As minhas conversas com os empreendedores são sempre estimulantes.
Existe um claro movimento de rever os parâmetros básicos dos negócios em função
das novas tecnologias. Muitos pequenos empresários estão buscando caminhos para
superar as dificuldades causadas pela recessão brasileira.
O negócio estacionamento de veículos de passeio vem atravessando um
nível maior de dificuldade por causa das restrições para a circulação de
veículos. O domingo sempre foi um dia de bom faturamento para os
estacionamentos, mas o fechamento de ruas e avenidas está impactando
negativamente o negócio. O crescimento do compartilhamento da mobilidade (por
exemplo, UBER) esta restringindo as receitas do segmento.
Nas conversas com os empreendedores eu sugeri que eles resolvessem
o problema de perdas e fraudes com a tecnologia Big Data. Com base nos
registros do caixa e nas fotos das placas do carro na entrada e saída do
estacionamento é possível identificar as perdas e fraudes. Com a sua identificação
o empresário pode atuar na eliminação das mesmas. A tecnologia Big Data oferece
uma solução simples para um problema que vem atormentado a vida dos empresários
por décadas. Com a eliminação das perdas e fraudes o empreendedor pode usar os
registros do caixa para identificar as oportunidades de novos negócios. Ele
pode associar os registros com o estado de limpeza do veículo, clima (chuva) dia
anterior, atual e previsão futura, quantidade de pessoas dentro do carro,
quantidade de crianças, quantidade de homens e mulheres e etc.
Com isto é possível a frequência dos clientes, dias, horários e o
estacionamento pode oferecer serviços de limpeza e lavagem dos carros (quem
sempre está com o carro limpo provavelmente vai se interessar), ou mimos como
brinquedos, revistas e livros para as crianças para fidelizar o cliente, ou
serviço de creche para mães que vão fazer compras nas proximidades, ou de
lanchonete e sorvetes especiais ou não (o tipo e limpeza do carro revela padrão
sócio econômico do proprietário) ou salão de jogos (digitais ou não) para quem
vai no médico nas proximidades e o acompanhante só vai aguardar o seu retorno.
Existe uma grande gama de oportunidades que os estacionamentos podem explorar
apenas conhecendo melhor os seus clientes.
Com a tecnologia Big Data é possível que o estacionamento ofereça
um adicional extra de segurança para o proprietário do veículo. Ao registrar a foto do rosto ou corpo do cliente
é possível que na troca de turno dos funcionários, a nova equipe seja informada
pelo sistema da verificação do proprietário e só depois da verificação permita
que ele entre no estacionamento. Os clientes terão maior sensação de segurança
com este procedimento. As possibilidades de inovação são infinitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário