quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Quanto custa uma falha na segurança digital




O Brasil é um dos lugares mais inseguros do mundo digital (No Brasil, empresa que falha ao proteger dados tem perdas menores, https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/07/no-brasil-empresa-que-falha-ao-proteger-dados-tem-perdas-menores.shtml, acessado em 20/08/2019). Os estudos realizados sobre as falhas de segurança digital ainda não são holísticos o suficiente para capturarem todas as facetas dos incidentes.

Recentemente tivemos no Brasil o fenômeno de invasão dos celulares de juízes e ministros (Veja como hackers, segundo a PF, aproveitaram falha para acessar celulares de autoridades, https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/07/veja-como-hackers-segundo-a-pf-aproveitaram-falha-para-acessar-celulares-de-autoridades.shtml; Celular do ministro Paulo Guedes é hackeado, diz assessoria, https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/07/23/celular-do-ministro-paulo-guedes-e-hackeado-diz-assessoria.ghtml). Estas autoridades trocam informações com diversas entidades do mundo privado. Estamos falando de empresários, executivos, analistas, jornalistas e influenciadores econômicos.

Em diversos casos as informações trocadas são confidenciais, ou seja, não estão disponíveis para o grande público. O vazamento destas informações pode gerar oportunidades de milhões de Reais por causa do seu impacto nas bolsas de valores. Um invasor com algum capital pode comprar petróleo antes da Petrobras anunciar um aumento de preços ou pode vender ações de uma empresa antes de ser deflagrada uma operação contra lavagem de dinheiro.

Enfim aqueles que invadiram os celulares de políticos, juízes, ministros etc. podem ter obtido informações privilegiadas que lhes permitem lucrar milhões especulando com os títulos no mercado futuro e divulgando o conteúdo posteriormente. Fortunas de bilhões podem ser formadas usando este estratagema.

Este é um componente do custo das falhas de segurança digital que não foi computado na pesquisa "Cost of a Data Breach" realizada pela IBM e Instituto Ponemon (What’s New in the 2019 Cost of a Data Breach Report https://securityintelligence.com/posts/whats-new-in-the-2019-cost-of-a-data-breach-report/).

O ganho obtido com as informações privilegiadas de uns significou a perda de dinheiro por centenas de investidores honestos. Os membros do setor público não podem brincar no mundo digital. É mais do que justo que eles explorem as tecnologias para maximizar a performance do trabalho deles. No entanto, é preciso que o processo ocorra em regime de elevada segurança.

Foi divulgado para o Brasil quais falhas permitiram as invasões dos celulares. Muita gente pode usar este conhecimento para novas invasões. É de fundamental importância que o governo incorpore a segurança digital nos seus processos de dia a dia. Também é importante que a população crie consciência sobre a importância da segurança digital. Não pode ser opcional para o presidente ministros juízes etc. Usarem as soluções de segurança. É uma obrigação dos servidores públicos de todos os cargos.

Todo e qualquer vazamento gera imperfeições nas informações. Estas falhas geram oportunidades de elevados lucros para uns e de perdas para uma multidão.

Está sendo gerando um clima de insegurança entre os investidores de pequeno porte por causa dos golpes digitais que acontecem diariamente (Novo golpe une invasão do Facebook e pedido de dinheiro no WhatsApp, https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/07/23/novo-golpe-une-invasao-do-facebook-e-pedido-de-dinheiro-no-whatsapp.htm; Vazam quase 250 GB de dados bancários; saiba como se proteger, https://olhardigital.com.br/noticia/vazam-quase-250-gb-de-dados-bancarios-saiba-como-se-proteger/88263).

No caso das invasões dos celulares dos membros da lava jato alguns órgãos de imprensa ampliaram os seus lucros com a divulgação das mensagens. Muitas reportagens geraram impactos nas bolsas de valores e em outros mercados. Vários investidores perderam dinheiro  (Estudos indicam o colapso de investimentos no Brasil, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/08/estudos-indicam-o-colapso-de-investimentos-no-brasil.shtml).

O mercado brasileiro está indo para trás por causa de uma política econômica equivocada (Lenta recuperação econômica está cansando sociedade, segundo especialista, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/08/lenta-recuperacao-economica-esta-cansando-sociedade-segundo-especialista.shtml; Setor de serviços cai 1% em junho e tem maior queda do ano, https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/09/setor-de-servicos-cai-1percent-em-junho-diz-ibge.ghtml; A Selic já deveria estar em 5%, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelson-barbosa/2019/08/a-selic-ja-deveria-estar-em-5.shtml).

A retração adicional do espírito animal dos investidores por causa de fatores externos desnecessários como a divulgação de mensagens privadas ampliou o nosso clima recessivo.

Os investidores estrangeiros desembarcaram dos ativos brasileiros por causa das incertezas e falta de confiabilidade (Estrangeiro tira mais de R$ 5 bi da Bolsa no mês que Previdência avança, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/07/julho-tem-maior-saida-de-estrangeiros-da-bolsa-em-9-meses.shtml; Não saber como Brasil vai crescer atenua animação do investidor estrangeiro, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/07/nao-saber-como-brasil-vai-crescer-atenua-animacao-do-investidor-estrangeiro.shtml). A consequência da introdução da insegurança digital é muito grave para a combalida economia nacional.

O resultado é o aumento da desigualdade e crescimento da insegurança (Estudos mostram que indústria em crise não causa só desemprego, mas também aumenta desigualdade social, https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/industria-fraca-desigualdade-forte/; Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global, https://temas.folha.uol.com.br/desigualdade-global/brasil/super-ricos-no-brasil-lideram-concentracao-de-renda-global.shtml).


Nenhum comentário:

Postar um comentário