O
artigo “Envelhecimento do Brasil já compromete o crescimento” (https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/02/envelhecimento-do-brasil-ja-compromete-o-crescimento.shtml?origin=folha, acessado em
11/02/2020) afirmou que o bônus demográfico do Brasil se esgotou em 2018. Foi revelado
no estudo “Produtividade do trabalho: o motor do crescimento econômico de longo
prazo” que a única forma para aumentar tanto a renda per capita, como o PIB é
através do avanço das reformas que aumentam a produtividade do trabalhador.
Ou
seja, o aumento da produtividade do trabalho é a condição necessária e
suficiente para o crescimento tanto da renda per capita do brasileiro, como do
PIB. A produtividade do trabalho é o resultado da divisão entre a riqueza
gerada pelo trabalho e o custo do trabalho realizado. A fórmula completa é:
(((riqueza gerada pelo trabalho/custo do trabalho realizado) - 1) x 100).
No
artigo “Envelhecimento do Brasil já compromete o crescimento”, o Fernando
Veloso afirmou que as prioridades devem ser: (i) reforma tributária, (ii)
reforma do crédito e (iii) consolidação de mudanças na legislação trabalhista.
Olhar
apenas para o denominador da produtividade do trabalho é um erro comum aqui no
Brasil. O resultado da aplicação dos estudos realizados com este erro sistêmico
vem sendo a redução da produtividade do trabalho. Vamos olhar para as
prioridades citadas pelo Veloso. A reforma tributária não vai reduzir a carga
tributária brasileira. O estado brasileiro está quebrado e altamente
endividado. É impossível aprovar uma reforma que reduza os impostos neste
momento, ou seja, não será por este caminho que a produtividade irá aumentar.
A
redução do custo do crédito passa pelo aumento significativo da competição no
sistema financeiro, pois a Selic vem despencando nos últimos anos. Nunca na
história recente do Brasil a taxa básica de juros real foi tão baixa. É
bastante improvável que ocorra uma entrada significativa de financeiras
internacionais no mercado brasileiro.
Uma
grande parte do custo do crédito é devido à falta de credibilidade do governo
brasileiro e de previsibilidade do marco jurídico. A causa são as decisões ou
falta de decisões do Supremo tribunal Federal. Enquanto as questões
relacionadas aos grandes fracassos nacionais como o plano Collor I não forem
julgadas o risco Brasil continuará bastante elevado para o investidor.
A
esperança de aumentar a produtividade via consolidação das mudanças na
legislação trabalhista é uma crença totalmente fora da realidade. Mais de 40%
da população ocupada é formada por trabalhadores informais que só recebem por
atividade realizada e não tem nenhum direito trabalhista.
Se
for considerado apenas o mercado privado, a imensa maioria da população ocupada
é formada por trabalhadores informais. Ou em outras palavras, a consolidação
das mudanças na legislação trabalhista já ocorreu. Em outras palavras, deste
mato não sai coelho.
O
denominador também já foi fortemente impactado para baixo por conta da redução
dos custos geradas pelos aplicativos de alimentação e de transporte. Foi
afirmado que o objetivo do iFood é fornecer comida a um preço mais acessível (Como
apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência, https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2020/02/08/como-apps-de-entrega-estao-levando-pequenos-restaurantes-a-falencia.htm). Foi revelado que a
prefeitura de Curitiba vai lançar um aplicativo que dará desconto de até 40%
nos táxis ("Para enfrentar Uber e 99, app de táxis de Curitiba terá
desconto de até 40%", https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/para-enfrentar-uber-e-99-app-de-taxis-de-curitiba-tera-desconto-de-ate-40/).
A
pergunta que não quer calar neste momento é porque a produtividade do brasileiro
não aumentou diante da redução do custo de alimentação e transporte gerada
pelos aplicativos?
A
reposta para esta pergunta é bem simples. Os fundadores e investidores recebem
entre 20 e 30% da renda dos aplicativos. Como eles são em geral estrangeiros,
isto significa que a esta renda deixa o Brasil.
A
comparação entre a situação anterior sem ganho de produtividade e a posterior
com ganho de produtividade e envio de remessas para o exterior revela que a
riqueza total da situação anterior era maior que a situação posterior. O envio
de remessas para o exterior determina a redução da riqueza total gerada.
Infelizmente,
o Brasil não foi capaz de gerar aplicativos de alta geração de riqueza com
redução dos custos associados. É muito fácil perceber como a riqueza gerada
pelo trabalho é perdida no processo de atendimento ao cliente.
