sexta-feira, 14 de março de 2025

“Tadinho” dos números e fatos do home office

Números são fatos e fatos sem números não são fatos. Fatos sem números são apenas tolices. Ganhos de produtividade representam uma redução dos custos de uma empresa, logo, eles são uma economia.

 

“Workforce growth in companies offering remote and hybrid work arrangements has outpaced that of in-person firms. When accounting for industry-specific effects, remote and hybrid companies have grown twice as fast as their in-person counterparts” (https://www.reveliolabs.com/news/business/remote-companies-grow-twice-as-fast/, acesado em 14/03/2025).

 

O estudo da “Revelio Labs” é muito claro com os fatos e números, as empresas que trabalham com o modelo de home office e trabalho híbrido estão crescendo com o dobro da velocidade das empresas que adotam o trabalho presencial.

 

Vamos olhar para o caso da Embraer citado pelo famoso bloguista. O ano de 2024 onde a empresa trabalhou no modelo de home office registrou o maior faturamento da história da empresa (R$ 35,4 bilhões, ou seja, alta de 36% na comparação com 2023).

 

Não entro no mérito das motivações da mudança, mas os números estão gritando.

 

O estudo realizado pela Pittsburgh, Baylor e Hong Kong revelou que as empresas S&P500 estão tendo uma enorme fuga de talentos, pois os melhores profissionais estão indo embora quando são obrigados a voltar para o modelo 100% presencial (Return-to-Office Mandates and Brain Drain, https://cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2024/12/5031481.pdf).

 

As empresas como Amazon ou Dell que estão comprometidas com o modelo presencial de cinco dias no escritório estão enfrentando o problema de preencher as vagas no dobro do tempo das empresas mais flexíveis em relação ao trabalho remoto.

 

Recentemente o cofundador do Google Sergey Brin disse que funcionários que trabalham menos de 60 horas por semana são improdutivos.

 

Não é difícil perceber que o home office não é para todo mundo. O baile que a China está dando em relação à inteligência artificial da empresa Google mostra claramente que gestores despreparados para o mundo de 2025 geram resultados piores (até o dia 10 de março de 2025 a empresa Google exigia três dias de trabalho presencial com dois dias de home office para a semana de trabalho).

 

O caso da empresa Tesla é impressionante, porque o seu fundador fala uma coisa sobre o trabalho presencial e a empresa atua na direção oposta (Remote Job Opportunities with Salaries Up to $270,000, https://www.binance.com/en/square/post/16473322839449).

 

Claramente o fundador entendeu que o home office não é para todo mundo e que é preciso contratar profissionais que saibam trabalhar com independência ao mesmo tempo em que integram as suas decisões e ações ao trabalho coletivo da empresa. O salário oferecido de 270 mil dólares é a prova cabal que o “tadinho” do home office vai muito bem entre os defensores do trabalho presencial.

 

A afirmação que empresas como Amazon não têm as características de inteligência necessárias para home office é facilmente entendida quando ela convoca a volta do trabalho presencial e o escritório não tem espaço disponível para acomodar todos os funcionários.

 

É apenas mais uma prova de que o observador dos fatos enxerga o alvo de forma bastante errática.

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