terça-feira, 3 de janeiro de 2023

 

Colaboração

 

Uma grande parte das organizações estão trabalhando com a filosofia agilidade empresarial. Muitas estão debatendo sobre a importância do Product Owner, Scrum Master, equipes auto-organizadas etc.

 

Diversas empresas não estão alcançando os resultados prometidos pela agilidade e constataram que a colaboração entre os membros dos times está falhando.

 

Nas reuniões apenas uns poucos falam e os trabalhos realizados pelas estão sendo fortemente influenciados pela visão do Product Owner, Scrum Master e gerente da área.

 

A auto-organização das equipes é pobre e a principal razão para isto é a colaboração insuficiente.

 

Muitos ainda não perceberam a importância da colaboração para o resultado de uma equipe, por isto, vou relembrar neste momento de profundo pesar um dos gols mais antológicos da história do futebol.

 

O quarto gol do Brasil na copa de 1970 é antológico porque combina a categoria do Clodoaldo, com o lançamento do Rivellino, com a inteligência do saudoso Pelé com a perspicácia do Tostão e com a potência do chute do Carlos Alberto.

 

No link (Gol de Carlos Alberto Torres na final da Copa de 1970 - narração de Joseval Peixoto - YouTube) é possível assistir ao gol do Carlos Alberto. Recomendo que assista em câmera lenta para perceber um detalhe pouco comentado.

 

Quando o Pelé recebe a bola ele olha para o Tostão que está no seu ângulo direto de visão e o Tostão que estava de costas para o gol levanta o seu braço esquerdo apontando para a direita. Na figura abaixo eu destaco em círculo vermelho o braço do Tostão apontado para a direita.





É como se ele estivesse falando para o Pelé, Carlos Alberto em três, dois, um passar a bola.

 

Com isto o Pelé que não tinha visão da corrida do Carlos Alberto, pois ele estava de costas para o capitão do tri, conseguiu dar um passe preciso para um dos gols mais antológicos da história do futebol mundial.

 

Este exemplo de colaboração mostra como uma equipe conquista um resultado superior a soma da capacidade de cada um dos membros pela colaboração.

 

Feliz 2023!

Nenhum comentário:

Postar um comentário