quinta-feira, 16 de maio de 2013

O FUTURO DA ORGANIZAÇÃO DO ITAAS


O FUTURO DA ORGANIZAÇÃO DO ITAAS

 

A necessidade de reduzir o custo unitário das transações digitais está levando a organização do iT as a Service (iTaaS) na direção de melhores serviços. O departamento de tecnologia está sendo fortemente pressionado para mudar a qualidade das suas entregas. Atualmente as demandas são bastante divergentes por conta das falhas tradicionais no suporte da inovação. A organização de Tecnologia de Informações e Comunicações (TIC) está reagindo ao novo mundo movimentado pela força da mobilidade. O estágio final deste processo vai resultar em um departamento de TIC bastante diferente do que é hoje em relação aos papéis e responsabilidades.

 

O surgimento e domínio da era do Chief Information Officer (CIO) que administra a tecnologia para assegurar que ela vai habilitar os valores da conquista da estrategia do negócio vai gerar um ciclo totalmente novo do desenvolvimento de aplicações onde a organização de tecnologia será vista como uma extensão da mudança contínua e crescente do negócio. O ápice do processo de reestruturação da organização de TIC vai acontecer provavelmente entre 2015 e 2016. No primeiro momento a organização da nova TIC vai exercer o papel de ser o motor do negócio. A gestão vai entregar serviços de valor agregado de TIC com preço e velocidade em situação competitiva de mercado global. É a era do fim do ciclo do “coxambro” e do mais ou menos. Competências mais elaboradas da engenharia farão parte da rotina diária. Certificados elementares perderão completamente o valor.

 

"O que aprendi é que a melhor forma de comunicação é dar instruções por escrito, combinadas com diagramas sempre que possível", diz Schaedler. "Muito se perde na comunicação verbal", diz ele.

Fonte: Sete pesadelos de terceirização e como evitá-los, http://cio.uol.com.br/gestao/2012/11/21/sete-pesadelos-de-terceirizacao-e-como-evita-los/, acessado em 30/11/2012.

 

A habilidade da comunicação escrita será enormemente valorizada. A tendência da afirmação “A habilidade de projetar soluções em nuvem é baseada em procedimentos arquitetônicos e métodos muito antigos. Caso você compreenda o que eles são e tenha experiência na utilização dessas abordagens, você não correrá o risco de reinventar a roda no mundo da computação em nuvem.” do artigo “O que faz o arquiteto de computação em nuvem?” (http://computerworld.uol.com.br/carreira/2012/11/20/o-que-faz-o-arquiteto-de-computacao-em-nuvem/, acessado em 30/11/2012) será consolidada e a experiência profissional ganhará enorme relevância. O preconceito ao cabelo branco só vai sobreviver nas empresas falidas. Tecnologias consagradas nas últimas três décadas do século XX vão ganhar novo uniforme. Quem tiver experiência e capacitação vai sair muito na frente.

 

A produtividade da monitoração da tecnologia e do desenvolvimento das aplicações de negócio vai levar o mercado brasilieiro na direção da perícia, otimização, terceirizacão classe mundial, gestão efetiva dos fornecedores e administração financeira ativa de TIC. As quatro afirmações do artigo “Sete pesadelos de terceirização e como evitá-los” confirmam que o caminho do plano de negócio e Controle, Transparência e Previsibilidade (CTP) das entregas entraram em vortex positivo crescente.

 

1.    “Quando o fornecedor de outsourcing começa a mudar pessoas em sua equipe, fazendo com que seus funcionários tenham que explicar detalhes do trabalho para os novos funcionários em vez de realizar os próprios trabalhos, é hora de se preocupar.”

2.    “O aplicativo foi adiado por mais três semanas, e ainda foi entregue cheio de problemas.”

3.    "Nossa oportunidade de publicidade se foi"

4.    "A janela para a ação de marketing foi fechada, já que outros projetos não podiam ser adiados, e tivemos que acabar desistindo do app.”

Fonte: Sete pesadelos de terceirização e como evitá-los, http://cio.uol.com.br/gestao/2012/11/21/sete-pesadelos-de-terceirizacao-e-como-evita-los/, acessado em 30/11/2012.

 

As entregas com base no ciclo contínuo de melhoria levarão a organização de TIC na direção da procura de novos caminhos para entregar as capacidades dos serviços com redução do custo unitário da transação. As variáveis das necessidades do negócio estão cada vez mais sensíveis ao custo total. O iTaaS não tem fronteiras geográficas neste novo mundo. Provedores locais vão competir com os globais. A organização de tecnologia das pequenas e médias empresas são agora unidades de lucro que oferecem serviços integrados ao negócio.

 

Cerca de 90% das iniciativas de TI não serão bem-sucedidas nos próximos três anos por causa do aumento da complexidade do ambiente de negócios.

Fonte: Líderes de TI não terão sucesso em 90% dos projetos das áreas de negócios, http://computerworld.uol.com.br/especiais/2012/10/29/cio-nao-tera-sucesso-em-90-das-entregas-os-negocios-em-3-anos/, acessado em 30/11/2012.

 

O processamento e entrega dos serviços de apoio ao negócio da empresa será completamente centralizado conforme o foco e valor da área de negócio. A perspectiva do marketing e entrega dos serviços será baseada na competitividade. A inovação (lembrando que inovação não é obrigatoriamente uma novidade) é uma ação prioritaria da organização da nova TIC. Ela é um fator chave de sucesso para que a tecnologia adicione valor real ao núcleo duro do negócio da firma. No mundo digital do Big data as informações são inseparáveis dos produtos e serviços ofertados e vendidos pela companhia. Esta aptidão está cada vez mais explícita no mundo dos negócios. A característica de inovação do novo jogo do poder social faz com que todas as pessoas e líderes do negócio façam parte da cadeia de valor da tecnologia. A liberdade individual para decidir como compartilhar as informações e colaborar com os projetos de negócio vai criar o foco de inteligência coletiva para o uso compartilhado das informações. Os serviços de valor agregado da tecnologia vêm incentivando a adoção deste novo modelo. É uma arquitetura corporativa que aumenta o princípio da pesquisa e desenvolvimento em tecnologia.

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