quarta-feira, 13 de março de 2024

Inteligência artificial na central de serviços

É muito comum encontrar a situação de um operador trabalhando com dois ou três monitores ou com várias janelas abertas no seu computador.

 

Este fenômeno ocorre porque os sistemas utilizados pelos operadores não estão integrados, ou seja, é por isto que em diversos casos os usuários digitam as suas informações pessoais e quando a chamada vai para um operador humano ele solicita as mesmas informações digitadas no começo do atendimento.

 

É um processo que incomoda bastante os clientes, pois é comum a situação da ligação telefônica cair no meio do atendimento ou a internet falhar gerando a desconexão do usuário com o atendente.

 

Nestas situações o cliente precisa repetir todo o processo gerando assim uma enorme insatisfação no usuário (existem relatos de várias quedas para um chamado).

 

A inteligência artificial é capaz de resolver esta fonte de insatisfação do cliente, capturando as informações necessárias para o trabalho do analista nos vários aplicativos usados pela empresa.

 

Muito tem sido falado sobre o uso dos sistemas inteligentes para automatizar o atendimento das necessidades dos clientes, mas muito pouco se tem falado sobre o uso da inteligência artificial pelos operadores para eliminar os focos de insatisfação dos usuários.

 

As empresas que estão buscando aumentar a sua taxa de retenção e reduzir a sua taxa de churn precisam com urgência analisar detalhadamente o atendimento dos seus operadores.

 

O atendimento pós venda é uma das principais causas da elevada insatisfação dos usuários e da alta taxa de cancelamento de clientes no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário