Números são fatos e fatos sem números não são fatos. Fatos sem números são apenas tolices. Ganhos de produtividade representam uma redução dos custos de uma empresa, logo, eles são uma economia.
“Workforce growth in companies offering remote and
hybrid work arrangements has outpaced that of in-person firms. When accounting
for industry-specific effects, remote and hybrid companies have grown twice as
fast as their in-person counterparts” (https://www.reveliolabs.com/news/business/remote-companies-grow-twice-as-fast/,
acesado em 14/03/2025).
O estudo
da “Revelio Labs” é muito claro com os fatos e números, as empresas que
trabalham com o modelo de home office e trabalho híbrido estão crescendo com o
dobro da velocidade das empresas que adotam o trabalho presencial.
Vamos olhar
para o caso da Embraer citado pelo famoso bloguista. O ano de 2024 onde a
empresa trabalhou no modelo de home office registrou o maior faturamento da história
da empresa (R$ 35,4 bilhões, ou seja, alta de 36% na comparação com 2023).
Não entro
no mérito das motivações da mudança, mas os números estão gritando.
O estudo realizado
pela Pittsburgh, Baylor e Hong Kong revelou que as empresas S&P500 estão tendo
uma enorme fuga de talentos, pois os melhores profissionais estão indo embora quando
são obrigados a voltar para o modelo 100% presencial (Return-to-Office Mandates
and Brain Drain, https://cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2024/12/5031481.pdf).
As empresas
como Amazon ou Dell que estão comprometidas com o modelo presencial de cinco
dias no escritório estão enfrentando o problema de preencher as vagas no dobro
do tempo das empresas mais flexíveis em relação ao trabalho remoto.
Recentemente
o cofundador do Google Sergey Brin disse que funcionários que trabalham menos
de 60 horas por semana são improdutivos.
Não é difícil
perceber que o home office não é para todo mundo. O baile que a China está
dando em relação à inteligência artificial da empresa Google mostra claramente
que gestores despreparados para o mundo de 2025 geram resultados piores (até o
dia 10 de março de 2025 a empresa Google exigia três dias de trabalho
presencial com dois dias de home office para a semana de trabalho).
O caso da
empresa Tesla é impressionante, porque o seu fundador fala uma coisa sobre o
trabalho presencial e a empresa atua na direção oposta (Remote Job
Opportunities with Salaries Up to $270,000, https://www.binance.com/en/square/post/16473322839449).
Claramente
o fundador entendeu que o home office não é para todo mundo e que é preciso
contratar profissionais que saibam trabalhar com independência ao mesmo tempo
em que integram as suas decisões e ações ao trabalho coletivo da empresa. O
salário oferecido de 270 mil dólares é a prova cabal que o “tadinho” do home
office vai muito bem entre os defensores do trabalho presencial.
A afirmação
que empresas como Amazon não têm as características de inteligência necessárias
para home office é facilmente entendida quando ela convoca a volta do trabalho presencial
e o escritório não tem espaço disponível para acomodar todos os funcionários.
É apenas
mais uma prova de que o observador dos fatos enxerga o alvo de forma bastante errática.
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