segunda-feira, 25 de julho de 2016

Negócios habilitados pelas Tecnologias

O ano de 2016 está sendo marcado pela grande quantidade de conversas com empreendedores e empresários. Os micros e pequenos empresários estão sempre me questionando sobre como as tecnologias digitais podem contribuir para o negócio deles de uma forma concreta. Como existem milhares de alternativas, eu resolvi escrever sobre duas tecnologias que estão no topo das agendas dos empreendedores. Basicamente todos sabem o que é a tecnologia Big Data, mas muitos não enxergam uma associação dela com o aumento do lucro. Muita gente acha que é assunto para peixe grande americano ou europeu.

A tecnologia Big Data pode ser aplicada até mesmo em uma pequena loja de café. Ela permite a análise dos registros do caixa e possibilita a identificação dos horários de maior e menor movimento da loja. É possível associar o movimento com o clima, período de férias, congressos, feiras e convenções nas proximidades, almoço das empresas nas proximidades e outras variáveis para entender as influências externas no movimento da loja. Com base nas informações da tecnologia Big Data é possível dimensionar a equipe e o estoque de alimentos em função do horário do dia. É uma mecânica que permite economizar os recursos pela eliminação da ociosidade nos horários de baixo movimento.

É evidente que a análise não pode ser feita apenas com os dados do passado, pois o ambiente é dinâmico. É preciso trabalhar em tempo real. Por causa disto é de fundamental importância estabelecer uma cadeia de fornecedores e funcionários capazes de reagir em tempo real para as necessidades. Não dá para extrair as vantagens da tecnologia trabalhando como um lobo solitário. É preciso que os fornecedores de suprimentos, alimentos e mão de obra também acompanhem em tempo real o comportamento do mercado e compartilhem as informações com toda a rede. Só com uma rede integrada é que a tecnologia vai oferecer ganhos reais para os empresários.

Na hora de selecionar os fornecedores de suprimentos, alimentos e mão de obra é preciso mudar de postura empresarial e olhar outros aspectos além do preço. A tecnologia Big Data é capaz de reduzir os custos operacionais da loja de café, no entanto, é incapaz de aumentar o faturamento. Por causa disto é importante complementar a solução com outra tecnologia. A Realidade Aumentada (RA) ganhou notoriedade com o jogo Pokémon Go. Certamente, nos próximos meses vão aparecer diversos jogos semelhantes. Um jogo baseado na realidade aumentada com Global Positioning System (GPS) é capaz de aumentar o movimento da loja de café de forma consistente.


Basta um acordo entre a loja e o desenvolvedor do jogo para fazer com que os ovos ou prêmios apareçam na loja nos horários de baixo movimento para atrair as pessoas no estabelecimento comercial. Com o aumento da frequência fica fácil oferecer os produtos e aumentar as vendas. Estamos vivendo um momento em que as tecnologias funcionam como chaves habilitadoras de novos negócios. Os empresários precisam entender o funcionamento das soluções digitais para explorar as suas potencialidades a favor do seu empreendimento.

Um comentário: