sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Petmercado brasileiro

As oportunidades de trabalho aumentam no segmento de saúde pet, que deve fechar o ano com 13% de crescimento. Fonte: Mercado pet cresce graças a mudanças no comportamento dos donos de animais de estimação, https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-no-comportamento-dos-donos-de-animais-de-estimacao/, acessado em 09/11/2017.

Segundo matéria do portal financeiro “The Balance”, de fevereiro de 2017, o mercado envolvendo produtos para Pets virou tendência em vários países e, desde os anos 2000, o setor passou a ter um crescimento exponencial, movimentando em 2010 mais de 80 bilhões de dólares em plena recessão global. Fonte: O promissor Mercado Pet, https://www.prismajr.org/mercadopet, acessado em 09/11/2017.

“Em 2015, o faturamento nominal cresceu 7,8%, chegando a R$ 18 bilhões. Não batemos a inflação, mas tivemos desempenho bem acima do PIB, que encolheu 3,8% em relação a 2014. Mesmo com todas as dificuldades atuais, o mercado pet dá sinais de resistência”, afirma. Fonte: Segundo dados do IBGE, País tem 132,4 milhões de animais de estimação. em 2015 a atividade movimentou R$ 18 bilhões, http://economia.estadao.com.br/blogs/sua-oportunidade/mercado-pet-resiste-e-mostra-ser-opcao-para-empreender/, acessado em 09/11/2017.

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de pets. Os mercado de animais de estimação movimentou cerca de 25 bilhões de reais, pois mais de 50 milhões de lares brasileiros possuem um bichinho (TV para cachorros chega ao Brasil sem jazz, Metallica e cor vermelha, http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/tv-para-cachorros-chega-ao-brasil-sem-jazz-metallica-e-cor-vermelha--17457, acessado em 09/11/2017). O mercado nacional cresceu em 2016 6% em relação a 2015.

O primeiro mercado mundial é o dos Estados Unidos. Se considerarmos a renda per capita do brasileiro é surpreendente o tamanho do nosso mercado pet. Se olharmos para o lado da solidariedade o número não chega a ser surpreendente. Muitos brasileiros adotam pets abandonados nas ruas. Nos últimos cinco anos o investimento empresarial e pessoal no mercado de pets é muito maior que o investimento médio da economia nacional. Surgiram redes gigantescas como a Cobasi e a Petz.

Apesar da enorme fatia de mercado abocanhada pelas grandes redes do mercado pet, existe ainda um grande vazio de mercado derivado do processo de humanização dos pets. Este vazio dificilmente será ocupado pelas grandes redes varejistas, pois os tutores dos pets desejam contratar serviços personalizados (Tratam os pets como parte da família: metade dos donos de cães diz ter relação de pai e filho com o animal, o que explica o alto investimento em saúde animal, https://exame.abril.com.br/carreira/mercado-pet-cresce-gracas-a-mudancas-no-comportamento-dos-donos-de-animais-de-estimacao/).

O mercado de serviços pata os bichinhos é formado por diversos componentes. A lista é encabeçada pelos serviços de banho, tosa e corte e tratamento de unha. O tutor quer o seu pet bem tratado e por isto analisa a reação do seu bichinho em todos os momentos do atendimento. É evidente que o tutor deseja ver o seu pet fazendo festa para o tratador.

O segundo componente da lista é o serviço de passeio. Muitos tutores trabalham e contrataram profissionais para passearem com os seus pets. Também é um caso onde os tutores querem analisar cada um dos momentos do atendimento. A reação do pet em relação ao passeador é um fator decisivo para a manutenção do profissional.

Nós dois casos existe um claro mercado para produtos que permitam a monitoração de como está sendo realizado o atendimento e das reações do pet (batimentos cardíacos por exemplo). Soluções de roupas que combinem monitoração das reações do pet e permitam o acompanhamento do que está sendo realizado são desejadas pelos tutores dos bichinhos.

O terceiro componente da lista de serviços são os veterinários para cuidar de forma preventiva e corretiva da saúde dos pets. Existe uma quase unanimidade dos tutores em preferir profissionais também tutores de pets nestes três itens acima.

Isto significa que existe um enorme desafio para a contratação e retenção de recursos humanos nestes pequenos empreendimentos comerciais. O mercado real é do bom atendimento. Não é um mercado de surpreender o cliente com brindes e assemelhados. A renda elevada dos tutores faz com que eles valorizem mais um miado ou latido de felicidade dos seus pets do que qualquer brinde oferecido. Mais ainda, os tutores buscam previsibilidade do atendimento, ou seja, atendimento perfeito sempre. 

Não existe espaço para falhas de comportamento dos colaboradores e nem para desculpas. A tecnologia deve ser usada para registrar os desejos dos tutores e para manter a equipe (inclusive os novos funcionários) informada sobre como atender de forma personalizada cada um dos pets e tutores. É importante destacar neste ponto que um pet pode ter mais de um tutor. Em outras palavras, o sistema deve registrar as preferências de cada um dos tutores em relação ao pet.

Não é difícil perceber que existe enorme espaço no mercado nacional para produtos e serviços fora do escopo essencial para os pets. O novo canal de televisão para os pets (TV para cachorros chega ao Brasil sem jazz, Metallica e cor vermelha, http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/tv-para-cachorros-chega-ao-brasil-sem-jazz-metallica-e-cor-vermelha--17457) mostra que os tutores querem que os seus protegidos tenham um nível de conforto elevado quando eles estão sozinhos em casa. O canal oferece conteúdo agradável e calmante para os pets. O mercado de roupas e brinquedos inteligentes é gigantesco. Já existem Apps para os pets em tablets e computadores. Todos fazem enorme sucesso com os bichinhos.

O mercado de roupas inteligentes com rastreabilidade e monitoração dos sinais vitais dos pets está em vertiginoso crescimento. São produtos que podem ser desenvolvidos e vendidos com capital financeiro baixo. É um novo mundo de oportunidades que pode ser explorado pelos reais empreendedores do Brasil.


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