Foi
revelado que o estudo afirmou que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil vai gerar
arrecadação tributária adicional de R$ 18,13 bilhões.
Fonte: Estudo da FGV sobre benefícios da
Copa não passa de propaganda enganosa, http://www.jornalopcao.com.br/posts/reportagens/estudo-da-fgv-sobre-beneficios-da-copa-nao-passa-de-propaganda-enganosa, acessado em 25/07/2016.
Foi
afirmado que o cenário de referência adotado neste estudo vai produzir um
efeito cascata surpreendente nos investimentos realizados no País.
Fonte: Brasil Sustentável: Impactos
Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014, http://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/estudo_9.pdf, acessado em 25/07/2016.
O Brasil conseguiu a proeza de ser o
campeão mundial das oportunidades perdidas com os grandes eventos. Na copa de
2014 todos os sócios do empreendimento saíram com vultosos lucros (Copa-2014
gera receita acima do esperado e Fifa ganha R$ 18,6 bi, http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/03/20/copa-2014-gera-receita-acima-do-esperado-e-fifa-ganha-r-186-bi.htm, acessado em 25/07/2016). O único que
saiu no prejuízo foi o Brasil (Após dois anos da Copa, estádios vivem crises
financeiras e denúncias http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2016/06/12/apos-dois-anos-da-copa-estadios-vivem-crises-financeiras-e-denuncias/, acessado em 25/07/2016) e).
Apesar das consultorias contratadas para
analisar a viabilidade econômica da copa e olimpíadas (Estado da BA garante
lucro de arena europeia para operador da Fonte Nova, http://viniciussegalla.blogosfera.uol.com.br/2013/09/19/estado-da-ba-garante-lucro-de-arena-europeia-para-operador-da-fonte-nova/, acessado em 25/07/2016) afirmarem
sobre grandes lucros, legados, empregos e crescimento econômico o que vemos é o
grande encolhimento. (Pós-Copa, hotéis demitem, fecham e viram até clínica
médica, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/07/1788022-pos-copa-hoteis-demitem-fecham-e-viram-ate-clinica-medica.shtml, acessado em 25/07/2016)
A falta de planejamento e preparação é
uma constante nas atividades governamentais para a copa e olimpíadas. As
afirmações do prefeito do Rio de Janeiro (Olimpíada é 'oportunidade perdida'
para o Brasil, diz prefeito do Rio, http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/07/1790585-olimpiada-e-oportunidade-perdida-para-o-brasil-diz-prefeito-do-rio.shtml, acessado em 25/07/2016) sobre o
planejamento e a segurança mostram o tamanho do atraso gerencial que
enfrentamos. É impressionante que em quase dez anos de preparação nenhuma
iniciativa pública tenha ocorrido no universo digital para estes dois grandes
eventos.
Parece que a Internet, os Apps, as redes
sociais não existem para o governo brasileiro. Em vez de incitar e estimular o
empreendedorismo, foram escolhidos cantores conhecidos internacionalmente para
a abertura da olimpíada (Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta vão cantar na
cerimônia de abertura da Rio-16, http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/07/1790325-rio-2016-confirma-anitta-caetano-veloso-e-gilberto-gil-na-abertura-dos-jogos.shtml, acessado em 25/07/2016). Deveria ter
sido feito um grande concurso nacional via YouTube por exemplo para escolher os
cantores.
Empregos teriam sido gerados, inovações
teriam sido criadas e negócios exponenciais teriam nascido. O Brasil chega no
grande evento e os seus chefes de cozinha, doceiros e etc. estão
"escondidos" no território nacional. Os turistas não sabem onde
encontra-los. Cadê o App que os revela para o mundo? Onde está a divulgação
pela Embratur dos nossos chefes de cozinha? Enquanto os chefes de cozinha
estrangeiros como o Buddy Valastro (Reality gastronômico decepciona, e Record
fará relançamento, http://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2016/07/11/reality-gastronomico-decepciona-e-record-fara-relancamento.htm, acessado em 25/07/2016) e o Jamie
Oliver estão na televisão brasileira e nos acordos com os fabricantes de
alimentos (Sadia lança linha de congelados 'saudável e gourmet' com Jamie
Oliver, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1786071-sadia-lanca-linha-de-congelados-saudavel-e-gourmet-com-jamie-oliver.shtml, acessado em 25/07/2016), os
brasileiros não tem espaço para divulgar as suas ofertas.
Para uma economia combalida como a
brasileira é preciso um mínimo de planejamento para que o espírito animal dos
empreendedores aparece durante as olimpíadas 2016. As falhas na estratégia para
a música dos jogos Rio 2015, estão presentes também na comida e em diversos
outros segmentos econômicos. Nada está sendo para que o belo artesanato
regional produzido no norte e nordeste apareça para os turistas no Rio de Janeiro.
O real legado que um grande evento gera é o crescimento econômico de longo
prazo. O Brasil escolheu fazer uma festa para milionários paga com o dinheiro
dos pobres. Não poderia existir escolha pior, mais injusta e desigual.
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