segunda-feira, 16 de abril de 2012

ORÇAMENTO DE TI 2012

A maioria das organizações está planejamento para o exercício de 2012 um aumento no orçamento. No entanto existem empresas que estão caminhando na direção oposta. O relatório “Principais Prioridades de TI para 2012” analisa as grandes tendências do planejamento e orçamento de TI das corporações brasileiras. Os grandes números revelam o índice de sustentabilidade de médio e longo prazo das atuais politicas de tecnologia.



  • Duas entre três organizações aumentaram o orçamento de investimento e despesa de TI planejado para 2012 em relação ao ano de 2011. Das empresas que não projetaram um aumento orçamentário, apenas uma em quatro planejam uma redução em relação ao ano passado.
  • Mais de 30% das empresas projetam um aumento orçamentário acima de 10%
  • As principais prioridades de TI estão relacionadas com: (i) melhoria dos processos de negócio e mais eficiência (mais de 85% das empresas), (ii) integração das prioridades de TI com o crescimento do negócio (72%) e (iii) tecnologias que habilitam aumento da produtividade corporativa
  • As grandes empresas estão planejando esforços para reduzir o custo unitário das transações na infraestrutura de TI (68% das grandes empresas). No entanto, apenas 9% das médias e pequenas empresas estão projetando projetos para reduzir o custo unitário da infraestrutura de TI.
  • As organizações governamentais planejam volume muito menor (80%) de investimentos em projetos de redução do custo unitário das transações na infraestrutura de TI que o mercado privado



O relatório das prioridades não apresenta grandes novidades em relação aos anos anteriores. É o perfil típico das empresas. No caso das empresas que mantiveram os valores do orçamento de tecnologia muitos afirmaram que o efeito da aposentadoria do legado compensou o investimento inicial do novo sistema. É bastante claro que os executivos de tecnologia precisam enfrentar com força o desafio de reduzir o custo unitário do ciclo de vida das transações. Um novo perfil profissional está em formação.  A era do conhecimento exige a contratação de pessoas que consigam moldar os recursos corporativos para trabalhar a integração da tecnologia com o crescimento do negócio.


Resumo
 

1.    Os gestores de TI que não forem capazes de fazer isto no curto terão a área de negócio assumindo o controle do orçamento de tecnologia. Este movimento não é uma novidade, pois ele já está acontecendo.

2.    As principais novas tecnologias planejadas para 2012 estão relacionadas com a virtualização, computação em nuvem, e mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário