quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FUTURO DA NUVEM

A revolução da nova TIC baseada em serviços e conexão total esta fazendo com que a internet das coisas cresça em velocidade abismal. Por volta de 2025 teremos nuvens conectando e integrando todos os objetos à nossa disposição. Isto inclui os objetos de uso pessoal como carros, relógios, roupas, sapatos, óculos e etc. De uma forma planejada ou não, as pessoas vão ser o centro do universo virtual. Tudo o que os nossos olhos veem poderão ser processados e armazenados nas nuvens por exemplo.
 
Apesar da aparência, não será uma conexão do cérebro com a nuvem. O cérebro humano vai comandar interfaces sensoriais dos diversos dispositivos através dos olhos, voz, mãos, nariz, expressões e etc. É possível afirmar que as pessoas vão comandar um exocerebro. A mão dupla da comunicação vai amplificar os sentidos humanos. As pessoas vão poder processar o que está acontecendo nas suas costas ou até mesmo escutar conversar distantes por exemplo. Isto significa que a capacidade cognitiva do cérebro humano vai ser catapultada para um nível superior pela ampliação do reconhecimento. Ao ver uma pessoa o óculo pode imprimir na tela a sua ficha e alimentar o cérebro da pessoa com várias informações.

As nuvens acelerarão a evolução da tecnologia para uma velocidade enorme. Com os bilhões de padrões para os comandos de voz armazenados nas nuvens, os engenheiros podem desenvolver interfaces de comunicação cada vez mais simples e naturais. É possível acreditar em décadas cada vez mais prosperas para as tecnologias mais promissoras. O carro inteligente é sem sombra de dúvida uma conquista bastante próxima. Até o ano de 2020 ele estará circulando nas ruas e estradas.

O nível avançando da capacidade interativa da tecnologia habilita uma intensa integração do ser humano com o exocerebro. Os segredos da linguagem corporal vão ser revelados para os interlocutores em tempo real e um observador externo poderá chegar facilmente à falsa conclusão que a tecnologia chegou ao estágio de ler mentes. Na realidade existe apenas uma técnica de Big Data para a leitura corporal. Eu não tenho dúvida que em 2018 este tipo de tópico vai ser o centro da atenção da participação do grande público.

O saber profundo recorrente da linguagem e cognição corporal vai fazer parte da hierarquia dos modelos de previsão e a nuvem vai ampliar os sentidos humanos na habilidade de comunicação. O relacionamento com coisas como lojas, produtos e serviços vai ser baseado na eliminação da distorção das informações. Os relacionamentos e conversas vão acontecer em patamar diferente, pois tudo poderá ser gravado indexado e armazenado. As facilidades de recuperação das informações vão inibir as mentiras.

A ligação em tempo real da nuvem com as pessoas vai influenciar todas as discussões. A fortificação da presença dos fatos vai destruir em segundos os achismos, ilusões e delírios. O mundo vai parecer daqui a 30 anos um lugar completamente diferente do que é agora. O esquecimento vai acabar. Ou as pessoas fazem ou deixam de fazer algo. Sempre será uma escolha. Uma Parte das manchetes filosóficas vai ter forte implicação ética. Qual será o limite da privacidade onde tudo pode ser gravado e recuperado? Qual o papel do governo? O que é previsão e o que é bisbilhotice? Certamente o mundo novo não será um lugar onde é fácil notar a diferença entre o cérebro e exocerebro que é apenas um supercomputador capaz de reagir à consciência humana.

A simplificação conceitual pode levar para distorções fascinantes. Os fundamentos sociais do exocerebro em nuvem precisam contemplar o fato que Mente humana é responsável pelas respostas da nuvem e a tecnologia é apenas um habilitador do reconhecimento milionário da natureza das coisas do mundo real. Os padrões de reconhecimento da linguagem corporal via sensores utilizados pela nuvem para descrever e revelar os processos cognitivos de várias atividades humanas permitem que o exocerebro crie um conteúdo animado do comportamento social. É preciso entender com clareza que a nuvem não é capaz de criar uma mente humana. Ela apenas oferece uma previsão de comportamento das pessoas em função do Big Data dos padrões. Na prática os computadores da nuvem estão apenas recitando para trás um alfabeto de pedaços de informações que estão armazenados.

