O
ano de 2016 está sendo marcado pela grande quantidade de conversas com
empreendedores e empresários. Os micros e pequenos empresários estão sempre me
questionando sobre como as tecnologias digitais podem contribuir para o negócio
deles de uma forma concreta. Como existem milhares de alternativas, eu resolvi
escrever sobre duas tecnologias que estão no topo das agendas dos
empreendedores. Basicamente todos sabem o que é a tecnologia Big Data, mas
muitos não enxergam uma associação dela com o aumento do lucro. Muita gente
acha que é assunto para peixe grande americano ou europeu.
A
tecnologia Big Data pode ser aplicada até mesmo em uma pequena loja de café.
Ela permite a análise dos registros do caixa e possibilita a identificação dos
horários de maior e menor movimento da loja. É possível associar o movimento
com o clima, período de férias, congressos, feiras e convenções nas
proximidades, almoço das empresas nas proximidades e outras variáveis para
entender as influências externas no movimento da loja. Com base nas informações
da tecnologia Big Data é possível dimensionar a equipe e o estoque de alimentos
em função do horário do dia. É uma mecânica que permite economizar os recursos
pela eliminação da ociosidade nos horários de baixo movimento.
É
evidente que a análise não pode ser feita apenas com os dados do passado, pois
o ambiente é dinâmico. É preciso trabalhar em tempo real. Por causa disto é de
fundamental importância estabelecer uma cadeia de fornecedores e funcionários
capazes de reagir em tempo real para as necessidades. Não dá para extrair as
vantagens da tecnologia trabalhando como um lobo solitário. É preciso que os
fornecedores de suprimentos, alimentos e mão de obra também acompanhem em tempo
real o comportamento do mercado e compartilhem as informações com toda a rede.
Só com uma rede integrada é que a tecnologia vai oferecer ganhos reais para os
empresários.
Na
hora de selecionar os fornecedores de suprimentos, alimentos e mão de obra é
preciso mudar de postura empresarial e olhar outros aspectos além do preço. A
tecnologia Big Data é capaz de reduzir os custos operacionais da loja de café,
no entanto, é incapaz de aumentar o faturamento. Por causa disto é importante
complementar a solução com outra tecnologia. A Realidade Aumentada (RA) ganhou
notoriedade com o jogo Pokémon Go. Certamente, nos próximos meses vão aparecer
diversos jogos semelhantes. Um jogo baseado na realidade aumentada com Global Positioning System (GPS) é capaz de aumentar o movimento da loja
de café de forma consistente.
Basta
um acordo entre a loja e o desenvolvedor do jogo para fazer com que os ovos ou
prêmios apareçam na loja nos horários de baixo movimento para atrair as pessoas
no estabelecimento comercial. Com o aumento da frequência fica fácil oferecer
os produtos e aumentar as vendas. Estamos vivendo um momento em que as
tecnologias funcionam como chaves habilitadoras de novos negócios. Os
empresários precisam entender o funcionamento das soluções digitais para
explorar as suas potencialidades a favor do seu empreendimento.
Uma abordagem excelente sobre os assuntos atuais.
ResponderExcluir