo. É um novo mundo de oportunidades que pode ser explorado pelos
reais empreendedores do Brasil.
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