Na
semana passada ocorreu um defeito do meu decodificador da TV da Net. Ao abrir
um chamado eu percebi que estava diante de uma teia de perdas e desperdícios.
Tanto o aplicativo como a plataforma de atendimento não funcionavam. A tela
simplesmente não avançava.
Fui
então ao nobre e bom telefone. Quando o sistema autônomo de atendimento entrou
em ação ficou claro que eu estava diante do poço da burrice eterna. A primeira
coisa que a inteligência (ou burrice) artificial fez foi atualizar o software
do decodificador. Na realidade o que foi feito foi introduzir uma nova variável
no sistema que aumentou o nível de incerteza.
É
evidente que a atualização do decodificador deve ocorrer quando ele é ligado.
Como o defeito persistiu agora fica a seguinte dúvida. É um defeito da
atualização ou do equipamento?
No
andar da carruagem, as tolices foram aumentadas até o momento que fui
direcionado para um operador humano. Quando achei que agora tudo ia melhorar, a
resposta foi uma completa perda de tempo e dinheiro. A atendente insistia nas
perguntas mais cretinas possíveis como por exemplo, o decodificador está
ligado, tem pilha no controle remoto e qual era o código de erro mostrado na
televisão. Eu afirmei em diversos momentos que o equipamento estava ligado, que
tinha pilha no controle remoto e que não existia sinal e, portanto, não tinha
código de erro.
Não
contente com a perda de tempo de mais de uma hora do cliente, a atendente resolveu
perguntar sobre os cabos, ou seja, se eles estavam conectados. Eu respondi que
ninguém mexeu nos cabos e que eles estão na mesma situação antes do defeito.
A
genial conclusão da atendente é que a minha televisão estava com defeito e,
portanto, ela iria fechar o chamado. Eu falei que não era defeito da TV e que
queria agendar um técnico, aí ela transferiu a ligação para um loop infinito
onde eu fiquei esperando por 15 minutos para ser atendido. Desisti e desliguei.
Liguei de novo e solicitei agendamento de um técnico.
Após
perder apenas 150 minutos da minha vida com um atendimento cercado de perdas e
desperdícios eu consegui fazer o agendamento. Achei que o drama tinha acabado,
mas não. Era uma rotina de tortura. Após algum tempo recebo ligação de um
técnico querendo fazer novos testes. Mesmo desperdício de tempo do cliente.
Perguntas inúteis sobre cabos, pilhas etc. Ao final a técnica resolveu fazer um
procedimento para voltar o decodificador para a configuração de fábrica. Mais
uma hora da vida perdida com inutilidades.
O
equipamento não funcionou e a técnica chegou à brilhante conclusão que deveria
confirmar o agendamento do técnico para o dia seguinte. Eu perdi mais de 4
horas do meu dia de trabalho atendendo as solicitações infrutíferas dos profissionais
da net.
É
só multiplicar por milhões de pessoas as perdas pessoais que eu tive no
atendimento da Net que nós veremos quanto tempo e dinheiro é perdido no Brasil
por conta da incapacidade e incompetência dos profissionais terceirizados
contratados.
São
centenas de bilhões de reais da riqueza gerada pelo trabalho que vão para o
lixo todos os anos aqui no Brasil. É evidente que as perdas nos setores de
atendimento ao consumidor são multiplicadas por milhões. O resultado é a baixa
produtividade nacional.
Não
serão as reformas que irão resolver este problema. É preciso qualificar as
centrais de atendimento contratando gente inteligente. Não estou falando de
gênios. Apenas pessoas que sabem pensar e que não ficam executando ao pé da
letra um roteiro.
Enquanto
o país conviver com tal volume de perdas e desperdícios a riqueza gerada será
sempre pequena ou nula. É triste ver um sistema de inteligência artificial que
aumenta o nível de incerteza do problema.
O
caso dos pequenos empresários que usam os serviços dos Correios brasileiros
para entregar as suas mercadorias é bastante emblemático em termos de perdas e
desperdícios.
Em
geral as entregas para o Estado do Rio de Janeiro atrasam em vários dias ou
semanas em relação ao prazo de entrega informado quando o pacote é despachado.
