Para cancelar um serviço no Brasil é preciso passar por um desafio Herculano. É um nível de burocracia e inconsistência raramente visto em outros países.
É
simplesmente inacreditável a experiência oferecida pelas empresas no momento do
cancelamento de um serviço.
São
perguntas e mais perguntas redundantes que irritam o cliente e o tornam um
inimigo da marca.
Empresas
que tanto falam do sucesso do cliente, colocam o botão para cancelar o serviço
de forma escondida ou sequer o colocam.
Em muitos
casos, o botão de cancelar abre uma tela de WhatsApp e um atendente humano
processa o cancelamento fazendo as mesmas perguntas diversas vezes.
Na
plataforma ReclameAqui (https://www.reclameaqui.com.br/, acessado em
12/08/2024) existem diversas reclamações sobre a dificuldade ou impossibilidade
de cancelar um serviço.
É
completamente fora do bom senso que uma empresa crie barreiras desta ordem de
grandeza para o cancelamento de um serviço, pois isto é um claro indicador de
falta de qualidade e de afastamento de possíveis novos clientes.
As
pessoas e empresas estão usando as ferramentas de inteligência artificial para
avaliar os fornecedores de serviços em diversas dimensões. Uma delas é o volume
de reclamações sobre as dificuldades de cancelar um serviço.
Ninguém
quer passar horas com um atendente do fornecedor para cancelar um serviço. É
preciso que os fornecedores de serviço tenham um maior cuidado com a
experiência do usuário no momento do cancelamento, porque as plataformas
inteligentes de reclamações falam e falam muito com os clientes.
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