terça-feira, 22 de outubro de 2013

Escritório de Projetos

Muitos no Brasil entendem erradamente que o Escritório de Projetos é uma estrutura para ficar gritando umas poucas palavras de ordem, impor métodos e metodologias e medir alguns índices muito elementares dos desvios dos custos e prazos dos projetos. A gigantesca quantidade de projetos fracassados no território nacional acima da casa dos 80% mostra a pobreza do resultado conquistado por esta linha de pensamento, entendimento e conduta. Os trabalhos sérios e relevantes sobre o Escritório de Projetos desmistificam as lendas e mitos. Os raros bons trabalhos nacionais apresentam com clareza todos os conceitos envolvidos na criação e manutenção de um Escritório de Projetos em situação de contraste com a visão dos maiores especialistas mundiais do assunto.

O valor agregado de um Escritório de Projetos vem da sua capacidade de medir e evoluir os projetos realizados. Este é caminho das pedras para as justificativas do investimento e respectivo retorno. Os trabalhos relevantes primam pela apresentação de um método simples, pratico e realístico para medir, monitorar e evoluir o desempenho dos projetos, gerentes de projetos e membros da equipe. É uma regra focada no ciclo de melhoria contínua. Uma boa metodologia precisa apresentar resultados práticos expressivos e gerar retorno de investimento. Alguns especialistas talentosos conseguiram com a implantação da estrutura do Escritório de Projetos um retorno de centenas de milhões dólares pelo sucesso elevado na execução de milhares de projetos. Os números revelam o aspecto superlativo do método utilizado pelos profissionais qualificados.

Todo bom trabalho sobre a organização do Escritório de Projetos deve apresentar de forma simples e direta as principais estratégias do mercado para a implementação de um Project Management Office (PMO). Para facilitar o entendimento das estratégias é preciso consolidar os principais conceitos do escritório e explicar a sua relevância e contribuição para o gerenciamento de projetos. Os principais tópicos para iniciar um Escritório de Projetos são:

 
·         O que é um Escritório de Projetos

·         Conceitos e Definições do Escritório de Projetos.

·         Importância do Escritório de Projetos.

·         Organização Lógica de um Escritório de Projetos.

·         Modelos de Escritórios de Projetos.

·         Plano Estratégico do Negócio

·         Atribuições do Escritório de Projetos.

·         Atividades de um Escritório de Projetos.

·         Papeis e Responsabilidades do Escritório de Projetos.

·         Auditar e Avaliar os Projetos.

·         Consolidação das Métricas e Projetos.

·         Complementando os Produtos e Serviços do Escritório.

·         Implementação de um Escritório de Projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário