O
Brasil sediou a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016. Os resultados divulgados
recentemente pelo ministério do turismo revelaram que o resultado alcançado foi
medíocre [(Em ano de Olimpíada, turismo estrangeiro cresce 4,8% no Brasil e
chega a 6,6 milhões, http://g1.globo.com/economia/noticia/em-ano-de-olimpiada-turismo-estrangeiro-cresce-48-no-brasil-e-chega-a-66-milhoes.ghtml),
(Ano de Olimpíada no Rio traz mais turistas ao Brasil que o da Copa, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1846918-ano-de-olimpiada-no-rio-traz-mais-turistas-ao-brasil-que-o-da-copa.shtml)].
Foi realizado um investimento recorde acima de 90 bilhões de reais e o
resultado em termos de crescimento do turismo foi ridículo. A pobreza
intelectual na organização destes dois megaeventos explica o resultado pobre. Os
artigos “Concessionária acusa Rio-2016 de entregar Maracanã inacabado para
governo” (http://oglobo.globo.com/esportes/concessionaria-acusa-rio-2016-de-entregar-maracana-inacabado-para-governo-20730472)
e “Maracanã tinha 56 problemas após Rio-2016, aponta laudo da Odebrecht” (http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2017/01/06/maracana-tinha-56-problemas-apos-rio-2016-aponta-laudo-da-odebrecht/)
revelaram a situação em janeiro de 2017 do estádio do Maracanã que consumiu quase
1,5 bilhão de Reais.
Os
números do turismo internacional mostraram porque faltou dinheiro para devolver o
complexo Maracanã nas mesmas condições em que ele foi recebido pela Rio 2016. Em
2013 já sob a influência da copa das confederações, o Brasil recebeu 5,8
milhões de turistas internacionais. O resultado da Copa de 2014 no turismo pode
ser sentido nos anos de 2015 e 2016, sendo que o turismo estrangeiro do ano de
2016 tem tanto o efeito Copa 2014 como das Olimpíadas 2016.
Em
2016 o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros contra 5,8 milhões
em 2013. Ou seja, os megaeventos elevaram o fluxo de turistas ao Brasil em 0,8
milhões. No ano de 2016 os turistas gastaram no Brasil 6,2 bilhões de dólares.
Em palavras, o investimento de 90 bilhões de Reais na copa e olimpíadas gerou um
crescimento de menos de 5% no fluxo de turistas.
A
Argentina investiu aproximadamente 190 milhões de Reais para atrair 5,7 milhões
de turistas em 2015. Em outras palavras para atrair um turista estrangeiro a Argentina
exigiu investimento de 34 Reais e o Brasil investiu aproximadamente 13,6 mil Reais.
A produtividade do investimento brasileiro pode ser vista na divisão dos
investimentos, ou seja, 34/13.636 = 0,25%. O investimento brasileiro teve
produtividade de 0,25% do investimento argentino. Os números confirmam o
resultado medíocre que o Brasil alcançou. Nunca na história da humanidade um
governo gerou tanto desperdício de dinheiro público como os pós 2002. Foi
conquistada a façanha de empobrecer a população brasileira numa época de
crescimento da economia mundial
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