quarta-feira, 6 de março de 2024

Qualidade

O artigo “'Preciso da medicação': Ultrafarma atrasa entrega, e Procon notifica rede” (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/03/01/ultrafarma-atrasa-entrega-de-remedios-e-e-notificada-pelo-procon-descaso.htm, acessado em 06/03/2024) revelou que as esteiras para separação dos produtos foram instaladas e testadas e mesmo assim existiram falhas.

 

O presidente da Ultrafarma que assinou a nota explicando a instabilidade do sistema, revelou que a sua organização falhou de forma estrutural de duas formas diferentes.

 

A primeira falha grave é que o procedimento de teste das esteiras de separação dos produtos foi inconsistente o suficiente para não captar a instabilidade ou ele foi falacioso o suficiente para ignorar a instabilidade e mesmo assim colocar na produção as esteiras.

 

A segunda falha grave ocorreu no nível da competência do gerenciamento das mudanças. A disciplina explica a importância de ter um plano de contingência caso uma mudança falhe.

 

A empresa que foi notificada pelo Procon, escolheu o caminho mais fácil de fazer o cliente pagar pela falha interna, ou seja, o real prejudicado foi o cliente que precisava de um medicamento e ficou “a ver navios”.

 

No médio e longo prazo, temos a revanche do consumidor, pois ele troca de fornecedor e muitas vezes migra para uma multinacional que prima pela qualidade.

 

Já vimos no passado, empresas centenárias “quebrarem” por causa de falhas internas que não são admissíveis, por serem de solução tão elementar e simples.

 

A indústria têxtil vem sofrendo com a concorrência internacional que está em um outro patamar de qualidade. Lojas provisórias estão atraindo milhares de consumidores enquanto lojas tradicionais estão à mingua de clientes.

 

No caso da empresa notificada pelo Procon, existem graves falhas internas e mecanismo de comunicação extremamente frágil, pois em momento algum foi dito quando o problema seria resolvido.

 

É triste ver empreendedores experientes falhando em temas tão básicos e elementares. Espero que em breve, os sistemas de correção atuem em prol de “limpar” o mercado nacional das fragilidades.

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