Durante décadas eu venho escutando maravilhas sobre a governança e a gestão de mudanças dos bancos tradicionais brasileiros.
Como é
habitual é muito falatório e pouco resultado. Desde o final do mês de março de
2024, o App de um grande banco nacional vem apresentando problemas no pagamento
de contas.
Quando o
usuário seleciona o botão de pagar contas e escolhe ler o código de barras ou
digitar o código de barras o aplicativo trava e fecha notificando que a sessão
foi encerrada.
Já reportei
o problema para o banco e recebi como resposta que o app estava funcionando
normalmente e foi sugerido para reinstalar o aplicativo.
Na segunda
reclamação, o banco admitiu que o app estava com problema e uma nova versão
seria disponibilizada no dia 15 de abril. Não foi.
Nas interações
seguintes, foram sugeridas soluções de contorno que não funcionam e soluções de
volta a “idade da pedra” como pagar as contas no caixa físico de agência ou no caixa
eletrônico.
É um
banco que gasta milhões em publicidade para exaltar a sua excelência operacional
e não consegue resolver um problema simples, pois o botão pagar contas funcionava
no começo de março de 2024.
Na última
interação com a central de atendimento do banco, eles afirmaram que uma nova
versão do app seria publicada em breve (não citou quando) e caso o problema continue,
eles solicitaram o envio do meu CPF, da agência e número da conta, da versão do
sistema operacional, da versão do aplicativo, da marca e modelo do celular e de
um print da tela com data e horário do acontecimento.
É o mesmo
de sempre, solicitam um monte de informações inúteis para a correção do
problema, pois a falha do app não tem relação com o meu CPF, conta etc.
Se existe
alguma dependência do app com o sistema operacional, marca e modelo do celular
etc. é só a área de testes homologar um ambiente de produção em que o botão
pagar contas funcione.
Como tudo
funcionava no começo de março de 2024 neste celular, nesta conta corrente,
neste CPF e a única coisa que mudou foi a versão do aplicativo, então é obvio para
os seres racionais que o problema é do app e é lá o foco da solução.
Infelizmente
a central de atendimento do banco é incapaz de perceber o obvio e ululante. Eles
preferem criar distrações para mascarar a incompetência e a incapacidade.
É o triste
relato de um país que insiste em andar para trás.
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