terça-feira, 16 de maio de 2023

Futuro do Trabalho

O mais recente "Future of Jobs Report" publicado pelo Fórum Econômico Mundial (The Future of Jobs Report 2023, https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2023/digest, acessado em 16/05/2023) revelou que as empresas esperam uma taxa de rotatividade do emprego de 23% nos próximos cinco anos.

 

As empresas pesquisadas acreditam que serão gerados 69 milhões de postos de trabalho e serão eliminados 83 milhões, ou seja, uma redução de 14 milhões.

 

Os setores de suprimentos, logística, mídia, entretenimento e esportes terão taxa de rotatividade acima de 23% e os setores de manufatura, varejo e atacado de bens de consumo terão taxa de rotatividade abaixo de 23%.

 

A inteligência artificial e outras tecnologias digitais serão os motores da rotatividade dos empregos nos próximos anos, ou seja, as empresas pesquisadas planejam demitir os profissionais que não sabem trabalhar com os recursos da inteligência artificial e vão contratar os que sabem.

 

Os avanços em relação a automatização das tarefas continuam sendo intensos, pois as empresas pretendem automatizar 42% das suas atividades nos próximos cinco anos.

 

Basicamente as empresas querem ter uma força de trabalho capaz de fazer perguntas certas e de encontrar soluções para os desafios do dia a dia do negócio.

 

Mais do que nunca, a concorrência entre os competidores está levando para o uso intenso dos recursos computacionais. A central de serviços precisará alcançar fortes ganhos de produtividade na execução do seu trabalho, pois a intensificação computacional gerará mais falhas e indisponibilidades nos componentes de TIC.

 

É preciso ter um cuidado especial com a segurança digital no cenário de uso intenso dos recursos computacionais. Os algoritmos usados pela inteligência artificial representam um modelo da realidade que é em outras palavras uma simplificação da realidade.

 

Por exemplo, uma bola de futebol que é representada pela equação da esfera não reflete todas as sutilezas físicas do objeto, pois a bola tem imperfeições que fazem com que ela não seja uma esfera perfeita.

 

A simplificação da realidade leva para a situação em que a inteligência artificial responde erroneamente as perguntas feitas, pois isto é tão importante saber fazer as perguntas e saber interpretar as respostas.

 

Nos próximos cinco anos, as empresas querem contar com uma força de trabalho que saiba o que perguntar e tenha capacidade para fazer a análise analítica das respostas.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário