Em
2019, o Windows 10 completará quatro anos da sua publicação. Neste período o
Brasil passou pela pior recessão da sua história. A grande virtude de uma
recessão intensa e prolongada como foi a nossa, é o estabelecimento de novos
comportamentos empresariais. É o famoso fazer mais com menos. Para aumentar a
riqueza gerada por unidade de capital investido, é preciso usar a criatividade
para “cavar” novas oportunidades de negócio.
Nas
minhas conversas com empreendedores e empresários, a principal reclamação deles
é o custo para divulgar e vender os seus produtos e serviços. Em particular, os
empresários do setor de eventos, congressos e seminários relatam que os custos
de divulgação são elevados demais.
Muitos
usam para a divulgação dos seus eventos, os serviços de uma assessoria de
imprensa, que em geral consegue um espaço de baixa visibilidade. A segunda
estratégia mais usada é o envio de e-mails para listas alugadas. Na maior parte
dos casos, estas mensagens são direcionadas para a caixa de mensagens
indesejadas e nunca são lidas. É sem sombra de dúvida um trabalho improdutivo.
Para
a maioria destes empreendedores, a solução para o seu evento é conseguir um
patrocinador que “banca” a divulgação e os custos das vendas dos ingressos. Eu recebo
frequentemente, mensagens solicitando a minha ajuda para conseguir um
patrocinador. Em alguns casos (congresso é de elevada importância e relevância)
eu faço a apresentação do empreendedor com potenciais patrocinadores. No
entanto, não tenho condições de endereçar todas as solicitações.
É
neste exato momento, que o empreendedor precisa pensar “fora da caixa” e buscar
uma alternativa para viabilizar o seu negócio. Um dos caminhos para a criatividade
passa pelo Windows 10. Infelizmente, até o momento desconheço qualquer
iniciativa que explore as oportunidades geradas por este sistema operacional.
Na
tela de login do Windows 10 aparece uma ou mais paisagens. Muitas vezes eu
dedico alguns minutos antes de digitar a senha apenas para descobrir onde fica a
belíssima imagem. Em alguns casos eu viajei e visitei o local apresentado.
É
bem fácil perceber que é possível usar a tela de login do Windows 10 para
divulgar um evento, produto ou serviço. Como é uma tela de senha, o sistema
sabe qual é o usuário. Isto significa que ele conhece informações como CEP,
estado, cidade, país e etc. Logo a oferta pode ser direcionada em função da
localização.
Considerando
que o usuário é o mesmo da loja do Windows é possível direcionar os anúncios em
função da idade, profissão, gênero e etc. É uma poderosa plataforma de
divulgação que não é explorada atualmente. Para a Microsoft, ela pode
representar uma nova linha de negócios. Para os empreendedores, ela pode representar
uma forma barata de divulgar as suas ofertas.
Por
ser algo inédito, os pioneiros poderão conquistar enormes ganhos. É uma forma
de abrir uma nova caixa de ferramentas e explorar as oportunidades existentes
no mercado. Infelizmente, na maioria das minhas conversas eu encontro
empresários e empreendedores que imaginam que encontrarão um capital que resolverá
os problemas deles.
É
preciso assumir o comando da nave e criar as oportunidades antes que alguém
faça. Infelizmente, a recessão profunda não foi intensa o suficiente para mudar
a mentalidade brasileira. Continuamos procurando na periferia do mundo dos negócios
a solução dos desafios. Mais uma vez as perdas por falta de capital intelectual
superação os resultados alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário