quarta-feira, 27 de julho de 2016

Conversa com os empresários do setor de estacionamento de veículos de passeio

As minhas conversas com os empreendedores são sempre estimulantes. Existe um claro movimento de rever os parâmetros básicos dos negócios em função das novas tecnologias. Muitos pequenos empresários estão buscando caminhos para superar as dificuldades causadas pela recessão brasileira.

O negócio estacionamento de veículos de passeio vem atravessando um nível maior de dificuldade por causa das restrições para a circulação de veículos. O domingo sempre foi um dia de bom faturamento para os estacionamentos, mas o fechamento de ruas e avenidas está impactando negativamente o negócio. O crescimento do compartilhamento da mobilidade (por exemplo, UBER) esta restringindo as receitas do segmento.

Nas conversas com os empreendedores eu sugeri que eles resolvessem o problema de perdas e fraudes com a tecnologia Big Data. Com base nos registros do caixa e nas fotos das placas do carro na entrada e saída do estacionamento é possível identificar as perdas e fraudes. Com a sua identificação o empresário pode atuar na eliminação das mesmas. A tecnologia Big Data oferece uma solução simples para um problema que vem atormentado a vida dos empresários por décadas. Com a eliminação das perdas e fraudes o empreendedor pode usar os registros do caixa para identificar as oportunidades de novos negócios. Ele pode associar os registros com o estado de limpeza do veículo, clima (chuva) dia anterior, atual e previsão futura, quantidade de pessoas dentro do carro, quantidade de crianças, quantidade de homens e mulheres e etc.

Com isto é possível a frequência dos clientes, dias, horários e o estacionamento pode oferecer serviços de limpeza e lavagem dos carros (quem sempre está com o carro limpo provavelmente vai se interessar), ou mimos como brinquedos, revistas e livros para as crianças para fidelizar o cliente, ou serviço de creche para mães que vão fazer compras nas proximidades, ou de lanchonete e sorvetes especiais ou não (o tipo e limpeza do carro revela padrão sócio econômico do proprietário) ou salão de jogos (digitais ou não) para quem vai no médico nas proximidades e o acompanhante só vai aguardar o seu retorno. Existe uma grande gama de oportunidades que os estacionamentos podem explorar apenas conhecendo melhor os seus clientes.


Com a tecnologia Big Data é possível que o estacionamento ofereça um adicional extra de segurança para o proprietário do veículo.  Ao registrar a foto do rosto ou corpo do cliente é possível que na troca de turno dos funcionários, a nova equipe seja informada pelo sistema da verificação do proprietário e só depois da verificação permita que ele entre no estacionamento. Os clientes terão maior sensação de segurança com este procedimento. As possibilidades de inovação são infinitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário