A
era do custo marginal zero demorou um pouco, mas chegou ao Brasil no ano de
2015. A promoção do portal www.bombomdeler.com.br pode parecer que é uma simples
campanha para aumentar as vendas de bombons, no entanto, ela representa na pratica
algo muito maior. Sob a batuta de duas empresas multinacionais (Nestlé e
Amazon), a promoção inaugura a era do custo marginal zero no Brasil.
Para
os que desejam mais informações sobre a natureza do custo marginal zero eu
recomendo a leitura do artigo “Custo marginal zero” (http://www.itgovrm.blogspot.com.br/2015/08/custo-marginal-zero.html,
acessado em 20/01/2016). As empresas Amazon e Nestlé estão oferecendo 30
milhões de livros digitais para a campanha com custo marginal unitário zero, ou
em outras palavras, com custo de produção praticamente zero. Os custos relativos
aos livros digitais são: (i) direitos autorais dos autores dos livros (que
podem ser negociados para serem nulos) e (ii) custos da infraestrutura
tecnológica e de distribuição que são praticamente nulos para os 30 milhões de
livros em função do gigantesco volume movimentado pela empresa Amazon.
Como
o livro digital ainda não decolou no Brasil, o grande benefício que a empresa
Amazon conquista com a campanha brasileira é a divulgação dos seus títulos para
uma fatia de mercado (classes c e d) que ela ainda não alcançou sem a
necessidade de investir em propaganda e publicidade. Muitos dos 30 milhões de
livros serão entregues para novos usuários da companhia. A organização ganha
com isto o acesso direto para uma enorme base de clientes potenciais que ainda
não experimentaram os benefícios do livro digital.
O
valor deste mercado é tão maior que o valor dos direitos autorais dos autores
que caso eles fossem pagos integralmente, o valor seria insignificante. Os
autores dos livros provavelmente (não disponho de tal informação e por isto a
mesma é uma suposição minha) aceitaram renegociar os seus direitos com a
empresa Amazon e brigaram para fazer parte da promoção, porque o volume de
vendas de 30 milhões os catapultam para um novo patamar como autor. Ou em
outras palavras a valorização futura no mercado deles como autor é tão maior
que o valor dos direitos autorais que eles provavelmente enxergaram esta
negociação como um enorme ganho monetário futuro. Como para eles não existem
custos envolvidos, o custo marginal de produção dos livros na promoção é zero.
Para
a empresa Nestlé, a promoção pode representar um aumento de vendas, mas ela
representa principalmente um canal direto de comunicação com o seu consumidor
porque o portal http://www.bombomdeler.com.br
exige que o usuário digite o seu endereço de e-mail. A empresa por meio das
tecnologias da internet pode descobrir as seguintes informações sobre o
cliente: (i) a sua localização física, (ii) se ele tinha (ou não) conta na
Amazon, (iii) a frequência com que ele compra e consome uma caixa de bombom, (iv)
se ele usa computador ou celular para o acesso e (v) diversas outras informações
(como nome, profissão, renda, estado civil e etc.) que podem ser utilizadas
para que a Nestlé divulgue os produtos e serviços diretamente. A base de dados
pode ser rentabilizada também através da sua venda ou aluguel.
O
custo marginal unitário zero habilitado pela tecnologia digital abre um espaço
gigantesco para novas posturas empresárias que são capazes de gerar mais vendas
com custos menores. No atual momento do Brasil de forte recessão, ele é uma
poderosa ferramenta para a recuperação da economia. Infelizmente apenas as
empresas multinacionais estão sendo capazes de enxergar este caminho.
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