O estudo “Tasks, Automation, and the Rise in U.S. Wage Inequality” (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3982/ECTA19815, acessado em 07/06/2023) revelou que entre 50% e 70% das mudanças na estrutura salarial dos EUA nas últimas quatro décadas são explicadas por declínios salariais relativos aos trabalhadores que experimentam uma rápida automação.
Desde
1980, nos Estados Unidos, os salários reais dos trabalhadores com pós-graduação
vêm aumentando e os salários reais dos trabalhadores de baixa escolaridade vem
caindo.
Nos Estados
Unidos, 80% do aumento dos salários dos trabalhadores com nível universitário
pode ser explicado pela automação.
Nos
Estados Unidos, entre 1980 e 2016, a automação responde por um aumento
(cumulativo) de 3,4% no Total factor productivity, ou seja, salário real em
declínio ou estagnado e crescimento lento da produtividade.
Apesar de
inexistir um estudo semelhante para o mercado brasileiro, é possível perceber
nos grandes números da economia nacional que o mesmo fenômeno vem ocorrendo no Brasil.
A introdução
da transformação digital e inteligência artificial no ambiente empresarial
nacional vem ocorrendo em larga escala nos últimos anos.
É fácil
perceber o crescimento do salário real dos trabalhadores mais qualificados e o declínio
do salário real dos trabalhadores de baixa escolaridade.
A inteligência
artificial está entrando em diversos setores da economia, pois cerca de 20% dos
empregos podem ser automatizados pela IA.
A inteligência
artificial é na pratica um modelo matemático, ou seja, ela é uma simplificação
da realidade, logo ela está sujeita a falhas e erros.
As empresas
de todos os setores da economia estão buscando por trabalhadores que saibam
trabalhar em colaboração com a IA, porque elas sabem que inexiste a perfeição
em um modelo matemático.
É preciso
saber perguntar e interpretar a resposta para obter ganhos de produtividade com
o uso da inteligência artificial. Este é um dos motivos do porquê o salário
real dos trabalhadores mais qualificados está crescendo em um momento em que
postos de trabalho estão desaparecendo.
A automação
leva para uma situação de dependência das máquinas, por isto, a atuação da
central de atendimento é tão importante neste momento de transição.
Os trabalhadores
do helpdesk que não forem capazes de trabalhar com uma inteligência artificial
estão perdendo espaço e emprego na central de atendimento.
Dentro de
alguns anos, muitos estarão redundantes e sem possibilidade de recolocação.
A
necessidade de preparação para os recursos inteligentes não é para amanhã é
para hoje.
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