O
microempresário é obrigado a entrar em contato com os Correios brasileiros para
descobrir onde está a sua mercadoria. Cada interação com eles demanda no mínimo
30 minutos do horário comercial deste empreendedor e normalmente a solução de
um único problema exige a realização de diversos contatos. Raramente a data
postergada é entregue. Muitas vezes são duas ou três promessas de entrega não
cumpridas.
As
incertezas das informações dos Correios brasileiros fazem o cliente buscar alternativas
para endereçar sua necessidade. Quando o atraso da entrega é muito grande o
consumidor desiste dela. Neste o microempresário perde a venda e o cliente por
causa dos atrasos e incertezas geradas pelas informações fornecidas pelos
Correios brasileiros.
Se
a venda foi realizada por uma plataforma de shopping de comércio eletrônico, o
empresário paga a comissão de aproximadamente 20% por uma venda cancelada por
causa dos atrasos e falhas dos Correios.
Neste
caso, a riqueza gerada pelo trabalho do empresário é negativa. Ele pagou a
comissão de vendas e as despesas postais para despachar a mercadoria e não
recebeu um único centavo. E ainda vai perder mais tempo e dinheiro indo ao
correio para pegar de volta a sua mercadoria.
Infelizmente
o caso descrito anteriormente é mais comum do que imaginamos. Durante um ano
ele acontece milhões de vezes. Em especial no estado do Rio de Janeiro. Basta
multiplicar a perda individual por milhões vezes em que o fenômeno é repetido
para perceber por que a produtividade do trabalho realizado pelo brasileiro não
cresce.
Não
é preciso reformar a constituição brasileira para catapultar a produtividade.
Basta eliminar do mercado o capital intelectual inadequado que é incapaz de
informar a real condição de uma entrega para disparar o crescimento da
produtividade.
Os
aspectos relacionados com a capacidade, capacitação e honestidade da mão de
obra são itens obrigatórios em um regime de trabalho de crescimento da
produtividade. O relato sobre a encomenda de bolo e doces sequestrada pelo motoboy
do Rappi (Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência, https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2020/02/08/como-apps-de-entrega-estao-levando-pequenos-restaurantes-a-falencia.htm)
mostrou que um entregador queimou o seu filme em todo o mercado por causa de 20
reais de gorjeta.
Toda
a credibilidade do sistema foi abalada por tal atitude. Os empresários e
clientes reagem aos fatos ocorridos. Muitas vezes a reação ocorre na direção de
uma solução ineficiente que reduz a riqueza gerada pelo trabalho.
Um
outro caso bem conhecido é a situação onde uma pessoa compra um presente de
aniversário ou natal para um parente que mora em outra cidade usando uma
plataforma de ecommerce.
No
caso citado a pessoa comprou um abajur e foi entregue uma bomba de bicicleta.
Para corrigir o seu erro a plataforma exigiu que a pessoa presenteada despache
em primeiro lugar a bomba de bicicleta e só depois ela iria enviar o abajur.
A
aniversariante perdeu o tempo e dinheiro dela para ir ao correio para despachar
a bomba de bicicleta. O parente que comprou o presente gastou tempo e dinheiro
em diversas interações com a plataforma de ecommerce para corrigir o erro.
Um
único erro consumiu o tempo e dinheiro de duas pessoas para a sua correção. O
tempo gasto em deslocamento até a agência do correio e na fila para despachar
de volta à bomba de bicicleta foi durante o horário comercial, ou seja, a
produtividade do trabalho realizado por esta pessoa caiu para zero neste
período.
Como
é um erro comum, o mesmo fenômeno ocorre todos os dias milhares de vezes. Em um
ano a perda total de produtividade é bilionária. Dezenas de bilhões de reais
são jogados no lixo todos os anos no Brasil por conta da desqualificação da
mão-de-obra contratada e terceirizada.
Não
é preciso reformar a constituição brasileira para fazer a produtividade entrar
em rota de crescimento. Basta contratar a mão de obra com base na competência
capacidade e honestidade.
Não
é preciso reformar a constituição brasileira para perceber que a proibição da
balança dinâmica em movimento para pesar os caminhões do agronegócio aumenta tanto
o tempo de parada, como o tempo total da viagem, como o preço do frete ao mesmo
tempo em que cresce o riscos de roubos (portanto seguro do transporte é mais
caro) e a quantidade das oportunidades de corrupção.
O
uso da balança dinâmica em movimento é comum no exterior. Basta mudar uma única
lei para aumentar a riqueza gerada pelos trabalhadores do agronegócio no
Brasil.
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