Como existem centenas de milhares de padrões, o cérebro humano precisa do processamento do exocerebro para conectar os dados e entender as respostas. A essência da inteligência continua sendo privilégio humano. O reconhecimento de padrões com base na voz, imagem e temperatura corpórea é um trabalho para os programas que rodam em supercomputadores. É preciso combinar a análise estatística com a programação especializada. 

Não existe uma loja de conhecimento para a avaliação dos padrões. Apenas o cérebro humano que trabalha com um modelo hierárquico próprio e ainda desconhecido é capaz de entender o significado das informações e estabelecer relacionamento entre os dados entregues pelo exocerebro. A habilidade da nuvem de armazenar uma quantidade massiva de informações e estabelecer o relacionamento entre as variáveis permite o diagnostico dos padrões de reconhecimento da linguagem corporal e o envio imediatamente das diversas possibilidades. Neste contexto de consolidação das informações, A regra de aceleração do retorno vai fazer com que o cérebro humano encontre a resposta mais confiável entre as alternativas oferecidas pelo exocerebro.

Em 2020s o poder de fogo do processamento não invasivo será tão grande que a nuvem desempenhara o papel de exocerebro para armazenamento e processamento do conhecimento que a escola vai precisar ser reinventada. Toda esta capacidade extra alimentará a criatividade dos alunos ao extremo. Todos os que desenvolverem modelos mentais efetivos para a recuperação das informações em um oceano infinito de dados vão estar em enorme vantagem competitiva. É evidente que as interconexões no cérebro humano vão mudar de formato com o exocerebro da nuvem e estaremos diante de uma geração completamente diferente da anterior pré exocerebro.

Apesar do cérebro adulto já ter diversas interconexões sedimentadas por ligações químicas várias conexões redundantes vão ser desfeitas com a nuvem e o ciclo da aprendizagem adulta também será reformatado para um novo modelo com base na utilização de computadores externos. A lógica de uma loja de varejo vai mudar completamente o processamento de dados na nuvem iniciado por um smartphone. A eliminação de atividades repetitivas de cobrança e pagamento vai fazer com que os estratagemas das lojas fiquem focados no cliente e nas vendas. O exocerebro vai mudar por completo o formato do varejo.

Os óculos digitais podem ser utilizados para rastrear o produto ou serviço e informar o nome das pessoas envolvidas, as condições de trabalho, as perdas e desperdícios de energia e a preservação ambiental. Dentro de cinco anos este tipo de tecnologia será comum para todos os membros da cadeia produtiva. Os consumidores poderão os preços nas lojas próximas e internet em tempo real. As informações rápidas entregues pelo exocerebro as pessoas vão mudar comportamentos e decisões. O carro digital é outro exemplo de mudança no varejo. Ao parar no estacionamento do estabelecimento, a loja ou as lojas recebem a lista de compras do cliente e o consumidor recebe de volta no vidro frontal as resposta sobre a sua lista. Ele pode aprovar as compras dentro do carro e ficar esperando pela entrega ou pegar os produtos na loja. Se o varejo for um posto de gasolina, a loja recebe as informações sobre combustível, água, óleo e etc. E pode realizar todos os procedimentos de forma automatizada.

A nuvem vai fazer com que o oceano infinito de informações seja vasculhado pelo exocerebro com critérios bem definidos. O varejo terá mais informações do imaginou sobre os seus clientes. O processamento em tempo real vai gerar vantagens competitivas muito além do que o menor preço. Reconhecer um cliente, familiares e necessidades vai fazer toda a diferença. O grande problema do excesso de informações é que ele é um manto de invisibilidade. É o mesmo efeito que nunca ter visto. O varejo que conseguir integrar e indexador o vídeo interno da sua loja com a capacidade de pagamento do cliente e os anseios e desejos registrados na nuvem vai ser capaz de vender em 2025 muito mais que os seus concorrentes. Até mesmo o computador que projeta a música ambiente da loja pode ser programado para compor o estratagema próprio da loja. A inteligência e conhecimento vai fazer muita diferença nas próximas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário