sexta-feira, 26 de junho de 2020

A fábula da gripezinha e do PIB

A pandemia do novo coronavírus revelou o elevado grau de despreparo para a vida em 2020 de muitos brasileiros. Alguns vikings não entenderam que bom atendimento e registro de chamados andam juntos. Desejo boa sorte para os que enxergam tráfego reduzido como congestionamento. O atraso gera retrocessos. Enquanto alguns estão abrindo os mercados os atrasados estão fechando, por isto enfrentam quedas espetaculares do PIB.

 

Ainda bem que podemos ignorar os ignorantes e seguir em frente com os que sabem fazer. O artigo “"Ajude-me a sair da falência": foto viraliza e salva loja de 50 anos” (https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/06/23/ajude-me-a-sair-da-falencia-foto-viraliza-e-salva-loja-de-50-anos.htm, acessado em 26/06/2020) mostrou como o capital intelectual salvou da falência os pequenos negócios de três Nelsons. O uso de recursos digitais gratuitos permitiu que empreendimentos de pequeno porte gerasse lucro para os seus proprietários.

 

Quando ignoramos os ignorantes encontramos empreendedores que criaram soluções para a crise econômica grave brasileira. Pessoas capacitadas entenderam a nova natureza da economia e avançaram em um momento em que muitos sucumbiram.

 

O proprietário de um pequeno restaurante percebeu as oportunidades geradas pela quarentena. Ele investiu na divulgação da sua linha de pratos semiprontos embalados a vácuo e passou a vender mais de 600 kits por mês (Restaurante e até assistência técnica entram na onda do 'faça você mesmo', https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2020/06/restaurante-e-ate-assistencia-tecnica-entram-na-onda-do-faca-voce-mesmo.shtml). Ganho de produtividade é a palavra-chave aqui. Gerou lucro e PIB.

 

Nos Estados Unidos, o diretor de uma pequena editora criou a plataforma Bookshop que salvou da falência diversas livrarias pequenas (Livrarias dos EUA recorrem a comércio eletrônico para evitarem falência, https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/livrarias-dos-eua-recorrem-a-comercio-eletronico-para-evitarem-falencia.shtml). Mais uma vez os ganhos de produtividade geram lucro e PIB.

 

São milhares de exemplos no mundo todo de pessoas que escolheram a luz ao invés da escuridão da caverna (Mito da Caverna, Platão). Enquanto tem gente que busca aconselhamento na farmácia do bairro para a sua dor de cabeça, outros entram em campo e conquistam resultados espetaculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário